FIQUE POR DENTRO

Câncer de Rim

O câncer de rim ou câncer renal corresponde a 2% das neoplasias humanas, sendo mais comum nos homens do que nas mulheres

Câncer de Rim Os sintomas mais frequentes são: sangramento urinário, dor lombar e massa palpável no abdômen
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O câncer de rim ou câncer renal corresponde a 2% das neoplasias humanas, sendo mais comum nos homens do que nas mulheres. É o segundo câncer que mais acomete o sistema urinário de adultos, pois a descoberta vem aumentando devido aos hábitos e a maior utilização dos métodos de imagem na rotina de check-ups.

Segundo o uro-oncologista Marcos Tobias Machado, algumas características podem favorecer o aparecimento da doença, como hereditariedade, tabagismo, obesidade, uso de diuréticos e algumas doenças genéticas.

Com sintomas e sinais quase raros em seus estágios iniciais, a maioria dos tumores renais hoje é detectada por métodos de imagem como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética indicada por outros motivos. “Os sintomas mais frequentes são: sangramento urinário, dor lombar e massa palpável no abdômen”, explica.

O tipo histológico que corresponde a 90% dos casos de câncer renal é o carcinoma de células renais, que se origina no tecido epitelial. Para prevenir esse e outros tipos, Dr. Marcos indica a redução dos fatores causais, mas a principal maneira é a realização dos exames preventivos. Nesses casos, o tratamento mais importante é a extração cirúrgica total ou parcial do tumor, que promove a cura entre 80 e 90%, preservando o restante do rim. Essa intervenção cirúrgica pode ser obtida através de videolaparoscopia, cirurgia robótica ou ablação tumoral por fontes de energia.

Além da cirurgia, há novos medicamentos que combatem a proliferação de vasos sanguíneos, das células tumorais ou agem na imunidade do paciente. Já quando a doença se estende além dos limites do órgão, as chances de cura são bem menores. 

Comentários