NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Bodyboard com Isabela Souza

A melhor atleta do mundo do Bodyboard é uma brasileira

Nutrição e Esporte: Bodyboard com Isabela Souza Isabela Souza, atleta categoria profissional, conquistou o seu primeiro título de Campeã Mundial de Bodyboard em 2010
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Com apenas 20 anos, a cearense Isabela Souza já conquistou o topo internacional do raking de Bodyboard. Campeã Mundial, pan-americana e brasileira da modalidade, a bela que enfrenta ondas de mais de três metros conta como são seus treinos, alimentação e suplementação A melhor atleta do mundo do Bodyboard é uma brasileira. Isabela Souza, atleta categoria profissional, conquistou o seu primeiro título de Campeã Mundial de Bodyboard em 2010, nove anos depois de ter começado no esporte. Nascida e criada em Fortaleza, a cearense que sempre teve o mar como vizinho de frente começou no esporte quase por acaso.

Em 2001 foi presenteada com uma prancha por sua cunhada. De lá para cá não parou de pegar ondas e de evoluir cada vez mais na modalidade, que também já teve outros brasileiros como grandes ídolos. Entre os anos de 2005 e 2010, Isabela conquistou o primeiro lugar dos campeonatos mais importantes do esporte. Primeiro, levou para casa o título brasileiro de Bodyboard amador. “De cinco etapas venci quatro, com apenas 15 anos”, orgulha-se. “Um ano depois, estava competindo na categoria profissional”, conta. No final da temporada ela já estava marcada na história como a Campeã Latino Americana Profissional, feito que repetiu dois anos depois.

Em 2009, a atleta conquistou o título de Campeã Pan-Americana Profissional e em 2010 ganhou o Campeonato Brasileiro e o título de Campeã Mundial Bodyboard com uma etapa de antecedência. Para manter essa excelência, Isabela conta com uma boa estrutura de apoio e muito treino. “Tenho uma assessoria fantástica que cuida da minha parte de mídia com a captação de novas parcerias e um dos melhores personal trainers do Ceará, que cuida da minha parte física”, diz ela referindo-se ao professor Lino Délcio, do Studio Funcional Life. “Meu técnico Orleans Acácio faz um excelente trabalho de simulação de competição e tenho também um trabalho psicológico voltado para o esporte com a Dra. Tábata Telles”. Para manter o rendimento, Isabela treina entre quatro e cinco vezes por semana, até duas vezes ao dia.

Agora, ela se prepara para encarar o Circuito Mundial 2011 e o foco do momento é a prova que abre a temporada de competições. “Normalmente tenho uma fase de preparação geral que antecede todos os campeonatos e depois passo para a fase de preparação específica. Meu ciclo de treino termina antes de viajar para a última etapa do circuito em Confital, nas Ilhas Canárias”, conta. “O professor Lino Délcio divide minha rotina de treinos de acordo com o calendário e com a importância das etapas. No momento estou me preparando para o circuito mundial, mais especificamente para a primeira prova do ano, em Pipeline no Havaí”.

A resistência, a força, as técnicas e as manobras precisam estar afiadas para que a atleta consiga desempenhar performances como as que lhe renderam suas conquistas, por isso os treinamentos são variados. “Faço simulações de baterias dentro do mar, com intensidades e intervalos diferentes”, revela. “Utilizamos também alguns implementos quando o treino é na piscina, como elásticos e um snorkel. É sinistro!”, exemplifica a atleta. “Faço treino funcional de duas a três vezes por semana, além de nadar e correr em dias determinados pelo professor”. Nos dias próximos às provas, o ritmo dos treinamentos sofre algumas alterações. “O volume é bem menor, mas a intensidade maior”, conta Isabela. Os treinos recuperativos também estão inclusos no calendário da campeã, que aproveita o ritmo reduzido para dar um pequeno descanso ao corpo. “Na minha periodização eu tenho dias de treino recuperativo, que na maioria das vezes chegam a coincidir com o período pré-mestrual, o que já descansa mais o corpo.

