Marcelo e Daniele são os grandes campeões do Desafio SuplementAção 2011. Confira as mudanças que a competição promoveu na vida do primeiro e da 2ª colocada, conheça as estratégias adotadas por eles e inspire-se Criado para motivar os leitores da revista a praticar atividade física de forma contínua, fomentar a noção da importância de uma alimentação equilibrada, atingida com auxílio dos suplementos alimentes, o Desafio SuplementAção chegou à sua 2ª edição cumprindo mais uma vez sua meta original: a de cativar e mobilizar pessoas, modificando rotinas e trazendo mais qualidade de vida a todos os que toparam entrar na disputa. Proposto para ser realizado em 12 semanas, o Desafio lançado pela Revista SuplementAção fez com que pessoas espalhadas por todos os cantos do Brasil se comprometessem com a competição e compartilhassem suas metas em prol da boa forma.
Neste ano a repercussão causada pelo desafio surpreendeu: além de uma taxa de adesão superior à do primeiro ano, houve um aumento da participação da ala feminina, o que também chamou a atenção da nossa equipe. Elas somaram 28% dos inscritos, quase o dobro da edição anterior! O número de pessoas que chegou ao final da disputa também nos traz a ideia de que o Desafio é um sucesso e tem muito para crescer. Pelo menos 82% das pessoas que se inscreveram concluíram o período dos três meses e enviaram o material final para a competição. As desistências ocorreram e foram justificadas de diversas maneiras. Entre elas, uma se tornou especial. Afinal de contas a notícia de que uma nova vida está em geração é um bom motivo para diminuir o ritmo. Para chegar ao vencedor, uma equipe com vários profissionais esteve envolvida na decisão. A disputa do título ficou entre um homem e uma mulher, Marcelo Pereira Melo e Daniele Castro. Perfis, corpos e objetivos bem distintos. Ele emagreceu 20kg e deixou a condição de obeso para traz, ela baixou em 5% seu percentual de gordura e conquistou um corpo mais malhado. O grande vencedor da disputa foi Marcelo, que recebe um ano de suplementação de graça – com a cota mensal de R$500 – e uma assinatura da revista por dois anos. Para a equipe responsável pela decisão foi ele quem enfrentou o mais alto grau deificuldade para obter as transformações corporais que conseguiu. Transformou complemente sua rotina, sua forma e sua história. Colocamos Marcelo em um avião de Cuiabá/MT para São Paulo onde encontrou com a segunda colocada do Desafio, Daniele. Marcelo foi direto para o laboratório onde fez o teste para o exame anti-doping que comprovou que durante o período do concurso ele não usou esteróides e anabolizantes, o que garantiu sua vaga no 1ºlugar! Passamos o dia com eles e os vídeos vocês podem conferir no site da revista.
ENFIM, UMA IMAGEM CONFORTÁVEL
O campeão confeçou que a primeira etapa do Desafio SuplementAção começou antes mesmo de sua inscrição na competição. Tirar e, principalmente, revelar as fotos exigidas para entrar na disputa foi uma vitória à parte para o cuiabano que pesava 122kg. “Sempre tive muita vergonha do meu corpo! ”,revela. Recém graduado em Nutriçã, o grande campeão conta que já tinha tentado inúmeras vezes fazer dieta, mas nunca mantinha a linha por muito tempo. “Descobri o desafio através do twitter. Comecei a gostar do conteúdo e achei a proposta inovadora.
