FIQUE POR DENTRO

Obesidade

Em 13 anos, a prevalência da obesidade aumentou quase 70% no Brasil, em especial entre as mulheres jovens

Obesidade Uma das principais explicações para o aumento de peso está nos maus hábitos e no consumo de produtos processados
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Em 13 anos, a prevalência da obesidade aumentou quase 70% no Brasil, em especial entre as mulheres jovens. A nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, explica porque isso acontece. 
Segundo dados revelados recentemente pelo Ministério da Saúde, os brasileiros com índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior que 30, só têm aumentado, principalmente na faixa etária entre 25 e 44 anos. A médica alerta para esse caso preocupante: “Ficar obeso ainda jovem torna mais difícil recuperar o peso saudável. Além disso, quanto mais cedo uma pessoa entra nesse grupo, mais tempo haverá para que se desenvolvam complicações e outros problemas de saúde”.
Para a especialista, uma das principais explicações para o aumento de peso está nos maus hábitos e no consumo de produtos processados. “Apesar do acesso às informações ter ajudado a melhorar a consciência do brasileiro na hora de montar um prato, ainda há um índice alto de compra de itens sem quase nenhum valor nutricional agregado”, afirma. O Ministério Público destacou que, segundo a pesquisa feita, foi possível identificar um nível maior de obesidade entre as mulheres: 20,7% contra 18,7% dos homens.
Por outro lado, o Brasil está adepto às boas mudanças de hábitos, já que o consumo regular de frutas e hortaliças, por exemplo, passou de 20% para 23,1%, entre 2008 e 2018, uma variação de 15,5%. A recomendação é a ingestão de, no mínimo, cinco porções diárias desses alimentos, cinco vezes por semana, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários