O fisiculturista Fabrício de Souza Moreira, de 31 anos, também conhecido como ‘matador de gigantes’, nasceu em São Miguel, interior de São Paulo e, atualmente, reside na cidade de Itaquaquecetuba com sua esposa Patrícia, que hoje exerce a função de sua assessora e o acompanha em todos os campeonatos e demais compromissos que envolvem o esporte.
Fabrício Moreira se lembra que a prática esportiva esteve presente em sua vida desde muito cedo, através da capoeira e, aos quatro anos de idade, seu pai o levou à academia, onde também passou a fazer aulas de Jiu-jitsu e Kickboxing. Mais tarde, aos sete anos, treinava futebol o dia todo, tanto que, no final da adolescência, tornou-se jogador profissional. Nessa época, ele já gostava de assistir, na internet, os vídeos que falavam sobre a rotina de treinos e a dieta dos fisiculturistas Jay Cutler e Ronnie Coleman.
Aos 19 anos, Fabrício começou a se incomodar com o seu próprio físico que, segundo ele, era muito magro, por isso decidiu ingressar na musculação. Porém, entre idas e vindas, levou a sério essa prática somente a partir dos 23 anos. “Foi nesse período e nesse ambiente de treinos que conheci a Patrícia e nos casamos. Desde então, o meu desenvolvimento corporal na musculação aconteceu de forma muito rápida, algo surpreendente e fora do comum. Devido à minha força, comecei a ser chamado para campeonatos de supino e fui campeão em todos eles. No entanto, com o incentivo do proprietário da academia onde eu treinava, resolvi migrar para o fisiculturismo. Me recordo que faltava cerca de um mês e meio para o campeonato paulista e, mesmo sem saber posar e sem fazer dieta direito, conquistei o 2º lugar. No ano seguinte, fui novamente e fiquei em 2º lugar de novo. Pouco tempo depois, em 2013, quando fui competir no campeonato brasileiro, em Foz do Iguaçu, cheguei no hotel por volta das 4h da madrugada, pesando 73kg, mas a minha categoria era até 70kg e eu teria que perder 3kg até o momento da pesagem, que seria ao meio-dia. Fui para a academia às 6h da manhã, fiz cardio, treinei, parei de comer e, no momento da pesagem, a balança marcou 69,8kg. No dia seguinte, quando aconteceria o campeonato, passei muito mal e vomitei bastante, devido ao esforço que fiz no dia anterior e também por estar ansioso e sem dormir. Naquele momento, não tinha treinador ao meu lado, apenas minha esposa estava comigo. Então orei, pedi para que Deus fizesse a vontade dele e, em seguida, adormeci por quarenta minutos, sentado numa cadeira no hotel. Quando acordei, já me sentia tão bem que decidi participar da competição. Naquela ocasião, me consagrei campeão brasileiro”, conta o atleta.
A partir disso, Fabricio ‘mergulhou’ no mundo do bodybuilding e deu início a uma carreira de sucesso, conquistando inúmeros títulos. “O que eu mais tenho é incentivo e apoio familiar, da minha esposa, dos meus pais e da minha irmã. Eles acreditam muito em mim e isso sempre fez total diferença para eu me tornar quem sou hoje. Sem contar que pratico meu esporte com muito amor, considero como se fosse uma obra de arte que carrego comigo o tempo todo e o reconhecimento que recebo serve de combustível que me motiva a prosseguir, sempre com muita alegria”, enfatiza a fera.
O DIA A DIA DO ATLETA
Como a maioria dos atletas, a rotina de Fabrício também é intensa, o que exige dele ainda mais foco, força e determinação para conseguir conciliar o trabalho com os treinos e uma dieta regrada. Há três anos Fabrício é empresário, possui uma academia de musculação em Itaquaquecetuba, chamada ‘Overall Gym’, além de auxiliar seus pais em seus respectivos negócios. “Meu pai tem uma panificadora e minha mãe uma confecção de costura e eu sou o responsável por realizar as entregas aos clientes. Além disso, também atuo na área de compra e venda de veículos, afinal, o fisiculturismo é uma modalidade cara e tenho que ‘me virar’ para chegar e me manter no topo, porque tenho planos, através desse esporte, de proporcionar uma estrutura melhor para minha família. Conforme um atleta vai subindo de nível, o retorno financeiro começa a surgir, inclusive é o que tem acontecido em minha vida”, afirma o fisiculturista.
De acordo com Fabrício, o seu dia começa bem cedo, por volta das 5h30 da manhã. “Acordo e vou direto ajudar o meu pai a fazer as entregas da panificadora dele, e quando estou em pré-contest, volto às 8h e faço primeiro o cardio de uma hora, em jejum, para depois realizar minha primeira refeição, às 9h. Após isso, realizo meus trabalhos e, em seguida, volto para casa, tento dormir por cerca de uma hora e às 16h vou treinar. Depois do treino vou para casa, faço mais uma refeição e volto para minha academia, onde fico até a hora de fechar, à meia-noite”, detalha.
