NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Karatê com Douglas Brose

Confira, a seguir, a carreira do carateca Douglas Brose que consagrou-se duas vezes campeão mundial

Nutrição e Esporte: Karatê com Douglas Brose Douglas também é capitão da Seleção Brasileira de Karatê
Crédito: Rede Nacional do Esporte
No Karatê, apesar do atleta executar socos e chutes no adversário, é necessário sempre ter cuidado com a sua segurança, pois não é permitido nocauteá-lo. Segundo o carateca Douglas Brose, isso ocorre através de um semi contato, o que exige muito controle técnico para realizar golpes e chutes com velocidade e precisão, sem lesionar o adversário. “Nesse esporte, as formas de marcação de pontos são através de socos, chutes e algumas projeções. Após a projeção, com o adversário já no chão, é preciso executar outro soco e chute para que seja pontuado e então temos um, dois ou três pontos. A maneira de ganhar a luta, basicamente, seria abrir oito pontos de diferença em relação ao adversário pelo placar. Quando terminar o tempo, vence quem tiver o placar mais alto. Existem também algumas categorias de falta, em que o competidor pode ganhar uma luta porque seu adversário foi desclassificado por cometer quatro faltas seguidas, em uma mesma categoria. Para praticar esta modalidade, logicamente que o atleta precisa desenvolver habilidades de socos e chutes, então, quanto mais cedo ele começar a treinar, torna-se mais fácil de realizar as correções necessárias”, explica Brose.

O ATLETA
O carateca Douglas Santos Brose, de 33 anos, nasceu em Cruz Alta/RS, mas vive em Florianópolis há mais de 29 anos. Ele conta que conheceu o Karatê na infância, através dos filmes e seriados de lutas, inclusive um dos seus preferidos era o Karatê Kid. “Me lembro que eu ficava na frente da TV tentando imitar aqueles golpes, e quando completei sete anos de idade meu pai me matriculou numa academia perto de nossa casa, onde tinha aulas de Karatê. Fiquei nesse clube por cerca de um mês, pois logo comecei a praticar o esporte na escola onde estudava, o Colégio Tradição, com o professor Eduardo Porchat. Então, com essa idade, conquistei minhas primeiras medalhas de campeão regional e, aos nove anos, já era campeão estadual na categoria infantil. Meus pais não tinham condições de pagar todas as minhas viagens, no entanto, sempre me apoiaram e me incentivaram muito”, relata. 
Douglas Brose, que hoje é faixa  preta  de  Karatê  1º  Dan  pela  World  Karate  Federation  (WKF), e disputa na categoria Kumite (luta) -60kg, começou a se dedicar mais à modalidade e a competir profissionalmente aos 14 anos, quando entrou para a Seleção Brasileira e percebeu que ali teria um futuro promissor. A partir disso, o carateca conquistou muitos títulos, sem contar que Douglas também é capitão da Seleção Brasileira de Karatê; foi nomeado o Atleta Olímpico do Exército Brasileiro; tornou-se membro da comissão de atletas WKF (Federação Mundial de Karate); foi eleito, pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o melhor atleta na modalidade de Karatê, em 2010 (Prêmio Brasil Olímpico); e consagrou-se como o maior medalhista mundial brasileiro na modalidade de Karatê WKF. 
“Considero como os meus principais títulos, as quatro medalhas que conquistei em campeonato mundial e, logicamente, duas vezes campeão mundial. Até o momento, sou o único atleta no mundo com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na categoria -60kg. Também poderia citar os títulos de campeão e vice-campeão dos jogos mundiais, World Games, e campeão da última edição dos Jogos Pan-americanos”, complementa o atleta. 
Brose também é graduado em Educação Física e Esportes, pela UNISUL (2010), e enfatiza que exerce a profissão de Educador Físico em conjunto com o Karatê, pois ministra palestras e seminários sobre a ‘Metodologia de Treinamento para Alto rendimento para Shiai Kumite’, no Brasil e no exterior. Além disso, através desse esporte, Douglas conheceu sua atual esposa, Lucélia de Carvalho Ribeiro Brose, uma das maiores atletas de Karatê do Brasil, quatro vezes campeã nos jogos Pan-americanos e hoje atua como técnica de Karatê. “Estamos juntos desde 2006, nos casamos em 2010 e temos nosso filho Daniel, de 5 anos”, destaca. 

