HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Essential Nutrition

Nascida no Brasil em 2011, hoje a marca atua em mais de 10 países

Seus produtos vão desde suplementos até snacks, superfoods e bebidas funcionais

 

História das empresas de suplementos no Brasil: Essential Nutrition Feel Complete, o primeiro shake da Essential
Crédito: DIVULGAÇÃO

A Essential Nutrition foi criada há nove anos em Florianópolis, Santa Catarina, a partir do anseio de oferecer mais qualidade de vida às pessoas, com base na experiência farmacêutica da Essentia Pharma, que tem mais de 15 anos de história e é especializada na manipulação de fórmulas para diversas áreas da medicina, como a preventiva, ortomolecular e nutrologia.

“A Essentia Pharma é considerada a mãe da Essential Nutrition e a acompanha sempre de perto, ao lado de médicos e nutricionistas. A Essentia Pharma é hoje a maior farmácia de manipulação da América Latina e referência em sua área de atuação. Em todos os detalhes da Essential Nutrition é possível perceber um paralelo com as suas origens, visão e infraestrutura”, explica o diretor de marketing, Bruno Urban.  

Hoje, a Fábrica dos Sonhos da Essential Nutrition está localizada em São José, SC, e em Palhoça, no mesmo estado, está a sede administrativa. Já sua sede europeia fica em Lisboa, Portugal; sua sede norte-americana, em Miami; e no México, na Cidade do México.

“Em 2017, a Essential Nutrition inaugurou sua nova fábrica com mais de 6.000m2, com padrões farmacêuticos para a produção de seus suplementos com a qualidade e especialização que sempre sonhamos. Quando se está dentro de um espaço alimentar, existe um conjunto de normas de produção, armazenamento, controle biológico e rastreamento que se intensifica em um ambiente farmacêutico. Suas salas hermeticamente vedadas controlam a temperatura, a umidade, o fluxo e a qualidade do ar que circula nos locais onde são produzidas as proteínas, os colágenos, polivitamínicos, aminoácidos, entre outras”, conta o Diretor de Marketing.  

Bruno Urban enfatiza que, combinando a vontade de oferecer bem-estar com os avanços da tecnologia, o conhecimento científico e as melhores matérias-primas do mundo, a Essential Nutrition cresceu e hoje está em mais de 10 países, entre eles: Portugal, Espanha, Inglaterra, México e, em fevereiro de 2020, a marca chegou aos Estados Unidos, um mercado gigantesco que representa um grande desafio para a empresa, com todas as particularidades grandiosas da economia e cultura americana, referência no setor de suplementação mundial. Além disso, a Essential Nutrition foi a primeira marca brasileira de suplementos a entrar no Whole Foods UK, maior rede de supermercados de produtos saudáveis do mundo, que tem uma política muito criteriosa e restrita.

A Essential Nutrition teve 14 lançamentos em 2016 e em 2017 teve 19. Entrou em 2018 com 63 produtos em seu portfólio e chegou em 2020 com mais de 120 que, além dos suplementos, incluem também snacks, superfoods, bebidas funcionais e acessórios.  

“Todos os nossos produtos têm uma fórmula exclusiva, a maioria é fabricada pela Essential Nutrition e apenas alguns deles são terceirizados. São comercializados apenas por nossa empresa, que atende diretamente as revendas autorizadas. Também possuímos uma loja conceito em Florianópolis e vendemos pelos e-commerces no Brasil, Europa e EUA”, afirma Bruno Urban.  

 

✔ Nutrição Alimentar e Esportiva: suplementos alimentares para quem busca uma melhor qualidade de vida e desempenho esportivo, e que auxiliam médicos e nutricionistas em protocolos clínicos.

 

✔ Linha Superfoods: alimentos inovadores que aliam o prazer do paladar aos benefícios nutricionais.

 

✔ Nutrição Infantil: alimentos polivitamínicos desenvolvidos especialmente para o público infantil, que proporcionam uma opção saudável às crianças, todos sem adição de açúcar e ricos em nutrientes (vitaminas e minerais).

 

✔ Bebida funcional: com ingredientes naturais para foco, concentração e recuperação muscular.

