Para ajudar as novas mamães, o ginecologista e obstetra, Alberto Guimarães, reuniu doze dicas de amamentação.
-Antecipe os desejos do seu bebê: Quando estiver com fome, ele poderá girar ou levantar a cabeça repetidamente; abrir e fechar a boca; colocar a língua para fora e chupar o que estiver perto.
-Deixe seu bebê determinar a frequência e o tempo da mamada.
-Fique confortável enquanto amamenta: Uma boa opção é deitar-se de lado com o bebê de frente para você; e a outra é sentar-se em uma posição reclinada com o bebê deitado em seus braços.
-Procure um lugar calmo, respire e relaxe.
-Ajude seu bebê a encontrar a posição correta: A boca do bebê deve ficar no mesmo nível do mamilo. Ele não deve precisar virar muito a cabeça, que deve ficar levemente inclinada para trás. O encaixe deve ser na aréola inteira. O queixo deve estar encostado ao peito, para que o nariz fique claro.
-Vazar o leite é natural no início: Coloque uma almofada de amamentação no sutiã.
-Cuide da sua pele: Lave os seios com um pano macio, deixe-os arejados periodicamente e aplique produtos para hidratação.
-Você terá leite suficiente: Conforme o bebê mama, ele estimula a liberação dos hormônios e a produção de leite. No início, sairá o colostro, também muito nutritivo.
-Procure sinais de que a amamentação está indo bem: À medida que o leite diminui, o bebê fica cheio ou adormece. Sua pele será um rosa saudável e seus músculos estarão totalmente relaxados.
-Evite o ingurgitamento: É um inchaço doloroso dos seios que ocorre quando a produção de leite é maior que o consumo. Amamente seu bebê sempre que possível, se persistir, extraia manualmente o leite, massageando a aréola entre os dedos.
-Peça ajuda: No hospital, uma enfermeira ou uma doula poderá dar apoio.
-Mantenha-se hidratada: Beba um copo de água sempre que amamentar.
Comentários