Buenos Aires, Victória, Córdoba, San Miguel de Tucumán, San Salvador de Jujuy, Calama, Iquique, Arica, Antofagasta, Coplapó, Chilecito, San Juan. Os primeiros 16 dias de 2011 incluíram este roteiro de cidades argentinas para Jean Azevedo. Sobre duas rodas, o atleta, que integra a equipe Petrobras Lubrax, começou o ano enfrentando o desafio de percorrer os 9.605km do mais famoso entre os rallys, o Dakar. Consagrado como o melhor brasileiro entre os pilotos de todas as categorias da prova, Jean conquistou a sétima posição na classificação geral do desafio e foi o primeiro na categoria Super Produção, acumulando o tricampeonato.
O resultado consagra o piloto, que este ano enfrentou um desafio a mais do que seus concorrentes: retornar à categoria motos. “Fazendo um balanço este foi um Dakar duro, com muitas horas em cima da moto, exigindo bastante dos pilotos. Estou muito feliz por voltar para a moto, completar mais um Dakar e ficar entre os dez primeiros ganhando na minha categoria. Sem dúvida, foi um rally muito legal para mim”, contou Jean. Nascido em São José dos Campos, interior de São Paulo, Jean é irmão caçula de seu companheiro de equipe, André Azevedo, e carrega o DNA aventureiro da família. Começou cedo no esporte, ainda aos 12 anos, por influência do pai e do irmão. “Quando o André fez a primeira participação dele no Rally Dakar, comecei a andar de motocross na fazenda da minha família”, explica.
Com uma carreira de sucesso sobre duas rodas – são seis títulos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e cinco vitórias no Rally dos Sertões – Jean trocou a moto pelo volante por um tempo, durante os anos 2008 e 2010 o piloto integrou a escuderia na categoria carros. E mesmo tendo em seu currículo três vitórias no campeonato nacional em quatro rodas, topou a empreitada de disputar o Dakar no comando de uma motocicleta KTM 690. ANTES DE CHEGAR LÁ Para este retorno, Jean fez um intenso trabalho de preparação física e adotou dieta e suplementação específica para ganhar massa muscular. “A moto exige uma resistência e gera um desgaste muito maior do que o carro. Estar bem fisicamente influencia diretamente no resultado da prova”, resume ele. Entre os meses de setembro e outubro o atleta teve como foco a primeira prova do ano. Seus treinos eram divididos em dois objetivos: técnico e físico. Na parte da manhã pelo menos três vezes por semana, Jean se dedicava aos treinos com a moto em pista de motocross. “Fazia normalmente duas baterias de 10 minutos cada na pista”, detalha. O motociclista também simulava algumas das dificuldades que iria encontrar no Dakar nas estradas da Serra da Mantiqueira. “Lá fazia percursos que variavam entre 200 e 250km”, revela. Depois dessa primeira etapa, o piloto ainda se mantinha sobre duas rodas, mas trocava o motor pelas pedaladas. “Também tenho um treino intenso de bike. Pedalava por pelos menos duas horas”. O período da tarde era reservado para os treinos dedicados ao condicionamento físico do atleta. Na academia, Jean alternava treinos aeróbicos e de musculação. “Fazia em média uma hora de corrida todos os dias e mais duas horas de musculação”, lembra.
Somando as duas baterias de treinamentos, o desgaste físico é gigante. Para se ter uma ideia, de acordo com o próprio atleta, cerca de 3.500 calorias eram consumidas durante os dois períodos de exercícios. Para manter o rendimento em alta, auxiliar a construção e recuperação da massa muscular e repor todos os nutrientes perdidos, Jean contou com uma pesada suplementação alimentar e uma dieta específica. “Tenho o acompanhamento de uma nutricionista que me fornece um programa de alimentação que divide os alimentos por categorias como proteínas, carboidratos, gorduras. Dentro desse programa posso fazer escolhas para compor minhas refeições, com quantidades determinadas de cada alimento”, explica. “Confesso que nem sempre sigo muito à risca as orientações. Sou um pouco comilão”, brinca o atleta. Mas Jean tem uma boa justificativa para as pequenas indisciplinas. “Até esse ano, no qual competi com uma moto de maior cilindrada, mais pesada, o meu peso não influenciava diretamente no desempenho”, explica. “Era possível estar um ou dois quilos acima do peso”. Nesse ano, o regulamento das competições foi alterado e nas próximas todos os pilotos vão ser obrigados a competir com motos de cilindradas mais baixas, portanto mais leves. “A partir de agora vou ter que seguir a alimentação à risca”, conta.
O cardápio diário de Jean inclui três refeições principais e três intermediárias, que o atleta chama de apoio. Os suplementos alimentares também foram fundamentais para que Jean estivesse em sua melhor forma antes de enfrentar os desafios do Dakar. Antes de iniciar os treinos com a moto, consumia duas colheres de Maltodextrina diluídas em 500ml de água, que garantiam os carboidratos necessários para os pesados exercícios. Logo após finalizar a série de moutain bike, ainda pela manhã, o atleta tomava 350ml de água com dois medidores (scoop de Whey Protein Isolada, suplemento fundamental para garantir a construção muscular. Na parte da tarde, antes do treino na academia, Jean consumia mais três suplementos: Creatina e Glutamina, que também participam da construção muscular e têm efeitos positivos sobre os treinos de força, e Matodextrina, mais carboidrato para o corpo do atleta transformar em energia. “Tomava uma colher de café de Creatina diluída em 300 ml de suco de uva, a mesma medida de Glutamina também diluída em suco de uva e mais duas colheres de sopa de Maltodextrina diluídas em 500ml de água”, detalha o atleta.
