Frederico Pinto Cesar de Almeida, 30 anos, conhecido também como ‘Fred’, nasceu na capital paulista e mudou-se para Itu, interior de São Paulo, com apenas um ano de idade, onde vive até hoje com sua família e por falar em família, ela foi a grande responsável por inserir o Jiu-jitsu em sua vida desde muito cedo, tanto que o enfeite da maternidade no nascimento de Fred, foi um kimono.
Tudo começou no início da década de 30, quando seu avô, Octávio de Almeida, passou a praticar Judô e Boxe, vindo mais tarde a dar início a prática de Jiu-Jitsu, quando nessa época abandonou a faculdade de medicina para tornar-se professor de Jiu-Jitsu. “Até então, o Jiu-Jitsu era visto por muitos como uma luta muito agressiva, meu avô que era, acima de tudo, um educador, teve como uma de suas virtudes aplicar toda a filosofia desse esporte de forma didática, que pudesse beneficiar principalmente as crianças e ser capaz de moldar caráter e levar disciplina.
"Comecei a me familiarizar com o tatame aos três anos de idade, passei a infância inteira acompanhando meu pai nas aulas e fui tomando gosto pelo esporte. Me lembro que nunca fui forçado a praticar Jiu-Jitsu, acredito que isso tenha sido fator determinante para que eu adquirisse amor pelo esporte. Uma das atividades que fui levado pelo meu pai a frequentar foi a natação e só fui entender o quão bem me fez quando mais velho, pois pude associar os benefícios da natação ao Jiu-Jitsu. Respiração, coordenação e resistência aliadas ao esporte fundamentam a prática do Jiu-Jitsu".
"Por volta de 2003, por razões particulares, meu pai arrendou a academia, mantendo suas atividades exclusivamente na Federação Paulista de Jiu-Jitsu, a qual preside até hoje, alguns anos depois, por volta de 2007, retomamos as atividades na academia dando sequência àquilo que sempre ‘respirei’, o esporte", explica.
Fred é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Academias, faixa preta de Jiu-Jitsu desde 2012, compete na categoria Master e seu peso é o meio pesado, até 88,3kg. “Sou empresário, professor de Jiu-Jitsu e atleta, todas estas atividades me consomem o dia inteiro. Como atleta, sou filiado às principais federações, sendo elas: Federação Paulista (FPJJ), Confederação Brasileira (CBJJ) e Federação Internacional (IBJJF). Minha maior dificuldade sempre foi conciliar o trabalho, as aulas que ministro e minha atuação nas competições”, ressalta.
PAIXÃO PELO ESPORTE
De acordo com Frederico de Almeida, há três anos ele também pratica o ‘Tiro Esportivo’ que o ajuda a ter mais concentração, foco e precisão, auxiliando, inclusive, no Jiu-Jitsu. “Gosto muito de esportes, tanto que estou sempre fazendo alguma coisa, como tiro esportivo, natação, snowboard e skate, que são os meus preferidos. O esporte é algo que está dentro e já faz parte de mim”, revela a fera.
Fred conta que Jiu-Jitsu serve como base para tudo o que faz, já que, através dessa modalidade, é possível desenvolver maturidade, respeito, confiança, disciplina e hierarquia. Segundo ele, por ser uma luta de contato e de pressão, esse esporte oferece uma bagagem para que consiga obter mais resistência para enfrentar as dificuldades que se apresentam em sua vida. “Sempre digo que o Jiu-Jitsu é um dos esportes mais éticos que conheço. Quando o adversário me dá uma ‘chave de braço’ e acaba estendendo meu braço, por exemplo, deixo ele ir até o limite, porque sei que quando eu pedir para parar, ele prontamente entenderá meu pedido”, garante.
