Não é à toa que um dos grandes laboratórios de suplementação nutricional leva o imponente nome Rainha.
Afinal, no começo de suas atividades a empresa comercializava mel e seus derivados, como própolis e geleia real. Hoje, uma das maiores fabricantes de nutracêuticos do país, é referência em nutrição e prima pela excelência na relação com seus fornecedores, colaboradores e clientes Fundada pelos sócios Álvaro Teixeira dos Reis, Álvaro Botelho Reis, Menyere Botelho Reis e Iria Botelho Reis em 1980, a Rainha Laboratório Nutracêutico iniciou suas atividades comercializando produtos derivados do mel. No entanto, há sete anos, já de olho no mercado de suplementação nutricional que cresce a cada dia, focou 100% das suas atividades em suplementos para praticantes de atividades físicas. “Há oito anos a Rainha atuava basicamente com produtos naturais, mais especificamente fitoterápicos. Nesta ocasião, a Anvisa regulamentou o segmento para a categoria de medicamentos”, recorda o responsável por dirigir o Departamento Comercial da Rainha, Ronaldo Rocha Nogueira. Sem a opção de comercializar seus produtos em lojas de produtos naturais – já que a lei determinava que os fitoterápicos fossem vendidos apenas em farmácias – a empresa mudou o rumo de suas atividades. “
Após uma ampla prospecção de mercado, a diretoria optou por lançar uma nova linha de suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas. “Foi elaborada uma nova proposta de comercialização, muito agressiva, que contemplava o lojista com parcerias até então inéditas”, revela Nogueira. Com a missão de produzir e comercializar produtos inovadores, com qualidade e preços competitivos, a Rainha teve como seu primeiro lançamento a Whey Protein 100%. “Hoje temos um moderno parque industrial e a linha mais inovadora do mercado nacional”, garante o diretor da Rainha, que tem especial foco em nutrição esportiva e infantil, alimentos funcionais e suplementos vitamínicos e minerais.
Estrategicamente localizada em Sumaré, centro logístico da região metropolitana de Campinas/São Paulo, entre as rodovias Bandeirantes, D.Pedro e Anhanguera, e a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos, a empresa tem um parque industrial de 7.500m2, com funcional e inteligente estrutura de produção, além de ambientes climatizados com pressão positiva, última tecnologia em maquinários, laboratórios físicoquímico e microbiológico totalmente equipados, estoques etc. Se há 30 anos a empresa tinha apenas seis funcionários, hoje conta com um grupo altamente especializado. “Nossa equipe de colaboradores é formada por profissionais altamente capacitados das mais diferentes áreas: engenheiros industriais, farmacêuticos, nutricionistas, químicos, administradores, publicitários e técnicos em diferentes áreas”, comenta Nogueira. Outro motivo de orgulho para os sócios é o fato de a Rainha possuir um sistema de ar condicionado central que é utilizado apenas pelas grandes empresas do ramo farmacêutico, ou seja, “está além das exigências que o setor de suplementos para praticante de atividades física exige”, enfatiza o diretor comercial. O responsável pelo Departamento Comercial da Rainha conta que não foi fácil elevar a empresa ao nível em que se encontra hoje. Segundo Ronaldo, foi preciso se apoiar em importantes valores, como por exemplo, garantir a excelência na qualidade dos produtos e no atendimento, sempre respeitando a legislação ambiental, fiscal e trabalhista. “Ética, respeito e transparência nas relações com os clientes, fornecedores, colaboradores e instituições governamentais, além de primar por projetos de responsabilidade social através de ações que promovam parcerias com entidades filantrópicas idôneas também são importantes pontos que garantem nossa qualidade”, revela. A Rainha é responsável por introduzir no mercado nacional o primeiro BCAA 1g, o Waxy Pump - produto com a inovadora tecnologia Waxy Maize – e o Whey 100% Black.