 

“Desde o começo, o Cacao Whey é o nosso carro-chefe. Desde aquela época, a consciência da importância de cuidar da saúde estava aumentando, e junto com nossos médicos prescritores difundíamos cada vez mais esta visão. Assim, aumentava nosso sonho de oferecer produtos que trouxessem ainda mais benefícios e que fossem livres de açúcar, adoçantes e outros ingredientes artificiais. Fomos desenvolvendo a linha de proteínas, ômega-3 e Chocolifts que são muito sólidos e já são bem conhecidos pelo público, e continuamos nos aperfeiçoando em lançamentos como a CoQ10, o Pro-Collagen e o ImmunoWhey, que cada vez mais conquistam  ao nossos clientes e o espaço na lista de top 10 da marca”, explana Urban.

O diretor complementa que, mesmo que as embalagens da Essential Nutrition sejam atraentes, o grande diferencial não está somente do lado de fora, pois a marca desenvolve produtos sob criteriosos cuidados, as fórmulas são estruturadas a partir da visão do um ser humano completo, da inteligência aplicada e na alta qualidade e pureza de matérias-primas, a partir de princípios claros e estabelecidos pela ciência.  

“A busca pela qualidade sem medir os esforços necessários e o melhoramento contínuo são dois princípios bem estabelecidos em nossos pilares, e a transparência também é uma meta fundamental. Os rótulos deixam claro cada ingrediente que os clientes estão consumindo, e temos a documentação de sua origem e certificações. Isso permite que exista confiança na marca e transmita a segurança necessária aos nossos clientes”, acrescenta.

De acordo com Bruno Urban, o público da Essential Nutrition é composto por pessoas que despertaram para a importância da qualidade de vida, longevidade, saúde e bem-estar. São adeptos do estilo de vida fitness, praticantes de atividades físicas, esportistas, sem contar os prescritores, ou seja, médicos, nutricionistas e profissionais da saúde que utilizam e indicam a marca dentro e fora dos consultórios.  

“Aos poucos, os produtos da Essential Nutrition foram ganhando espaço e passaram a ocupar o balcão principal da cozinha. Era o sinal de um novo perfil de pessoas cativadas pela possibilidade de saúde e prevenção, com ainda mais modernos e mais conscientes ideais de qualidade de vida, que passavam a se identificar com a proposta e paradigma que nossa marca representa. Acreditar que toda pessoa pode ser extraordinária: essa é a visão que concebeu a criação da Essential Nutrition”, diz.  

Conforme Bruno, uma das principais novidades é a linha Essential Enhanced Formulas, produtos que compreendem as ações do organismo como um todo, apostando na sinergia entre os ingredientes e os benefícios que podem ser conquistados através da combinação inteligente dos nutrientes corretos.  

Segundo ele, essa linha reforça a grande pesquisa que antecede cada lançamento Essential Nutrition. Antes de serem apresentados ao mercado, todos os ingredientes são escolhidos e estudados por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, chefs e engenheiros. Um exemplo é o Feel Complete, o primeiro shake da Essential que, além de ser um substituto de refeição – por oferecer macro e micronutrientes na proporção ideal – combina também aminoácidos essenciais como o triptofano, que auxilia no humor e promove saciedade. Feel Complete foi lançado em janeiro de 2020 e já é indicado, tanto para quem deseja perder peso com saúde, como para idosos e atletas em busca de uma refeição balanceada, prática e nutritiva.

E para finalizar, Bruno Urban fala sobre os planos da empresa: “Queremos evoluir na linha de produtos, em especial da linha Essential Enhanced Formulas com ainda mais sabedoria, elevando cada vez mais sua qualidade. Nosso desejo é contribuir para que um número cada vez maior de pessoas desfrutem de melhor qualidade de vida ao redor  do mundo.”, conclui.  

 

LINHA DO TEMPO:

2011 - Nasce a Essential Nutrition da expertise farmacêutica da Essentia Pharma

2014 - 1.000 pontos de venda

2015 - Chegada à Europa

2016 - Primeira marca brasileira de suplementos a vender no Whole Foods UK

2017 - Nova Fábrica

2018 - Lançamento Essential Business Hub

2019 - Mais de 3.000 pontos de vendas em todo o mundo

2019 - Projeto Be Generous

2019 - Essential Enhanced Formulas  

2020 - Chegada aos EUA

 

REDES SOCIAIS:

Instagram: @essential_nutrition

Twitter: @essentialbrasil

Facebook: www.facebook.com/Essentialbrasil/

Youtube: Essential Nutrition

E-commerces: www.essentialnutrition.com.br / www.essentialnutrition.eu / www.essentialnutritionusa.com

Comentários