A marca Vitao Alimentos nasceu em 1991, em Curitiba, iniciando no mercado com a produção de cookies integrais, granolas, snacks, cookies diet e chocolates diet/zero açúcar. Como a empresa foi criada com foco em produtos saudáveis, o nome Vitao vem de: VI de vida e TAO de taoísmo, que significa ‘Vida em Equilíbrio’.
No entanto, sua história começou em 1988, quando já atuava no mercado de produtos integrais, sendo uma das empresas pioneiras do seguimento no país. “Nessa época, iniciamos com as linhas de farinhas, grãos, sementes e cereais para dietas macrobióticas”, conta a administradora Marina Curi.
No ano de 2005, a Vitao mudou-se para uma fábrica maior, possibilitando atender a demanda crescente do mercado. E dois anos depois, lançou sua linha de doces sem açúcar ou zero adição de açúcares, composta por cocadas, doces de leite, geleias, leite condensado e várias outras delícias. “No ano de 2017, criamos a linha sem glúten, trazendo cookies sem glúten, misturas de pães, bolos e massa salgada, além de snacks para completar o nosso portfólio”, lembra Mariana Curi.
Atualmente, a Vitao Alimentos conta com duas fábricas localizadas em Curitiba, Paraná, e possui 160 funcionários ativos. A empresa tem sua linha de 150 skus voltados para produtos sem glúten, sem lactose, vegano, integral, zero açúcares e proteicos, com o objetivo de oferecer uma alimentação inclusiva às pessoas com restrições.
Segundo Marina Curi, o objetivo da Vitao é transformar esse nicho de mercado no país, focando sempre em proporcionar produtos saudáveis de forma gostosa e acessível. “Nossa missão é inspirar as pessoas a terem uma vida mais saudável, através de uma alimentação equilibrada e saborosa, sendo referência em uma alimentação inclusiva, trazendo sabor e qualidade às pessoas com restrições alimentares”, ressalta.
Por este motivo, a Vitao Alimentos está sempre trazendo inovação e lançamentos de produtos com qualidade, tradição, sabor e segurança alimentar, proporcionando aos seus consumidores opções de alimentação saudável no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar de forma saborosa e prática.
“Sabemos que, muitas vezes, o consumidor com restrição alimentar ou que busca uma dieta mais saudável tem dificuldades de encontrar produtos que atendam suas necessidades de forma acessível, prática e saborosa e temos esse público como nosso objetivo. Nosso público são pessoas que procuram uma alimentação mais saudável – sendo para ela e/ou para o cuidado com a sua família – e pessoas que têm alguma restrição alimentar e sentem falta de comer algo gostoso dentro da gama de produtos disponíveis no mercado. Por isso, procuramos sempre realizar ações para que o público consiga experimentar os nossos produtos, trazendo mais qualidade de vida para a família e para o planeta. Promovemos diversas degustações, processo de reciclagem, eventos esportivos, corridas, trabalho com nutricionistas, entre outras”, enfatiza Marina Curi.
Ela conta também, que a Vitao Alimentos é referência no mercado, devido aos seus conhecidos cookies, granolas e chocolates, além de seu diferencial em produzir alimentos saborosos e com texturas. De acordo com Marina, são produtos que mesmo sendo direcionados a um público com restrições, trazem para o consumidor uma memória gustativa, ou seja, a lembrança de estar comendo um produto próximo ao que ele estava acostumado.
“Hoje possuímos venda direta e via distribuidor, dependendo da região. Temos uma equipe própria de venda com mais de 20 colaboradores na área comercial e distribuidores parceiros que nos permitem atender todo o Brasil. Trabalhamos com todas as linhas do segmento saudável, as linhas integrais, zero açúcar, sem glúten, sem lactose e vegano, e todos os produtos são de fabricação própria. Para a nossa produção, possuímos duas fábricas, sendo uma somente para a parte de doces e geleias sem açúcar.”, explica a administradora da Vitao Alimentos.
Marina evidencia ainda que graças ao tamanho de sua linha, a empresa oferece uma ferramenta de compra online de seus produtos, feita especialmente para o consumidor que tem a necessidade de adquirir determinado produto, mas não consegue encontrar. “Nosso faturamento anual é de R$ 65 milhões e, atualmente, atendemos cerca de 3 mil clientes diretos e quase 13 mil indiretos”, destaca.
“Hoje, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano. No início da empresa, comer um alimento integral era sinônimo de alimentos para restrição. Um produto sem açúcar ou zero adição de açúcar era sinônimo de algo ruim, sem graça. Nos últimos 10 anos, vimos uma grande mudança nos consumidores, as pessoas se preocupando mais com a alimentação, com os produtos que consomem e estão cada vez mais atentas aos rótulos dos produtos. Isso fez com que o mercado tivesse um ótimo crescimento, podemos ver marcar novas, novos produtos todos os dias nas gôndolas, mostrando, assim, que se alimentar saudável não é mais sinônimo de algo sem graça”, comenta Marina.
Para concluir, Marina Curi revela a principal inovação da Vitao Alimentos, que deverá chegar em 2020. “As novidades que devem chegar no começo do ano nas gôndolas são os ovos de Páscoa sem açúcar, nas versões: ao leite sem açúcar, branco sem açúcar, sem lactose, vegano e sem açúcar e a versão kids sem lactose, vegano e sem açúcar. Além de lançamentos focando nas categorias vegano e sem glúten”, finaliza.
LINHA DO TEMPO:
1988: Fundação da empresa, com as linhas de farinhas, grãos, sementes e cereais para dietas macrobióticas.
1991: Criação da marca Vitao Alimentos.
1991: Início da produção de cookies integrais, granolas, snacks, cookies diet e chocolates diet/zero açúcar.
2005: A Vitao mudou-se para uma fábrica maior, possibilitando atender a demanda crescente do mercado.
2007: Lançamento de sua linha de doces sem açúcar composta por cocadas, doces de leite, geleias, leite condensado e várias outras delícias.
2017: Criação da linha sem glúten, trazendo cookies sem glúten, misturas de pães, bolos e massa salgada, além de snacks para completar o portfólio.
2020: Lançamento dos ovos de Páscoa sem açúcar e a versão kids sem lactose, vegano e sem açúcar.
2020: Lançamentos nas categorias vegano e sem glúten.
Redes Sociais:
Instagram: @vitaoalimentos
www.facebook.com/vitaoalimentos
www.youtube.com/vitaoalimentos
Comentários