Com uma intensa rotina de treinamentos, a atleta revela segredos da dieta da família, que promete energia e longevidade Única mulher faixa preta da família Gracie, Kyra é a versão feminina da tradição campeã de seu clã. Neta do professor e mestre de Jiu-Jitsu que mudou definitivamente a história do esporte, o Mestre Hélio Gracie, começou a aprender as lições da milenar luta quando ainda era pequena. “Acho que comecei a treinar assim que dei os primeiros passos!”, brinca a atleta. “Com os princípios que aprendi dentro do tatame e consegui aplicar fora dele, tive o ensinamento sobre a melhor forma de viver a vida”. Com uma trajetória de conquistas, a bela acumula cinco títulos mundiais, quatro na categoria leve — entre 64 e 69kg — e um na categoria absoluto que tem peso livre. Agora, segue em busca de outras conquistas, como o título do European Open Jiu-Jitsu Championship, único que não possui. Para honrar o DNA mais respeitado dos tatames, a musa do Brazilian Jiu-Jitsu treina forte.São em média duas ou três baterias de exercícios diários que, além das técnicas de Jiu-Jitsu, incluem ainda modalidades como judô e natação. “Para me preparar para a temporada fiz treinos puxados de Judô e Natação. Porque essas modalidades são importantes para o meu desempenho físico. O judô me ajuda na parte em pé da luta e a natação no gás”, explica a atleta.
“Faço duas horas de treino de Judô pelo menos duas vezes por semana. A natação também entra na minha rotina em dois dias de treino”, detalha. A musculação também faz parte da preparação física da atleta, que faz treinos com pesos três vezes por semana. “Posso dizer que 50% da minha performance está ligada aos meus treinos de musculação”, quantifica. Isso porque a resistência, a condição aeróbica e a força são itens indispensáveis na modalidade, que procura imobilizar, estrangular, torcer articulações o adversário através de golpes como o mata leão, a chave de braço, a gravata e o armlock. Outra característica do esporte é que, através do aprimoramento das técnicas, é possível utilizar a força do adversário na aplicação dos golpes e que mesmo um lutador menor pode submeter seu oponente e fazer com que ele desista do combate. Este aprimoramento de técnicas Kyra realiza nas academias da família, que ainda forma lutadores tanto no Brasil quanto exterior. Outra receita de família Outro segredo do sucesso e da longevidade do clã de lutadores é a dieta elaborada pelo bisavô de Kyra, Carlos Gracie. A conhecida fórmula tem como princípio fazer uma combinação adequada de alimentos a fim de não intoxicar o corpo e não deixá-lo doente. Para tornar mais fácil essa ação, os alimentos estão divididos em seis grupos.
O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias através da combinação certa. Isso ajuda a combater os radicais livres e garante uma vida saudável e mais longa. “Quando estamos na flor da idade, é difícil perceber os efeitos nocivos que os hábitos alimentares errados trazem para o nosso corpo. Por isso, meu avô criou uma dieta para ser feita a vida toda, não como a maioria das dietas imediatistas apenas para manter a forma”, afirma a tetracampeã. A lutadora revela que a dieta que leva o nome da família é o seu golpe fatal. “Sempre me alimentei muito bem. Não é um sacrifício, eu adoro fazer a dieta. Para mim é muito natural, pois tomava açaí na mamadeira”, conta a atleta. A prática exige disciplina. Entre os fundamentos está não ingerir bebida alcoólica ou comer carne de porco. Fazer refeições com rigorosos intervalos de no mínimo de quatro horas, para que os alimentos não entrem em conflitos químicos. Outras dicas dos Gracie são: beber um copo de água logo ao se levantar e outro antes de ir dormir, não combinar cereais entre si, gordura com açúcar e alimentos ácidos com nenhum outro tipo.
“Nossa família é a prova viva dos benefícios desta Dieta, afinal, somos uma família de campeões”, afirma Kyra. A suplementação também é uma estratégia eficaz para manter a campeã em plena forma. Ela consome diariamente um suplemento para ganho de massa que combina aminoácidos. “Consumo dois scoops deste suplemento antes e depois dos treinos mais pesados, que normalmente ficaram agrupados na parte da tarde”, explica. “Mesmo com a minha alimentação super saudável os suplementos são fundamentais para que eu consiga consumir a quantidade de proteínas, carboidratos e outros nutrientes que são fundamentais para meu desempenho”, acredita. Essa rotina se altera quando os campeonatos se aproximam e há uma necessidade de perda de peso. Neste período, Kyra substitui o suplemento por outro que garante o mesmo montante de nutrientes, mas não traz carboidratos em sua fórmula. “Costumo manter sempre meu peso, porém, dependendo da competição, preciso perder 1kg. Então reduzo a ingestão dos carboidratos trocando o suplemento”, detalha. Durante as seções de exercícios, a tetracampeã também faz um pequeno intervalo para consumir um suplemento energético em forma de gel. “Isso me ajuda a não ter uma queda na glicose, que pode acontecer em treinos muito puxados, e mantém meu desempenho durante o treino”, pontua.
Dedicação, técnica e nutrição adequada. Esse conjunto de fatores faz de Kyra Gracie uma atleta ímpar de desempenho admirável e de quebra ainda ajuda a esculpir a bela forma da lutadora. Para quem deseja ter músculos e curvas como os dela, vale a pena saber que o esporte ajuda a tonificar muito o corpo e que uma hora e meia de treino manda embora até mil calorias. Fica a dica!
A bela que é fera
Nome completo: Kyra Gracie Guimarães
Data de nascimento: 29/05/85
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Modalidade: Jiu-Jitsu
Categoria: Leve
Peso: 60kg
Altura: 1,69m
Equipe: Gracie
Patrocinadores: Viação Itapemirim e Kimonos Atama
Principais Títulos:
2011 —- Vice-campeã Europeia Categoria Pena
2010 -— Campeã Mundial Categoria Leve
2008 —- Campeã Mundial Categoria Leve
2008 -— Campeã Mundial Categoria Absoluto
2006 -— Campeã Mundial Categoria Leve
2004 - Campeã Mundial Categoria Pena
Comentários