Também tenho alguns dias de descanso total para o corpo e para a mente”. Repondo Energias Muito sol, ondas quebrando com força, areia branca e fofa. O local de treinamento de Isabela pode até fazer parte dos sonhos de muitas pessoas, mas a combinação desses fatores perfeitos para o final de semana, em uma intensa rotina de treinamento é de puro desgaste físico. Entre as principais preocupações nutricionais da jovem, está a constante reposição dos líquidos perdidos. “Procuro me manter sempre hidratada. Além de água, bebo também um isotônico. A cada 15 minutos de treino me hidrato, e a cada uma hora paro para beber água”.

A única regra da alimentação da atleta é o número de refeições diárias. “Procuro fazer seis refeições durante o dia, embora seja bastante difícil”. No café da manhã o cardápio da bodyboarder normalmente inclui pão com ovos fritos, mamão e um tigela de iogurte natural com granola e banana. Os ingredientes mudam às vezes, mas a combinação proteína, carboidratos e fibras se mantém. “As vezes também como uma banana com aveia, pão integral com presunto e um copo de suco”, conta. Entre o café da manhã e o almoço Isabela procura fazer um lanche. “Como uma banana mais um maçã ou outra fruta combinada”, revela. No almoço a atleta consome salada de verduras e legumes como beterraba, couve-flor, pepino, batata doce, alface e tomate, arroz integral, feijão e no decorrer da semana varia entre carne, frango e peixe. “Geralmente como mais peixe”,pontua. Durante a tarde, a campeã consome uma barra de cereal com frutas ou um iogurte com granola.

O jantar deve conter pouco carboidrato. A atleta come apenas uma sopa de legumes ou uma tigela de açaí. “Janto por volta das 18h30, então antes de dormir como mais uma fruta ou um iogurte”, diz. Para manter o rendimento em alta, entram em cena também os suplementos alimentares. Durante os treinamentos funcionais, Isabela consome shakes de Maltodextrina para manter o pique. A Whey Protein também faz parte da suplementação, e consome o suplemento sozinho ou misturado à Dextrose sempre depois dos treinos. “Geralmente consumo uma medida da colher que já vem no Whey Protein (scoop) até 30 minutos após o treino”.

A Dextrose é um carboidrato de alto índice glicêmico, usado para a reposição de energia. Para Isabela os suplementos são importantes porque auxiliam em dois pontos fundamentais para os atletas da modalidade. “Os suplementos ajudam a me recuperar mais rápido e durante o treino me dão um up na performance”, resume. A moça, que já surfou ondas com mais de três metros de altura – a maior delas em Pepeline (Havaí) durante a temporada 2006, uma parede de água de 12 pés – ainda tem metas e desafios a conquistar no esporte. “Existem duas manobras que ainda não consigo, mas sonho fazer. O rollo duplo e o rollo invertido”, revela. Os dois movimentos almejados pela campeã são variações de uma das manobras mais tradicionais do esporte e exigem perícia e velocidade. “Essas manobras geralmente são executadas por homens e mesmo assim nem todos conseguem”, explica.

“São manobras que exigem um trabalho grande da musculatura dos ombros.

É isso que estou fazendo para que nos treinamentos destas manobras eu não tenha nenhuma lesão”.

 

 

Perfil:

Isabela Souza

Atleta profissional de Bodyboard

Idade: 20 anos

Naturalidade: Fortaleza - CE

Patrocinadores PENA, Governo do Estado do Ceará (SESPORTE), Pranchas Genesis, Hydro Fins

 

Principais Títulos:

- 2010: Campeã Brasileira, Campeã Mundial

- 2009: Campeã Pan-Americana, Vice-Campeã Brasileira Profissional,Top 04 do Circuito Mundial

- 2008: Bicampeã Latino-Americana, Vice-Campeã Brasileira Profissional, Top 03 do Circuito Mundial

- 2007 Vice-Campeã Latino-Americana, Vice-Campeã Brasileira Profissional, Top 16 do Circuito Mundial

- 2006 Campeã Latino-Americana, Vice-Campeã Brasileira Profissional, Top 10 do Circuito Mundial

- 2005 Campeã Brasileira Amador

Comentários