Em 2010 a empresa inovou mais uma vez com o shot de creatina e shot de cafeína, com dose única pronta para consumo – este último com 222mg do derivado. Além disso, a Rainha também lança um suplemento à base de cafeína Anidra com 420mg de cafeína em um único tablete. Adicionalmente, num momento quando apenas duas empresas dominavam o mercado, a Rainha Nutracêuticos introduziu a marca “Body Action”. “A estratégia da empresa trouxe uma nova dinâmica ao mercado prestigiando as parcerias junto aos lojistas e principalmente trazendo novos produtos com apresentação até então inéditas no mercado nacional”, recorda o diretor Ronaldo Nogueira. Com distribuição nacional de seus produtos, o crescimento em 2010 foi de 47%, de acordo com Ronaldo. Ainda segundo ele, a projeção para 2011 é um crescimento na ordem de 55%, principalmente pelo fato da introdução das linhas importadas. Outro ponto forte que contribui com esse crescimento é a Home Page da Rainha. “Em nosso website você encontrará informações sobre nossos produtos, linhas, oportunidades de negócios, terceirização, qualidade, imagens da empresa, vídeos institucionais, downloads de imagens de produtos, catálogos eletrônicos, oportunidade de emprego, serviço de atendimento ao consumidor, lojas virtuais e também informações sobre nossa organização”, explica.
Ocupando a quarta posição de faturamento bruto no ranking das empresas do setor e o terceiro em rentabilidade de acordo com o diretor comercial, a empresa acredita que mesmo com a falta de flexibilidade por parte da Anvisa em liberar ingredientes comprovadamente seguros, o mercado deve seguir nesta crescente ascensão. “Cremos que após a nova RDC 22 o mercado ficará muito mais dinâmico e competitivo”, almeja o diretor ao comentar sobre a Resolução de Diretoria Colegiada da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Ainda sobre o futuro da empresa, Ronaldo acredita que em curto espaço de tempo as autoridades do setor liberem novos ingredientes que comprovem segurança e eficácia em sua utilização como alimentos. “O consumidor está cada vez mais exigente por causa da globalização e a facilidade ao acesso das informações daquilo que acontece no mundo dos suplementos”, explica. Além de patrocinar atletas de todas as categorias e modalidades esportivas, o profissionalismo da empresa vai à frente. “
Hoje a Rainha é respeitada pelo seu passado de 30 anos e pelo seu posicionamento de empresa sólida e inovadora”, exalta. Prova disso é a realização mensal de palestras explicativas na própria sede da empresa. “Abrimos nossas portas todos os meses para os profissionais da área da saúde e esportes entender o que existe de infra-estrutura e profissionalismo na fabricação de suplementos para praticantes de atividades físicas”, informa Rocha. Novidades Completando 31 anos em 2011, a Rainha promete uma lista especial de produtos que serão lançados neste ano. São diversos lançamentos e novidades de excelente qualidade.
Confira:
- Creatine Xtreme – creatina líquida pronta para consumo;
- Caffeine 222 X
- Fire Energy Shot - Bebida a base de cafeína pronta para consumo (dose única);
- Volumax - Tecnologia à base do ingrediente Waxy Maize que potencializa a absorção de macro e micro nutrientes (blend de proteínas nobres); -
Waxy Pump - creatina turbinada, com alto poder de absorção;
- Reload Energy Power - energético em pó zero caloria. Um segundo nicho de mercado O ambiente produtivo e inteligente, a tecnologia de ponta, o suporte técnico de profissionais capacitados e a localização estratégica fizeram com que a Rainha pudesse explorar um outro setor: a terceirização de produtos.
Há 10 anos a empresa mantém uma parte de sua linha de produção funcionando para atender aos pedidos de outros laboratórios. A empresa oferece serviços que vão desde o registro e dispensa de produto na ANVISA até produção, envasamento, rotulagem e montagem de kits.
Conheça o site www.rainha.ind.br
Linha do tempo
1980 - Rainha inicia suas atividades comercializando produtos derivados do mel
2000 - Tem início o trabalho de terceirização de produtos, fabricados na Rainha, mas destinados a outros laboratórios
2003 - Indústria passa a produzir exclusivamente suplementos alimentares, muda para a nova planta fabril e cria a marca Body Action
2004 - Rainha lança seu website e coloca à disposição de todos os internautas informações sobre produtos, oportunidades de negócios, qualidade, imagens da empresa, vídeos institucionais, catálogos eletrônicos, lojas virtuais, entre outros
2010 - Empresa inova mais uma vez com os shot´s de creatina e de cafeína, com dose única pronta para consumo
2011 - Empresa completa 31 anos e prevê um crescimento na ordem de 55%
Comentários