Além disso, o momento em que Fred se sente mais desafiado, é antes de entrar nos campeonatos, quando revive a mesma adrenalina que sentiu em sua primeira competição. “Quando estou lá, estou sozinho, mas por trás tem muita gente envolvida, temos inúmeros alunos e profissionais que me motivam, ajudam e incentivam. No começo de 2019, diminuí algumas tarefas da academia por conta de buscar melhores resultados em campeonatos", afirma o atleta.
Frederico enfatiza que ainda neste ano tem como meta participar do campeonato Sul-Americano em novembro e em 2020 pretende participar dos campeonatos Europeu, Pan-Americano, Brasileiro e Mundial. “Em 2019, já fui para 15 competições, são quase duas por mês, mas quero fazer um planejamento melhor para no ano que vem participar das principais”.
VIDA DE ATLETA
Frederico confessa que não é fácil conciliar seu dia a dia corrido com uma dieta saudável, tanto que aderiu a uma alimentação regrada há mais ou menos quatro anos, o que facilita, segundo ele, é o fato de morar perto do local de trabalho. O seu acompanhamento nutricional é feito pela nutricionista esportiva Gabriela Brasil, pós-graduada em Nutrição e Metabolismo Esportivo. Em casa, Fred faz as suas principais refeições: desjejum, café da manhã, almoço e jantar. “No total, consumo 2.550 calorias por dia e para o trabalho levo as seguintes refeições: no lanche da manhã e pré-treino costumo comer castanhas-do-pará e damascos e tomar whey protein isolada, BCAA e palatinose. No primeiro lanche da tarde, consumo coco seco fresco e iogurte proteico, já no segundo lanche da tarde, batata doce (rosa) cozida e ovos cozidos. No pré-treino da noite tomo whey protein isolada, BCAA e palatinose também. No meu esporte não há exigências nutricionais, mas é claro que uma alimentação bem balanceada nos oferece um resultado melhor e cada vez mais a prática se torna profissional. Bebo cerca de 3 litros de água por dia e fraciono as refeições de 2h a 3h. Sigo o plano alimentar da nutricionista, mas sou flexível com minha alimentação, não me privo de, às vezes, sair da dieta e fazer aquele happy hour com os amigos”, conta o atleta.
Para ele, os suplementos alimentares são fundamentais em sua rotina e fazem a sua semana terminar melhor. “Se fico sem tomar o suplemento, na quarta-feira já começo a sentir que o corpo não está se recuperando da mesma maneira e na sexta-feira me sinto bem fadigado. Por outro lado, se eu tomar certinho, chego na sexta-feira com a mesma disposição que eu estava na segunda, me sentindo bem e treinando bem", destaca.
Fred treina Jiu-Jitsu cinco vezes na semana: segundas, quartas e sextas, no período da manhã, das 11h às 12h30, e às terças e quintas à noite, das 19h30 às 21h. Já sua preparação física é feita há três anos pelo personal trainer Carlos Alberto Monteiro Júnior, pós-graduado em Treinamento Desportivo. “Com o Carlinhos treino três vezes na semana, na hora do almoço (terças, quintas e sábados) e cada treino dura em média uma hora por dia. No período pré-competição, intensificamos os treinos com um mês e meio de antecedência, para ir diminuindo cerca de uma semana antes do campeonato, assim temos tempo suficiente para o corpo se recuperar. Na questão de peso, costumo ficar mais pesado nos campeonatos por conta do aumento de força e massa muscular, pois o Jiu-Jitsu é baseado em técnicas de alavanca, então quanto mais força, mais potente fica a alavanca”, explica.
Para terminar, Fred deixa duas dicas para quem está começando no Jiu-Jitsu: “A primeira é: procure uma academia que seja filiada a uma entidade oficial do esporte. Para a academia se filiar, o processo é difícil, elas passam por uma série de critérios e avaliações, por isso essas academias certamente são boas. Outro conselho é: cuidado, depois que você começar será muito difícil parar", finaliza o atleta brincando.