“Para conciliar meus trabalhos com a alimentação saudável, minha esposa prepara minhas marmitas e levo comigo na bolsa. Normalmente estou na rua e não tenho onde esquentá-las, então costumo comer a comida fria e, na fase final dos campeonatos, como sem sal também. Ao longo do dia, faço seis refeições, nos seguintes horários: café da manhã, às 9h; almoço ao meio-dia; refeição às 15h; pós-treino às 18h; jantar às 21h e a última refeição meia-noite. Em off, chego a comer 250g de carboidrato (arroz branco ou batata ou mandioca); de 160g a 180g de proteína (frango ou carne vermelha ou tilápia ou salmão). Já no pré-contest, reduzo bastante: costumo comer verduras verdes (150g de pepino ou brócolis) e duas refeições com carboidratos: 50g de mandioca pré-treino; 50g de arroz no pós-treino, com 130g de peixe ou frango ou patinho. Quando estou em pré-contest, não furo a dieta por nada, já em off tenho duas refeições livres aos finais de semana, que é quando escolho se vou comer pizza, hambúrguer ou doce. A partir de quando entrei para o fisiculturismo, minha alimentação sempre foi balanceada. Quanto aos suplementos, utilizo: whey protein isolada, whey 3W, BCAA, creatina, glutamina, waxy maize e leucina”, completa.
Segundo o atleta, ele realiza o mesmo treino tanto em off-season, quanto em pré-contest, alterando apenas o peso, ou seja, nos períodos que antecedem os campeonatos, os exercícios são mais leves. Durante a semana, Fabrício treina quadríceps, costas, peito, femoral, braço, bíceps, tríceps, ombros e descansa aos domingos. “De manhã, meu cardio dura uma hora e às 16h o treino dura por volta de uma hora e meia. Em pré-contest, faço mais um cardio após o treino, que equivale ao cardio em jejum. Realizo meus treinos sempre na minha academia ou na academia de um amigo meu, em Arujá, cidade vizinha”, relata.
Há quatro anos, o treinador de Fabrício é o Julio Balestrin, um atleta brasileiro, cuja trajetória no bodybuilding é reconhecida internacionalmente. “Geralmente, nos encontramos uma vez na semana e, na fase final de pré-campeonato, nos falamos todos os dias por telefone. O Balestrin foi a primeira pessoa que acreditou em mim e disse que eu tinha todos os requisitos necessários. Vale lembrar que, antes disso, ouvi pessoas dizendo que eu seria incapaz de chegar no nível profissional porque eu não tinha altura e nem potencial financeiro, mas engoli calado e em três anos, com a ajuda do meu treinador, me tornei profissional”, destaca.
Sobre os ensinamentos que o esporte lhe proporciona, Fabricio menciona a disciplina como o principal deles. “A disciplina é fundamental para comer, beber água, dormir e treinar na hora certa. Isso faz com que o meu psicológico se torne bem mais estruturado, com uma mente mais forte, concentrada e que não se abala por qualquer coisa”, diz.
A fera conta que sua principal meta dentro da carreira é ser campeão do Mr. Olympia, o maior evento de bodybuilding do mundo e quanto aos planos para este ano, Fabrício revela que talvez vá competir em Vancouver, no Canadá, mas não está confirmado ainda, já que antes pretende verificar como o seu corpo irá reagir ao longo dos próximos meses. “Para 2020 ainda não tenho nada previsto, normalmente é o Julio Balestrin que decide quais campeonatos vou participar”, reforça.
Para finalizar, Fabrício Moreira deixa um conselho aos atletas que estão começando e aos seus fãs: “Nunca desista, acredite sempre! Muitos te colocarão para baixo, dirão que você não é capaz, igual fizeram comigo. Mas, coloque Deus em primeiro lugar e quanto mais as pessoas apresentarem empecilhos, lute e prove para você mesmo que você é capaz”, conclui.