Resolvi tentar e dessa vez levar à diante”, conta. Há cinco anos Marcelo treina, mas revela que nunca foi regular. “Depois que assumi a disputa do Desafio não faltei um dia, treino de segunda a sábado”, orgulha-se. Com histórico familiar de obesidade, Marcelo começou a ganhar peso ainda na adolescência, consequência de um tratamento de problemas emocionais com medicamentos antidepressivos. “Comecei a engordar aos 12 anos e desde então não conseguia manter uma dieta regular e emagrecer”, conta. Para chegar ao primeiro lugar do desafio, Marcelo lo traçou como estratégia a perda substancial de gordura. No primeiro mês, adotou uma dieta de baixo carboidrato e gordura, com proteínas magras. “Tomava chá de bugre e chá verde no café da manhã, para desintoxicar e reduzir a retenção hídrica. Junto com quatro fatias de peito de peru e queijo branco”, detalha. “No almoço consumia salada com alface, tomate e pepino, 500g de peito de frango e gelatina light com creme de leite light. No lanche comia peito de peru com queijo e na ceia peito de frango com queijo”. Neste período, a suplementação de Marcelo continha proteínas, aminoácidos e termogênicos. “Tomava whey protein hidrolisado duas vezes ao dia, uma dose no café da manhã e duas depois do treino. Também no café da manhã consumia uma cápsula de termogênico e outra durante a tarde.
Tomava ainda quatro cápsulas de BCAA duas antes e duas depois dos treinos”. No segundo mês a dieta restrita se manteve, mas ganhou o acréscimo de 200g de carboidrato antes dos treinos. “Acrescentei os carboidratos porque sem eles atingi o que chamamos de platô, que é quando seu corpo desacelera a queima de calorias como mecanismo de defesa para preservar sua saúde”, explica. No último mês, Marcelo permaneceu com a base dos primeiros meses. Porém tirou o pré-treino e acrescentou um proteína hidrolisada de carne e glutamina à sua suplementação. “A whey protein, o BCAA, o termogênico e os chás se mantiveram com a mesma dosagem do segundo mês. A glutamina tomava duas doses ao dia, de 46g, antes de dormir, e a proteína de carne isolada também no mesmo horário com doses de 46g”. Durante esse período, para Marcelo, que é músico e vocalista de uma banda de pop rock um dos pontos mais difíceis foi manter a vida social longe das comidas e das bebidas. “Enquanto todo mundo consumia bebidas alcoólicas e comia, eu tomava água gaseificada e Terere, a mesma erva do chimarrão só que consumida fria”. Para chegar aos 104kg do final da competição, Marcelo tinha em mente um desafio: estar melhor a cada semana. “As fotos me ajudaram muito, pois eu tinha como objetivo vencer o cara das imagens da semana anterior”, conta. Treinou pesado para conseguir ter hipertrofia e perder gordura. “Nos dois primeiros meses, quase 100% do treino foi composto por exercícios multiarticulares. No terceiro e último mês, alterei os exercícios para monoarticulares, que exigem menos esforços e diminuem o volume de treino, visando a manutenção da massa muscular e evitando o catabolismo proteico”. As mudanças na vida de Marcelo depois do desafio foram significativas e vão muito além da estética. “Sempre tive problemas com a minha autoestima e agora ela está nas alturas, estou me sentindo muito bem comigo mesmo”, afirma. Para inspirar os outros leitores darevista ele também tem um recado. “Determine uma meta comobjetivos reais. Todos nós temos a capacidade de obter uma grande mudança corporal, seja ela qual for, emagrecer, ganhar músculos, resistência e etc”, lembra. “Mas temos que ser realistas e avaliar se o que almejamos é compatível com a nossa condição”. As metas reais, de acordo com o biotiopo também são as dicas da nossa segunda colocada, a blogueira Daniele Castro. Conheça o que ela enfrentou durante o desafio.
