Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados durante a quarentena. Para a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, cuidar da alimentação nesse momento é essencial para garantir a saúde, em especial os idosos, que já possuem o sistema imunológico mais debilitado.
- Higienização: “É preciso ter cautela com o que levamos para casa, por isso desinfetar as embalagens quando chegar do mercado, com álcool 70% ou água e sabão, ou descartá-las em lixos lacrados”.
- Descontaminação de vegetais: “Lave os vegetais com uma escovinha em água morna para retirar a sujeira visível a olho nu e deixe-os de molho, com a casca, em uma bacia com um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, durante 15 minutos. Depois, lavar abundante”.
- Reduzir o consumo de bebida alcoólica, que pode debilitar o organismo e atrapalhar a imunidade.
- Controlar o sal e o açúcar de adição.
- Não estocar alimentos. “Além de não ter necessidade, quando há muita comida estocada é sinal de não ter comida fresca”.
- Não desperdiçar alimentos. “Cascas de legumes como beterraba, mandioquinha e batata podem ser assadas no forno e virar saborosos chips”.
- Aproveite os chás. “O consumo de bebidas quentes ajuda na expectoração dos fluídos, diminuindo assim a contaminação das vias aéreas, além de ajudar no combate a gripes e resfriados em geral”.
- Reforçar a vitamina C em frutas como acerola, laranja, goiaba, caju e limão. “Elas podem turbinar o sistema imunológico”, finaliza Dra. Ana Luisa.
Comentários