PERFIL:
Frederico Pinto Cesar de Almeida
Apelido: Fred
Nascimento: 26/08/89
Cidade natal: São Paulo/SP
Onde vive: Itu/SP
Modalidade: Jiu-Jitsu
PATROCINADORES:
Educador Físico: Carlos Alberto Monteiro Júnior
Educador Físico: Lineu Leite
Fisioterapeuta: Ricardo Padovan
Mestre de Jiu-Jitsu: Otávio de Almeida Júnior
Nutricionista: Gabriela Brasil
Suplementos: Recover My Clinical Line
REDES SOCIAIS:
Instagram:
Pessoal: @fredericodealmeida
Academia: @cte7
Equipe: @aoabjj
PRINCIPAIS TÍTULOS - TEMPORADA 2018/2019
2019 - Brasileiro - No Gi (Sem Kimono)
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
3º colocado - Master 1 - Absoluto
2019 – Pan-Americano
3º colocado - Master 1 - Meio Pesado
Vice-campeão - Master 1 - Absoluto
2019 – Brasileiro
3º Colocado - Master 1 - Meio Pesado
3º Colocado - Master 1 - Absoluto
2019 – BJJ Pro
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
2019 - Curitiba Open
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
Campeão - Master 1 - Absoluto
2019 – Circuito Paulista
1ª Etapa
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
Campeão - Master 1 - Absoluto
2ª Etapa
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
3ª Etapa
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
Campeão - Master 1 - Meio Pesado
2018 – British National
Campeão - Adulto - Meio Pesado
Campeão - Adulto - Absoluto
2018 – British National - No Gi
Campeão - Adulto - Meio Pesado
2018 – Circuito Paulista
1ª Etapa
Campeão - Adulto - Meio Pesado
2ª Etapa
Vice-campeão - Adulto - Meio Pesado
Campeão - Adulto - Absoluto
3ª Etapa
3º colocado - Adulto - Meio Pesado
3º colocado - Adulto - Absoluto
2018 – Campeonato Paulista
Vice-campeão - Adulto - Meio Pesado
CARDÁPIO DO ATLETA:
Desjejum:
1 copo (200ml) de água com ½ limão espremido + 1 colher (café) de maca peruana + 1 colher (sobremesa) de tribulus terrestris
8h – Café da manhã:
muffin: 2 ovos misturados com 1 banana + 2 colheres (sopa) de aveia + 1 pitada de canela (misturar tudo e colocar 2 minutos no micro-ondas)
300ml de vitamina de abacate com 2 colheres (sopa) de aveia + 1 colher (sopa) de mel
2 cápsulas de ômega 3
10h30 – Lanche manhã e pré-treino:
6 castanhas-do-pará + 3 damascos
1 scoop de whey protein isolada + 5g BCAA + 30g de palatinose para 200ml de água
13h – Almoço e pós-treino:
1 prato (sobremesa) de mix de folhas (folhas verdes escuras e claras)
2 colheres (sopa) de beterraba
*temperar com uma colher (sopa) de azeite extra virgem
2 filés de peito de frango ou carne bovina grelhado/assado/cozido (180g)
1 escumadeira de macarrão integral ou arroz integral
3 colheres (sopa) de grão de bico temperado
1 escumadeira de brócolis ou espinafre ou couve refogados
1 copo de 300ml de suco de morando com 6g de creatina
15h30 – Lanche da tarde I:
6 castanhas de caju sem sal ou 4 lascas de coco seco fresco
1 iogurte proteico
17h30 – Lanche da tarde II:
4 rodelas de batata doce (rosa) cozidas no vapor
2 ovos cozidos
19h/19h30 – Pré-treino:
1 scoop de whey protein isolada + 5g de BCAA + 30g de palatinose para 250ml
22h – Jantar:
1 prato (sobremesa) de mix de folhas (folhas verdes escuras e claras)
2 colheres (sopa) de beterraba ralada
*temperar com uma colher (sopa) de azeite extra virgem
1 filé de peito de frango ou carne moída ou peixe grelhado (90g)
1 panqueca integral com ricota e espinafre ou macarrão integral alho e óleo com brócolis
1 copo (300ml) de suco de maracujá batido com gengibre + 1 colher (sobremesa) de tribulus terrestris
*antes de dormir, 1 comprimido de melatonina 5mg.