REALITY ON-LINE
Foi através da blogosfera que a Tecnóloga em Oftalmologia Daniele Castro conheceu o Desafio SuplementAção e foi exatamente esse universo que a fez chegar até o final da disputa. Com vontade de deixar sua marca on-line, a mineira, que reside na capital paulista, resolveu criar um blog voltado para assuntos femininos. “Entrei na competição sem pretensão de ganhar. Coloquei muito mais como um desafio pessoal”, revela Daniele, que passou a compartilhar todas as informações de sua participação no Desafio no blog. “Postei diariamente a dieta, o treino, a suplementação, as dificuldades, as conquistas e as fotos do que comia”. Com cerca de três mil acessos diários, a rede de relacionamentos acompanhou cada passo de Daniele, contribuindo para a vigilância constante. Primeira mulher a ocupar posição de destaque no Desafio, a blogueira estabeleceu como meta reduzir seu percentual de gordura, que estava em 19,18%, sem perder massa magra. Para atingir seu objetivo traçou uma estratégia bem parecida com a do universo do bodybuilder. Dividiu o período de treinos, dieta e suplementação em dois: o primeiro para ganho de massa e o segundo com foco na redução de gordura. Na primeira etapa a suplementação utilizada trouxe energia para os treinos, com proteínas e aminoácidos para a construção muscular. “Para isso a suplementação recomendada pela nutricionista foi a seguinte: antes dos treinos 10 ou 20g de maltodextrina, depois do treino 30g de whey protein, mais 10g de maltodextrina e 3g de creatina”, detalha. “Quando não atingia a cota suficiente de proteínas através da dieta, acrescentava um scoop de whey time-release antes de dormir”. A dieta da moça, formulada com base em seus gostos pessoais e seu conhecimento em nutrição e avaliada por uma profissional da área, também ficou focada neste objetivo. As 1.250 calorias consumidas diariamente tinham como base principal as proteínas de origem animal. “Como frango, peru, peixe e ovos. Os queijos, como o branco, cottage e ricota, também fazem parte do meu cardápio assim como os alimentos integrais”, diz. Na segunda etapa, a de redução de gordura, o cardápio da vice-campeã se manteve. As alterações maiores foram relacionadas à suplementação e aos treinamentos, com a adição de exercícios cardiorespiratórios. Na lista dos suplementos, entraram em cena termogênicos, diuréticos e um composto com extrato de guaraná, altas concentrações de biofenóis e cafeína. “Durante o treino consumia 10 ou 20g de maltodextrina e um sachê de termogênico. Depois dos treinos tomava 30g de whey protein, às vezes com 10g de maltodextrina.
Tomei também dois suplementos prescritos pela minha nutricionista. Um deles foi um emagrecedor à base de extrato de guaraná e o outro um composto manipulado para diminuir a retenção hídrica”. O planejamento e a possibilidade de acompanhar sua evolução através de imagem também foram apontados por Daniele como fatores de extrema importância para chegar até o final da competição. Para ela, além da redução de 5% em seu percentual de gordura e um shape definido, a principal mudança trazida pela participação no desafio foi a sensação de estar bem consigo mesma. “Meu corpo é melhor hoje do que na adolescência!”. O planejamento e a busca por alcançar metas também vão permanecer em sua rotina daqui para frente. “Quero sempre estar melhor, de acordo com o meu biotipo.
E vou me planejar para isso, com metas reais, que eu possa cumprir!”. Ficou inspirado pelas histórias dos nossos ganhadores? Mude de rotina você também, busque mais qualidade para sua vida inserindo atividades físicas, alimentação balanceada e suplementação alimentar em seu dia a dia. Aproveite para utilizar em sua busca pela melhor forma o que funcionou para eles. Quem sabe no próximo ano você não entra para nossa galeria de campeões? Raio X dos campeões:
MARCELO PEREIRA MELO
Nascimento: 15/12/1984
Local: Cuiabá - MT
Onde Mora: Várzea Grande – MT
Altura: 1,84m
Peso inicial: 122kg
Peso final: 102kg
Objetivo no Desafio: perder gordura corporal
Conquistas: emagreceu 20kg e deixou a condição de obeso para traz
Nas redes sociais: Twitter @gordo-legal
DANIELE CASTRO
Nascimento: 12/10/1978
Local: Pouso Alegre - MG
Onde Mora: São Paulo - SP
Altura: 1,56m
Peso inicial: 49,7kg
Peso final: 46kg
Objetivo no Desafio: Baixar o percentual de gordura corporal sem perder massa muscular
Conquistas: Redução de 5% no percentual de gordura
Nas redes sociais: queriaserabettyboop.blogspot.com
Comentários