Depois do treino o piloto consumia novamente dois scoops de Whey Protein Isolada, diluídas em 350ml de água. Além da suplementação, outro hábito do motociclista é manter o corpo hidratado sempre, já que além dos nutrientes o organismo também perde água durante rotinas extensas de exercícios como a dele. “Procuro tomar um copo de água a cada hora”, conta.
SUPLEMENTAÇÃO OFF ROAD
Famoso em todo o mundo, o Rally Dakar é considerado um dos mais difíceis desafios do calendário off road. A prova é um grande teste de resistência física, estratégia, técnica e velocidade. Ganha quem conseguir terminar mais etapas em boas colocações. Entender que o tempo é um elemento fundamental para chegar ao pódio no Dakar é imprescindível para explicar o quanto a suplementação alimentar é indispensável para o piloto durante a competição. Jean conta que durante a competição há uma dificuldade grande para fazer refeições com alimentos in natura. “Não existem paradas específicas para a alimentação. Fazemos uma parada a cada 250km para reabastecimento da moto e nesse momento aproveito também para me alimentar”, revela. “Até os 600km não sentia tanta fome, depois disso chegava na parada faminto”, admite ele.
Em cada uma dessas paradas, que demoravam entre duas ou até cinco horas para acontecer dependo da dificuldade da etapa a ser cumprida, Jean garantia a ingestão de nutrientes através dos suplementos. Alternava o consumo de barras de proteína e dois sachês de um suplemento importado em gel. O produto, que é específico para fornecer energia de forma rápida aos atletas para otimização da performance combinava 20g de carboidratos entre simples e complexos e é rico em vitaminas C e E. Na moto, Jean também carregava mais um suplemento importado. Em Camel Beg – bolsa muito utilizada por ciclistas – mantinha um repositor hidroeletrolítico em pó, diluído em 3 litros de água. A bebida isotônica garante a reposição dos minerais que o atleta perde durante o esforço físico, previne a fadiga e é enriquecida com vitamina C e 11 minerais, entre eles oito antioxidantes. Além destes dois, o piloto também consumia outro repositor energético indicado para esportes de desgaste físico elevado.
O produto tem função de promover o aumento da resistência muscular, reduzir a formação de radicais livres, responsáveis pela dor muscular após os exercícios, diminuir o estresse pósexercício e ainda contribuir com o acúmulo de glicogênio e reconstrução do músculo. Durante todos os dias da prova, a única refeição de Jean que não incluía suplementos era o jantar. “Durante o Dakar a única refeição que consigo fazer é o jantar, que é fornecido pela organização”, relata Jean. “Essa alimentação é servida sempre às 19h e o cardápio geralmente é macarrão com purê de batatas e carne ou arroz e frango”, detalha. Somando os suplementos e os alimentos, a quantidade de calorias consumidas pelo atleta durante cada dia de prova impressiona. “Chegava a consumir 7 mil calorias por dia”, diz o campeão.
O mistério que a organização faz sobre o trajeto, a combinação de grandes trechos de estradas de terra e as condições climáticas são alguns fatores que tornam o Dakar bastante duro. “Além do desgaste físico que pilotar a moto oferece durante esse rally, o calor também preocupa. Preciso me alimentar bem e de forma rápida, por isso os suplementos alimentares foram fundamentais”.
Perfil:
Jean Azevedo
Data de nascimento: 19/02/1974
Escuderia: Equipe Petrobras Lubrax Categoria: Motos Super Production
Trajetória do campeão:
2011 – - Tricampeão Rally Dakar (Motos Production)
2010 – --1ª colocação no Rally dos Sertões (Carros Protótipos) Bicampeão Brasileiro no Rally Cross Country (Carros Geral) Campeão do Campeonato Sertões Séries (Carros Geral) Tricampeão Brasileiro de Rally Cross Country (Carros Geral)
2009 – - 1ª colocação no Rally Dakar (Rookie Challenge)
2008 – - Campeão do Brasileiro de Rally Cross Country (Carros Geral) Campeão do Brasileiro de Rally Cross Country (Carros T1)
2006 – - Hexacampeão do Camp. Brasileiro de Rally Cross-Country (Motos Geral)
2005 – - Pentacampeão do Rally dos Sertões (Motos Geral) Pentacampeão do Camp. Brasileiro de Rally Cross Country (Motos Geral)
2004 – - Tetracampeão do Camp. Brasileiro de Rally Cross Country (Motos Geral) Tetracampeão do Rally dos Sertões (Motos Geral)
2003 - Bicampeão do Rally Paris- Dakar (Motos Production) Tricampeão Brasileiro de Rally Cross Country(Motos Geral)
2002 –- Tricampeão Rally dos Sertões (Motos Geral)
2000 – - Bicampeão do Rally dos Sertões (Motos Geral) Campeão do Brasileiro de Rally Cross Country (Moto Geral)
1997 –- Campeão Paris-Dakar (Motos Production)
1995 – - Campeão do Rally dos Sertões (Motos Geral)
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