TREINO DO ATLETA E PALAVRA DO TREINADOR CARLOS MONTEIRO
“Normalmente, num período fora de competição, Fred realiza um treino de hipertrofia para ganho de massa muscular e força. Quando está entrando em fase de competição, ele começa com potência, força e resistência muscular. Esse treinamento é dividido em várias fases: microciclos, mesociclos e macrociclos. E no pós-campeonato, o treinamento é regenerativo”, explica o treinador Carlos Alberto Monteiro Júnior.
- Terça-feira: Tri set – Barra fixa, levantamento terra e supino (um minuto e meio de descanso). Trabalha peitorais, dorsais e quadríceps.
- Quinta-feira: Posteriores de coxas e ombros
- Sábado: Treino anaeróbico, corrida, explosão com o TRX, trabalhando saídas de quadril para ajudar na movimentação e flexibilidade
- Domingo: Descanso.
“Cerca de quatro semanas antes do campeonato, Fred realiza um treinamento em circuito, por exemplo: uma série de oito exercícios na barra, uma série de oito no levantamento terra, depois vai para o leg press, um salto no caixote, corrida na esteira, volta e termina com uma puxada no pulley”, complementa Carlos Alberto Monteiro.
FAÇA DIFERENTE: PUXADA UNILATERAL NA POLIA
O exercício escolhido pelo atleta de Jiu-Jitsu, Frederico de Almeida, e seu treinador, Carlos Alberto Monteiro Júnior, para o Faça Diferente desta edição é a puxada unilateral na polia. Segundo o treinador, trata-se de um movimento muito próximo do Jiu-Jitsu, que trabalha antebraços, ombros e bíceps. Por ser realizado sentado, haverá uma isometria do abdômen e da lombar. “Muitos atletas não praticam esse treino, não é tão comum, apesar de sua importância. Através dele, trabalhamos resistência, força e potência e quando transferido para o Jiu-Jitsu, o atleta consegue realizá-lo com mais potência, rapidez e terá uma pegada mais resistente. Pode ser feito por pessoas amadoras que praticam o Jiu-Jitsu, iniciantes e por quem não pratica nenhuma luta, desde que sejam bem orientados. Este exercício deve ser feito uma vez na semana, se for um treinamento de resistência, terá que trabalhar com uma carga baixa para realizar 15 movimentos. Mas, se o foco for a força, tem que trabalhar com uma carga entre 70% a 90% do que a pessoa aguenta, para realizar cinco movimentos”, explica Carlinhos.
PASSO A PASSO:
Passo 01: Sente-se no chão com os pés cruzados e suspensos, estenda o braço e realize uma puxada flexionando o cotovelo.
Passo 02: Após a extensão do cotovelo, contraindo o abdômen, realize o movimento novamente, sempre com isometria e mantendo a postura.
SÉRIE ESPECIAL DE EXERCÍCIOS
Para a matéria, o personal Carlos Monteiro preparou uma série especial de exercícios. Os vídeos desse especial, você acompanha em nosso site e em nosso canal do youtube:
CIRCUITO A
Série 1
1 – Barra fixa / pegada neutra / trabalho de costas e antebraços
2 – Levantamento terra
3 – Supino reto
Série 2
1 – Supino declinado
2 – Rosca simultânea martelo
3 – Puxada unilateral na polia
Série 3
1 – Hiperextensão de tronco
CIRCUITO B
Série 1
1 – Leg press smith 90º
2 – Stiff barra
3 – Encolhimento halteres
Série 2
1 – Agachamento livre
2 – Gêmeos em pé
3 – Banco sóleo
CIRCUITO C
1 – Movimentação de queda com elástico
2 – TRX saídas de quadril
3 – Simulador de corda
Comentários