Um olhar penetrante e um corpo conquistado com muita dedicação à musculação. A jornalista e atriz Jaqueline Khury é uma mulher que desperta admiração e desejo. Linda e despachada, é do tipo que chega falando, dá atenção a todos e demonstra uma aparente desencanação com o fato de ser conhecida por todos e já ter emprestado sua personalidade e beleza a diferentes programas de TV.
Bem humorada, a musa fala sobre tudo – da rotina de malhação à sua falta de habilidade na cozinha – com o mesmo entusiasmo. Jaque Khury começou sua carreira como modelo, integrou o casting das grandes agências nacionais e desfilava um corpo bem diferente do que exibe hoje. “Eu era um chassi de grilo”, brinca ela. “Eu era magra, mas não tinha definição. E olha que entre as modelos eu já era considerada gostosa e sempre fazia comerciais de cerveja”. Com formação de balé clássico e anos dedicados à prática de boxe, a bela mantinha a forma investindo em exercícios aeróbicos, mas nunca tinha sido adepta da musculação.
“Dediquei muito tempo à dança e à luta, frequento academia desde os 15 anos, mas nunca tinha levado a musculação a sério. Não acreditava que ela pudesse trazer resultados”. Há dois anos, com as novas tecnologias de transmissão televisivas, a musa começou a ficar incomodada com sua imagem no vídeo. Resolveu, então, deixar o preconceito, dar uma chance ao trabalho com pesos e investir em um pesado treinamento de musculação. “Comecei a frequentar a academia quatro vezes por semana, com treino regrado e em seis meses já tinha obtido bons resultados!”, conta. Hoje, Jaque vai à academia quase todos os dias da semana e treina em média duas horas. De acordo com o responsável pelo programa de exercícios, o personal trainner Cláudio Sanches, da Fórmula Academia, a gata é dedicada e não costuma fazer cara feia para suas séries e pesos. “Ela é aplicada, vai lá e faz o que está no programa e não fica se queixando”, elogia. Musa do carnaval paulista, Jaque brilhou na avenida à frente da bateria da escola Unidos do Peruche.
Ela conta que não costuma fazer uma preparação específica para o carnaval, mas que adotou uma dieta e rotina de treinos ainda mais puxada para o verão. “Não faço treinamento para o carnaval, batalho para estar bem o ano todo, mas o verão acaba gerando uma preocupação maior”, conta. “A luta é para manter as curvas femininas e ganhar mais bumbum, sempre”, revela. O personal trainner explica que Jaque realiza um treino que tem como base o princípio da pirâmide invertida. “O peso vai aumentando a cada série”, explica. “A diferença para a maioria dos treinos é que no dela procuramos não reduzir o número de repetições das séries”, revela Sanches. As sequências mais pesadas são as que têm o foco nas pernas e bumbum, realizadas duas vezes por semana, normalmente às segundas e quintas-feiras. Ao todo, são 14 aparelhos – entre plataformas de agachamentos, leg press, cadeira e mesa flexoras e extensoras – isso sem contar as séries de abdominais “Faço todos os movimentos bem amplos para ter ainda mais resultados! O agachamento, por exemplo, é até o bumbum encostar quase no chão”, garante Jaque. “Ela pega muito pesado.
Em aparelhos como o Leg Press 45º chega a pegar 280kg em cinco séries de 10 repetições”, detalha o professor. Às terças-feiras, Jaque costuma treinar bíceps, tríceps e peitoral. Seu treino para esses músculos inclui cinco aparelhos. “Adoro treinar bíceps!”, garante ela. “Mas meu treino de músculos superiores não é tão pesado, porque tenho facilidade em ganhar músculos e não posso exagerar senão fico muito forte”. A musa revela ainda que, quando a agenda aperta e um dia de treino precisa ser sacrificado, ela agrupa todo o treinamento dos músculos superiores em um dia. Quarta-feira é o dia reservado para os exercícios aeróbicos. Um pequeno descanso, segundo Cláudio Sanches. Às sextas-feiras Jaque treina costas. São mais cinco aparelhos para essa parte do corpo que estampa uma linda fênix – apenas uma das 12 tatuagens que a morena tem espalhadas pelo corpo. Além de tudo isso, pelo menos três vezes por semana a modelo dedica um tempo para manter em dia cada ‘gominho’ do abdômen. Tanta de dicação fez Jaque ganhar músculos, esculpir curvas e transformar o seu metabolismo. “Estou um chumbinho”, ironiza. Ao todo, a bela ganhou 10 quilos de massa muscular conforme garante seu personal trainer. “Como ganhei muita massa muscular acelerei muito meu metabolismo. Nunca mais quero parar de fazer musculação na minha vida”, declara. Graças a essa mudança no metabolismo, a dieta adotada pela musa não precisa ser tão rígida e ela percebeu isso exatamente quando resolveu pegar pesado e controlartudo o que ia para o prato.
“Em outubro adotei também uma dieta bem rígida. Reduzi ao máximo a ingestão de carboidratos. Todas as minhas refeições diárias não somavam 8% de carboidratos”, conta ela. Um mês depois, tinha perdido peso e estava ainda mais musculosa. “Resolvi relaxar um pouquinho. Quero continuar com formas femininas”, revela. Agora Jaque faz cinco refeições diárias e seu cardápio prioriza alimentos integrais, lights, gostosos e práticos. “Moro sozinha e tenho preguiça de fazer comida só para mim. Por isso tenho alguns pratos estratégicos, como o macarrão integral com atum”, ensina. “Muitas vezes acabo comendo fora de casa. Principalmente à noite, já tenho alguns restaurantes estratégicos que sei que servem comidas levinhas e gostosas. Saio da academia e vou direto para um deles.” Outra vantagem da mudança de perfil metabólico apontada por Jaque é a inclusão sem culpa do carboidrato nas refeições noturnas. “Como uma massa integral ou uma batata assada. Senão não consigo dormir”, assume.
Em resumo, Jaque conta que sua briga com a balança é para não perder a massa muscular que conquistou e nessa tarefa conta com a suplementação alimentar, uma de suas grandes aliadas. “Quando não suplementava, perdia peso muito fácil”, diz.
A moça, que tem patrocínio da Performance Nutrition, inclui em vários momentos do dia suplementos de proteínas, aminoácidos e energéticos como: Whey protein; BCAA, Glutamina, Matodextrina e um pré-treino.
No primeiro lanche do dia, que acontece por volta das 12 horas, Jaque toma um scoop de Whey Protein Isolada. No final da tarde, a gata toma um suplemento pré-treino, um scoop de Glutamina e duas cápsulas de BCAA. “Nos dias em que treino perna levo para academia uma Maltodextrina”, conta. Quando finaliza os treinamentos a morena toma mais dois scoops de Whey Protein. A proteína volta à cena no final do dia. “Tomo Whey Protein Isolada novamente antes de dormir”. Confira o que sempre está presente na suplementação de Jaque Suplementação (12h) 1 scoop de Whey Protein Isolada Suplementação Pré-treino (19h) Pré-treino, 1 scoop de Glutamina e 2 cápsulas de BCAA Suplementação Pós-treino (20h30) 2 scoops de Whey Protein Suplementação (22h) 1 scoop de Whey Protein Isolada
Comentários