PERFIL:
Fabrício de Souza Moreira
Apelido: Matador de gigantes
Data de nascimento: 28/03/1988
Local de nascimento: São Miguel/SP
Local onde reside: Itaquaquecetuba/SP
Atleta da modalidade: Fisiculturismo
Categoria: Profissional 212
Altura: 1,60m
Peso em off season: 105kg
Peso em pré contest: 85kg
Braços: 50cm
Patrocinadores: Max Titanium e a Unic Pharma
PRINCIPAIS TÍTULOS:
2019 – Musclecontest Nacional - Profissional top 5
2018 – Musclecontest Nacional - Campeão na categoria e campeão Overall
2018 – Campeão Arnold Classic 2018 campeão, 2º lugar Overall e campeão Profissional
2017 – Campeão Sul brasileiro
2016 – Vice campeão Arnold Classic
2015 – Campeão e campeão Overall Sul Brasileiro
2013 – Campeão XI copa Work Iron Taisso
2013 – Campeão Brasileiro
CARDÁPIO:
Café da manhã - 9h
Em off: 50g de aveia + 200g de claras de ovo + 1 ovo inteiro + 100g de frutas
Em pré-contest: 30g de aveia + 100g de frutas + 5 claras de ovos + 1 ovo inteiro
Almoço - 12h
Em off: 180g de frango + 200g de arroz
Em pré-contest: 130g de frango + 150g de pepino
Lanche - 15h
Em off: 200g de mandioca (só troca o arroz pela mandioca) + 130g de tilápia
Em pré-contest: 50g de mandioca + 130g de frango
Lanche - 18h (pós-treino)
Em off: 180g de carne vermelha + 200g de arroz
Em pré-contest: 50g de arroz + 130g de carne vermelha
Jantar - 21h
Em off: 180g de frango + 150g de mandioca
Em pré-contest: 130g de frango + 150g de brócolis
Meia-noite:
Em off: 180g de salmão + 150g de brócolis
Em pré-contest: 150g de brócolis + 130g de salmão
SUPLEMENTOS:
OFF-SEASON:
Pré-treino: 60grde whey protein 3w, 10g de BCAA, 10g de creatina, 10g de glutamina e 30 g de waxy maize
Intra-treino: 10g de BCAA e 10g de glutamina
Pós-treino: 60g de whey protein, 10g de glutamina, 10g BCAA, 10g de creatina, 30g de waxy maize
PRÉ-CONTEST:
Pré-treino: 5g de leucina, 10g de glutamina, 10g de waxy maize
Pós-treino: 50g de whey isolado, 5g de leucina, 10g de glutamina, 10g de waxy maize
TREINOS:
Segunda-feira: Treino de quadríceps
Terça-feira: Treino de costas
Quarta-feira: Treino de peitoral
Quinta-feira: Treino de femoral
Sexta-feira: Treino de braço, bíceps e tríceps
Sábado: Treino de ombros
Domingo: Descanso
FAÇA DIFERENTE: SUPINO INCLINADO COM CABO NO CROSS OVER
O exercício escolhido pelo fisiculturista Fabrício Moreira para o Faça Diferente desta edição é o Supino Inclinado com Cabo no Cross Over, uma variação criada pelo treinador Julio Balestrin. “É um treino de peitoral e com o cabo você mantém a tensão sobre o músculo, sendo que, no supino inclinado, muita gente tem dificuldade em desenvolver a parte superior do peito”, enfatiza Fabrício.
Segundo ele, trata-se de um exercício não muito utilizado e, embora seja mais indicado para atletas, pode ser praticado por qualquer pessoa que queira corrigir o seu peitoral. O exercício pode ser realizado uma vez na semana. “O cabo faz com que você controle os dois lados na hora de levantar e faça esse movimento da forma correta, eliminando, assim, os riscos de lesão. Já o peso é de acordo com o condicionamento físico do praticante e costumo fazer de 12 a 15 repetições, mas tudo isso deve ser orientado por um personal trainer”, diz.
PASSO A PASSO:
Passo 01: Deite no Cross Over com banco inclinado 45º
Passo 02: Selecione os pesos e faça suas pegadas na polia, de baixo para cima
SÉRIE ESPECIAL DE EXERCÍCIOS
Para a matéria, o atleta Fabrício Moreira preparou uma série especial de exercícios. Os vídeos desse especial, você acompanha em nosso site e em nosso canal do youtube:
TREINO DE COSTAS
Barra fixa
Pullover com cabo no cross
Pull down
Remada curvada
TREINO DE PEITORAL
Supino inclinado com cabo no cross over (Faça Diferente)
Supino inclinado no Smith
Crucifixo inclinado
Supino reto
TREINO DE OMBROS
Desenvolvimento frontal no Smith
Lateral com dumbbell
Crucifixo inverso (voadora)
TREINO DE BÍCEPS
Rosca Alternada concentrada no banco 45º
Rosca Direta/reta
Rosca Scott com dumbbell no banco 45º
TREINO DE TRÍCEPS
Testa com dumbbell no banco 45º
Pulley corda
Pulley em V
TREINO DE PERNAS
Agachamento no Smith
Cadeira extensora
Flexora sentada
Panturrilha em pé
Redes Sociais:
Instagram: @fabriciomoreirapro
Facebook: www.facebook.com/fabricio.moreira.739978
Youtube: Fabricio Bodybuilder
Comentários