SUPLEMENTOS

Desvendando o NO2 - Parte II

A indústria de suplementos alimentares tem feito grande alarde a respeito das novas fórmulas contendo Óxido Nítrico, são os famosos e caros suplementos com NO, mas afinal, o que é o tal NO?

Desvendando o NO2 - Parte II O consumo diário de duas a três porções de frutas é o ideal
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Na última edição conhecemos melhor esta classe de suplementos baseados no estímulo à produção de NO, agora vamos nos aprofundar no tema, dissecando cada componente destes ergogênicos de alta performance

Prof. Rafael Bracca Especialista em Nutrição Esportiva. Palestrante de Congressos Internacionais

Dr. Gabriel Coelho Gimenes M.V. Especialista em Nutrição e Preparação Esportiva

Primeiramente há que se fazer uma diferenciação entre produtos com adição de NO e precursores essenciais. Os primeiros são produtos com uma base mais tradicional, podendo ser Whey Protein, BCAAs, Aminoácidos e outros, que tiveram sua fórmula acrescida de precursores de NO, mas a sua principal função não é essa, e sim a função de seu principal ingrediente. Por exemplo, uma Whey Protein com NO, tem como principal função fornecer proteína de rápida absorção e tem um “extra”, que é o precursor de NO, mas deve ficar claro que esses produtos não substituem os precursores verdadeiros, que são produtos com a função específica de aumentar a expressão de NO pelo organismo. Qual produto escolher? Temos dezenas de opções de suplementos NO2 no mercado, cada um alega suas vantagens e de fato existem pequenas diferenças entre as marcas e as fórmulas. O que não é ruim, já que esses produtos podem responder às diferenças individuais e alguns indivíduos podem se adaptar a um, enquanto outros terão melhores resultados com outra marca. Mas independente da marca ou do modelo, teremos resultados e um uso semelhante para todos eles!

Em geral esses produtos são usados no pré-treino, devido à sua ação de promover “pump”, vascularização que melhora a capacidade de contração dos músculos; diminui os níveis de acidez muscular, que causa aquela sensação de queimação; reduz a “fadiga” do músculo devido à beta alanina contida no produto e por conta de sua atividade neural aumenta a disposição e força no treino. Mas essa não precisa ser necessariamente sua única utilização! Vamos analisar a composição básica desses produtos. Os suplementos NO, em geral, são complexos e contêm muitos ingredientes, aqui trataremos estes ingredientes em grupos, muitas vezes você verá esses ingredientes agrupados de forma diferente em rótulos ou em outros artigos, mas aqui optamos por agrupá-los de acordo com sua principal função:

Arginina: É o principal ingrediente de toda essa classe de produtos. É o principal estimulante da produção de Óxido Nítrico no organismo Saiba mais sobre esse assunto da edição nº 11 de suplementAção, na matéria Desvendando os Suplementos NO2. Adjuvantes da arginina: Além da própria arginina, outros ingredientes são colocados nas fórmulas para auxiliar os resultados, tais como:

Citrulina: aumenta a expressão da arginina no plasma sanguíneo, acelerando a conversão de outros aminoácidos em arginina. Ornitina: é um importante precursor da arginina, sua adição aumenta o tempo de ação do suplemento. L-Norvalina: é um inibidor da enzima arginase, responsável pela quebra da arginina, aumentando assim as concentrações de arginina no sangue e potencializando a produção de NO.

Histidina: amplifica a ligação do NO às proteínas sanguíneas, gerando importante manutenção da atividade do NO, potencializando a ação da arginina.

Rutaecarpina: é um alcalóide extraído da fruta EvodiaRutaecarpa, estimula a produção de Óxido Nítrico e ajuda a combater a vasoconstrição, efeito causado pelos estimulantes neurotransmissores como a cafeína. Nicotinamida Adenina Dincleotide (NAD): é uma das principais enzimas responsáveis pela conversão de l-arginina em óxido nítrico.

Osmóticos: Metilcelulose: é um micropolímero de ação osmótica, ele chega até os vasos sanguíneos e lá passa a atrair água, aumentando o volume do plasma sanguíneo.

Glicerol: é uma substância altamente hidrofílica, que leva mais água para os vasos sanguíneos e músculos, amplificando o “pump” e melhorando o transporte de nutrientes. O glicerol consegue entrar dentro da célula muscular e atrair água, facilitando o transporte de aminoácidos para dentro da célula e síntese protéica.

Polímeros Hidratantes de Glicerol: Glicerofosfato de Potássio, Glicerofosfato de Magnésio, Glicerina.

Creatina: Creatina-etil-éster, creatinol, sódio-creatina-fosfato e outras: possuem a mesma função da creatina comum, mas em geral possuem moléculas menores, com ação imediata e maior ação osmótica de hiperidratação das células musculares. É preciso deixar claro que a quantidade de creatina contida nesses produtos é em média de 1 a 2g por dose, não serve para aumento dos níveis de força, mas sim para suporte energético e atividade osmótica.