TREINOS
Segundo Douglas, ele mesmo, juntamente com sua esposa, é o responsável por seu próprio treinamento técnico específico de Karatê. Já na parte de preparação física, ele conta com o trabalho do professor Irineu Loturco, de São Paulo, e de outros profissionais que atuam na área médica e de fisioterapia.
O atleta executa dois treinos diários, de segunda a sexta-feira, um no período da manhã e outro à noite, com cerca de 1 hora e 30 minutos cada. São treinos divididos em parte técnica (realizados sempre no ginásio municipal Waldir Schimidt, em Florianópolis); e treinamento físico (musculação), na academia. “Quanto à musculação, faço dois tipos de treinos: um deles é voltado para o desenvolvimento de resistência muscular, com exercícios de agachamento com salto e de lançamento de barra, de duas a três vezes semanais; e o outro é complementar, de uma a duas vezes semanais, com intensidade e carga bem moderadas, direcionado a outros grupos musculares individualizados, como: abdômen, ombros e lombar, por exemplo. Tendo em vista que o Karatê é um esporte rápido – a luta dura cerca de três minutos –, os treinos são curtos e intensos, então é preciso tomar cuidado com o excesso de volume, para não perder a qualidade do treino e para chegar 100% na competição. Algumas vezes, durante a semana, entre os dois períodos de exercícios, tem o encaixe da fisioterapia, caso eu esteja com alguma lesão e o encaixe do tratamento psicológico, em torno de uma vez na semana. Já aos sábados, geralmente faço um treinamento por dia e descanso aos domingos, mas isso pode variar de acordo com meu calendário e meu desempenho. Além disso, é muito difícil dizer como me preparo para uma temporada de campeonatos, pois temos competições no circuito olímpico que começam em janeiro e terminam somente em novembro, com intervalos de três semanas entre elas (temos cerca de 15 ou 16 campeonatos ao ano). Então, no período pré-competição, também procuro fazer treinos de alta intensidade, com baixo volume, até porque uma competição não é somente o dia da luta, abrange, inclusive, muitas horas de viagem, o tempo que chegamos ao local, antes da competição (uma semana), mais a adaptação ao fuso, o retorno que leva muitas horas, a readaptação ao fuso do Brasil, sem contar as pequenas lesões. Quando chego de alguma competição, principalmente da Europa ou da Ásia,  procuro fazer treinos mais regenerativos, como o aeróbico, algum tipo de corrida, ou fisioterapia para recuperar o que for preciso, para na outra semana voltar a treinar com intensidade total”, detalha a fera. 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Ultimamente, Douglas Brose tem sido acompanhado pelo nutricionista do Comitê Olímpico Brasileiro, Ruan Santos e as necessidades nutricionais do Karatê são: além de se manter dentro da faixa de peso exigida, é preciso obter componentes nutricionais suficientes para um bom desempenho nos treinamentos. “Faço em torno de cinco a seis refeições diárias, com um dia na semana em que posso sair da dieta. Como o meu peso normal é 65kg (e a categoria é até 60kg), para não baixar demais o meu peso e acabar perdendo muita massa magra, por volta de 10 dias antes da competição, a minha dieta é mais restrita, já que diminui bastante o volume dos treinos. Já esses últimos quilos da perda de peso são eliminados através da desidratação (perda de líquido) e, após a pesagem, volto a me hidratar para competir, através de um consumo maior de carboidratos e hortaliças e não tanto de proteínas”, explica.
Douglas conta, também, que sempre teve alimentação e hábitos saudáveis, por isso costuma ingerir mais alimentos integrais e naturais. Confira um exemplo de cardápio e suplementação utilizados pelo carateca, no box ao longo da matéria.

DOUGLAS BROSE E O KARATÊ
Douglas Brose acredita que seus maiores diferenciais dentro do Karatê são: a sua velocidade e o fato de ser um atleta mais estratégico. Para ele, entre os maiores ensinamentos que o esporte lhe proporcionou estão: a formação de seu caráter, ser uma pessoa de bem, honesto,  além da perseverança, disciplina e organização. Hoje, o que o motiva dentro de sua modalidade é o sonho de estar nos Jogos Olímpicos em Tóquio (2020). “Acredito que esse seja, atualmente, o meu maior motivador para treinar e me dedicar cada dia mais. No ano passado, infelizmente me lesionei e acabei ficando alguns meses fora, perdi algumas etapas e voltei a competir praticamente no final de 2018, mas com apenas quatro meses após a cirurgia, o que dificultou a minha volta. Mas, agora já estou bem e melhorei a minha posição dentro do ranking olímpico. Para este ano, temos no calendário mais sete etapas da Liga Mundial e os Jogos Pan-americanos, sendo que a última competição da Liga será em novembro, na Espanha”, conta. 
Para finalizar, Douglas deixa um conselho para os atletas que estão começando e para os seus fãs: “No Karatê, vocês estão dentro de uma arte que forma não só um atleta, mas principalmente o caráter de uma pessoa. Então, principalmente aos pais desses atletas, saibam que é algo fenomenal, porque através do Karatê, que é uma arte marcial que exige disciplina, respeito e possui uma filosofia, você aprende valores que uma simples modalidade esportiva, muitas vezes, pode não ensinar com tanta clareza”, conclui. 

