A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença crônica funcional, não apresenta nenhuma lesão visível e pode causar cólicas, diarreia e/ou constipação, inclusive, segundo especialistas, o problema é mais frequente entre as mulheres.
Sua incidência tem aumentado nos últimos anos, devido aos hábitos de alimentação industrializada e ao ritmo de vida sedentária. A médica cirurgiã especialista em Endoscopia Gastrointestinal da Cia. da Consulta, Bruna Luz, fala sobre alguns causadores da doença. “Transtornos psicológicos, além de afetarem nossa mente, também estão diretamente ligados ao funcionamento do aparelho digestivo. Traumas, ansiedade e depressão são fatores que acentuam os sintomas, uma vez que o nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro”.
As paredes do intestino são revestidas por músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido passa. Na síndrome do intestino irritável, as contrações desses músculos se alteram devido alguns aspectos que, na maioria das vezes, são causados por estresse e outros sintomas psicológicos.
O diagnóstico é realizado através da avaliação médica e de exames, como a colonoscopia que pode excluir outras doenças e prevenir o câncer colorretal.
“Medidas saudáveis também devem ser tomadas, e não apenas quando temos uma doença diagnosticada. Boa alimentação, acompanhamento médico e prática de exercícios são indicados para qualquer fase da vida”, completa.
Comentários