Neuro-estimulantes: Metilxantinas (Cafeína): estimulante do SNC (Sistema Nervoso Central), aumentam a concentração e energia para o treino. Esta classe de suplemento pode ser classificada como estimulante neurotransmissor, que é uma substância química que transmite sinais entre as células nervosas do cérebro.

Taurina: age aumentando a transmissão nervosa e amplifica a capacidade de esforço por forte atividade neuromuscular

L-Tirosina: é um aminoácido não essencial sintetizado a partir da fenilalanina e precursor de catecolaminas (norepinefrina, epinefrina, adrenalina, noradrenalina, dopamina etc.), estas diretamente envolvidas em ganhos de agilidade, foco mental, desempenho neuromuscular, tipo de humor etc. Este aminoácido faz a reconstituição das catecolaminas que atuam em ação sinérgica com a cafeína.

Salientando que a L-Tirosina também atua na queima da gordura e diminuição do apetite através do estímulo natural dos níveis de hormônios da tireóide. L-Fenilalanina: é um aminoácido que se transforma em norepinefrina e dopamina, transmissores de excitação que promovem a percepção, agudeza e a vitalidade das funções cerebrais estimulando a memória, o sentido de alerta e o aprendizado. Ioimbina: é um fármaco antagonista dos receptores a2 adrenérgicos. Possui ação central estimulante, aumentando a associação córtico-medular e o raciocínio. Além da função neural, a Ioimbina possui ação vaso dilatadora, agindo sinergicamente com a Arginina e NO. Além disso a Ioimbina é um dos poucos “emagrecedores” comprovados cientificamente, agindo diretamente no a2 adrenoreceptor das células adiposas, acelerando seu metabolismo.

Energéticos Triglícerídeos de Cadeia Média: TCM são as siglas abreviadas de Medium Chain Triglicerides (Triglicerídeos de Cadeia Média) feitos à base de C6 (Ácido Caprílico), C8 (Ácido Cáprico), C10 (Ácido Capróico), e C12 (Ácido Laúrico) estes sendo uma gordura derivada ou fonte de Óleo de Coco modificado.

Repositores Eletrolíticos Difosfatos de Cálcio, Potássio e Sódio: doam-se à creatina para maximizar os níveis de fosfocreatina, aumentando assim, os níveis de ATP, força e resistência. O cálcio, o potássio e o sódio estão envolvidos na regulação da geração de força.

Pró-Hormonais TribulusTerrestris: é uma erva trepadeira de origem búlgara que estimula uma maior produção de testosterona através do estímulo da glândula pituitária, o que promove uma maior produção de Hormônio Luteinizante, responsável direto pelos níveis deste hormônio.

ZMA: junção dos minerais zinco, magnézio e vitamina B6, considerados clássicos estimulantes de testosterona. EurycomaLongifolia: é uma erva estimulante de testosterona extraída através de uma pequena árvore da Malásia. Melatonina (n-acetyl-5-methoxytryptamine): a melatonina é um neurohormônio normalmente secretado durante o sono. Estudos demonstram que a administração de melatonina antes do treino elevam a produção de GH reduzindo a somatostatina (inibidor do GH).

Além destes, os Suplementos NO podem possuir outros componentes, como anticatabóliocos baseados em BCAAs e a amino n-butirato, bem como outroseuroestimulantes e pró-hormonais, vários deles fitoterápicos advindos do extrato de plantas.

Interações e cuidados com o NO: Como pudemos reparar, os Suplementos NO possuem uma variedade muito grande de constituintes, esta característica é tanto benéfica quanto controversa. Um suplemento multifuncional tem a vantagem de se utilizar de diversos mecanismos para atingir os resultados com sucesso, entretanto, alguns componentes destes suplementos podem sofrer interações com outros suplementos e até mesmo oferecer certo risco, quando não forem usados de forma correta. Quando falamos em uso correto temos vários exemplos de mau uso deste produto, como é o caso daqueles que usam este artifício em dias de extremo cansaço, para dar o falso estímulo de vigor para o treino. Isso é extremamente catabolítico, tendo em vista que se o corpo demonstra sinais de cansaço você deve recuperá-lo com repouso e boa nutrição. Além do catabolismo temos o fator overtraining, que é muito mais fácil de acontecer em momentos assim. Portanto procure fazer uso deste artifício para melhorar seu desempenho e não atrapalhar seus ganhos.

Esperamos que estas dicas e o presente trabalho apresentado tenham contribuído em conhecimento mais uma vez com vocês, nossos ilustríssimos leitores. Até a próxima Glossario Recursos Ergogênicos são substâncias, processos ou procedimentos que podem ou não ser percebidos pela capacidade de melhora no desempenho esportivo (Wiliams, 1998). Hidrofilia vem do grego (hydros) “água” (filia) “afeição”, refere-se a uma propriedade física que uma molécula tem de, transitoriamente, aglutinar-se a uma molécula de água (H2O) através das ligações de hidrogênio. Catecolaminas são compostos químicos derivados do aminoácido tirosina. Algumas delas são aminas biogénicas. As catecolaminas são solúveis em água, e 50% circulam no sangue ligadas às proteínas plasmáticas. As catecolaminas mais abundantes são a adrenalina, dopamina e noradrenalina.

Comentários