DIETA DO ATLETA
8h: 500ml de água gelada + limão espremido + 1 scoop de glutamina
9h (pré-treino): 2 torradas integrais com pasta de amendoim + 2 ovos cozidos ou 1 tapioca pequena recheada com 2 ovos mexidos + café́ preto + Vitamina D e BCAA em pó
13h (almoço): 50g de arroz ou 40g de arroz com 30g de feijão ou 100g de aipim/batata doce, pode ser purê̂, + 100g de frango/carne/peixe + salada verde a vontade com azeite de oliva. 
Sobremesa: gelatina zero ou 1 fruta (maçã, pera, 4 morangos e manga) ou iogurte zero gordura
16h (pré-treino): crepioca com 1 colher de tapioca + 3 ovos ou 1 tapioca recheada com 80g de carne moída, 1 tapioca recheada com 2 ovos mexidos ou 1 batata inglesa ou doce cozida + 2 ovos cozidos + café preto
Intra-treino: 2 scoops de BCAA
19h (pós-treino): shake de 1 scoop de whey imediatamente após o treino + 1scoop de glutamina
21h/22h: 150g de carne/ frango/peixe + salada verde a vontade
Sobremesa: gelatina zero
Antes de dormir: 1scoop de glutamina

PERFIL:
Nome completo: Douglas Santos Brose
Data de nascimento: 11/12/85 
Local de nascimento: Cruz Alta/Rio Grande do Sul
Onde vive atualmente: Florianópolis/SC
Modalidade: Karatê 
Categoria: Kumite (luta): -60kg - Faixa  Preta  de  Karatê  1º  Dan pela  World  Karate  Federation  (WKF)
Peso: 65kg
Altura: 1,68m
Equipe: Seleção Brasileira  de Karatê 
Patrocinadores: Arawaza Brasil, 3º SGT do Exército Brasileiro, Bolsa Pódio, FME - Florianópolis, Academia Natatorium, TORO clothing, Barbearia VIP

Principais Títulos: 
2019 - Campeão Pan-americano
2018 - 2º lugar - Karatê 1 Premier League (França)
2018 - Campeão - Karatê 1 Series A (Espanha)
2018 - 3º lugar - Karatê 1 Premier League (Holanda) 
2018 - 3º lugar - Karatê 1 Premier League (Marrocos)
2018 - 5º lugar - Karatê1 Premier League (Japão)
2018 - 3º lugar - Karatê 1 Series A (China)
2017 - Campeonato Pan-Americano 2017 (-60kg)
2017 - US Open [Las Vegas] 2017 (-60kg e Open)
2016 - Campeão Premier League Karate1 (Hamburgo/Alemanha)
2016 - Campeão Premier League Karate1 (Fortaleza/Brasil)
2016 - Campeonato Pan-Americano (Rio de Janeiro)
2016 - US Open (Las Vegas)
2015 - Campeão dos Jogos Pan-Americanos
2015, 2014, 2012, 2009Campeão do USA Open 
2015, 2014, 2011 - Tri Campeão Pan-Americano
2014, 2010 - Bi Campeão Mundial WKF 
2014 - Campeão dos Jogos Sul-Americanos
2013 - Vice Campeão dos Jogos Mundiais
2012 - Vice Campeão Mundial
2011 - Bronze Jogos Pan-Americanos
2011 - Campeão dos Jogos Mundiais
2011 - Campeão do German Open
Tri Campeão Sul-Americano 
2010 - Campeão dos Jogos Sul-Americanos
2008 - Medalha de bronze no campeonato Mundial 
2007 - Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio
Medalhista na etapas do circuito mundial da Alemanha, Holanda, Suíça e Hungria 
6 vezes Campeão Brasileiro 
10 vezes Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 

Atleta Olímpico do Exército Brasileiro
Membro da comissão de atletas WKF (Federação Mundial de Karate)
Eleito pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), melhor atleta na modalidade de Karatê no ano de 2010 (Prêmio Brasil Olímpico)
Maior medalhista mundial brasileiro na modalidade de Karatê WKF

Redes Sociais:
Instagram: @douglasbrose
Twitter: @douglasbrose
www.facebook.com/douglasbroseoficial
Snap: douglasbrose

Comentários