Marcelo Bella Profissional em Ed. Física e Nutrição Esportiva, especializado em Marketing Esportivo e graduado em Strategic Marketing e International Marketing pela Universidade de La Verne na Califórnia, EUA. Executivo com experiência de 28 anos nos setores fitness, esportivo e de suplementos alimentares em 27 países. Ex-atleta de musculação, 6º. Colocado no Mundial de Duplas Mistas em 1989 Quando pensamos em uma loja de produtos ou serviços, seja de qualquer segmento, o mais importante é que o ambiente encontrado seja a extensão da visão dos desejos do consumidor Gerar uma experiência positiva ao consumidor Algumas empresas de setores diferentes como equipamentos para informática, som, música, vestuário, restaurantes, oficinas, revendedoras automotivas e etc., ambientam suas lojas como verdadeiros templos do desejo dos consumidores.
Com isso o consumidor encontra um ambiente onde ele acredita estar no melhor local possível para tirar suas dúvidas sem medo e sem barreiras para fazer aquilo que os lojistas tanto esperam: comprar com confiança. Quando a compra é executada com confiança, a taxa de retorno à mesma loja e recompra é muito maior, pois o consumidor elege aquele local como o veículo de conquista de seus sonhos e ponte para chegar a seus objetivos. Para isso, é fundamental que os empresários busquem conhecer profundamente o perfil e o desejo de seus consumidores antes mesmo de projetarem seus estabelecimentos comerciais. Definido áreas e espaços Em todo o mundo encontrei lojas de diferentes tipos e tamanhos como quiosques fixos independentes, móveis e dentro de lojas maiores; trailers; boxes; médios à grandes salões; térreas com dois ou vários pavimentos, etc. Independente do tipo e do tamanho, um estabelecimento comercial de venda de produtos deve possuir vitrines, gôndolas e prateleiras para exposição, balcão de atendimento, área para estoque e armazenamento de produtos, equipamentos e sistemas de informática para controle de estoque e vendas, máquinas para cartões de débito ou crédito e, se possível sanitários, ar condicionado, som ambiente, geladeira para produtos líquidos e TV de tela plana. Vitrines Devem estar na área da frente e mostrar de forma clara e bem definida os principais produtos que a loja comercializa. É comum encontrar lojas de suplementos alimentares com suas vitrines frontais com roupas e acessórios, o que confunde e afasta os consumidores alvo.
Prateleiras e gôndolas devem ocupar um grande espaço do interior das lojas. Devem proporcionar um forte apelo visual e uma liberdade na interação entre o consumidor e o produto. Para melhor circulação de pessoas, o espaço entre as prateleiras devem ser de no mínimo 1,30m e sua altura máxima não deve ultrapassar 1,68m. Balcão de atendimento Deve estar no fundo da loja e possuir área para informação e cobrança. Estoque Deve ser seco, com temperatura amena, pequeno e apenas atender o armazenamento exclusivo de produtos estratégicos e de maior valor agregado, pois o verdadeiro estoque deve estar nas prateleiras. Não armazenar materiais de limpeza no mesmo local, pois isso contamina e proporciona alterações de cheiro e sabor nos alimentos. Equipamentos e sistemas de informática Controle é uma palavra chave e isso faz parte do cotidiano de uma boa administração financeira da loja. Para isso, um sistema de informática que controle a saída de produtos e a entrada de estoque é fundamental. Máquinas de cartão de crédito Hoje, sem elas, não temos operação de vendas. Fundamental e necessário. Na próxima edição, abordarei o tema de gestão de categoria e todos os pontos que envolvem este assunto muitas vezes esquecido ou desconhecido por parte dos lojistas de suplementos alimentares.
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