FIQUE POR DENTRO

Tabagismo passivo afeta os olhos das crianças

Um novo estudo de Hong Kong sugere que o fumo passivo também representa uma ameaça à visão das crianças

Tabagismo passivo afeta os olhos das crianças Tabagismo passivo afeta os olhos das crianças
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O tabagismo passivo é uma ameaça à saúde ocular dos adultos e muitos estudos vinculam a exposição à fumaça a um risco aumentado de doenças oculares como catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira. Um novo estudo de Hong Kong sugere que o fumo passivo também representa uma ameaça à visão das crianças. Os pesquisadores descobriram que crianças com menos de seis anos já mostravam sinais de lesões nos olhos decorrentes do tabagismo passivo.

“Uma das partes mais vulneráveis do olho, à fumaça de cigarro, é chamada coroide, uma densa rede de vasos sanguíneos na parte posterior do olho, é responsável por fornecer oxigênio e nutrição à retina e mantém a temperatura e o volume do olho. Estudos mostraram que fumantes e pessoas expostas ao fumo passivo têm uma coroide mais fina. O afinamento coroidal está relacionado ao desenvolvimento de DMRI com risco de perda de visão, entre outras condições”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde homogeneamente no ambiente, contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.  

A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica em adultos expostos por longos períodos. Em crianças, aumenta o número de infecções respiratórias. Assim, o fumante deve ter conhecimento de que a fumaça do seu cigarro ou de outro produto derivado do tabaco pode causar doenças nas pessoas com quem convive.

Comentários