Em um mundo cada vez mais agitado, motivos para a ansiedade não faltam. A seguir, o preparador físico e nutricionista com especialização em nutrição ortomolecular, Leone Gonçalves, aponta dicas naturais para aliviar a mente:
Reduza a cafeína: A cafeína é um psicoestimulante que, mesmo após estimular o sistema nervoso central, fica na corrente sanguínea e nos tecidos por até seis horas.
Chá de camomila: Contém as substâncias apigenina e luteolina que promovem o relaxamento.
Cereais: A vitamina B12 no cereal é mais bem absorvida do que em outros alimentos porque a vitamina é borrifada, como um suplemento. Tome o leite até o último gole, que é onde ficam as vitaminas do cereal matinal.
Sol: A luz do sol é um tremendo inibidor de ansiedade.
Atum: O atum tem altos níveis do aminoácido essencial lisina, um dos componentes dos neurotransmissores. As taxas do aminoácido são mais altas na carne, no peixe e nas leguminosas.
Mel no lugar do açúcar: Um estudo neozelandês de 2009 apurou que ratos alimentados com mel, que tem efeito antioxidante alto, tiveram menos ansiedade, num labirinto complexo, do que os que receberam uma quantidade equivalente de sacarose.
Alimentos ricos em ômega 3: Os ácidos graxos ômega 3, abundantes em peixes gordurosos, frutos secos e linhaça, reduzem os sintomas de ansiedade.
Compulsão alimentar: Se você consome mais comida do que deveria, talvez seja válido recorrer a especialistas como terapeuta, psicólogo e nutricionista.
Comentários