HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos suplementos no Brasil - ARNOLD NUTRITION

Eles querem ser a maior importadora e distribuidora de suplementos alimentares do Brasil

História dos suplementos no Brasil - ARNOLD NUTRITION American Nutritional chega a lançar em média, 10 produtos por ano
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Esse é o foco da empresa que trouxe a marca Arnold Nutrition para o país. Confira nesta reportagem o que eles pretendem fazer para chegar lá, a trajetória, os desafios, as conquistas e todos os passos que esta empresa trilhou para conquistar um lugar no mercado. A história da American Nutritional começou em 1993, quando o proprietário Carlos Junior ingressou no varejo de suplementos alimentares no Brasil, sendo um dos pioneiros no segmento.

Quase 10 anos depois, em 2004, com o aumento considerável na quantidade de lojas que inauguravam no país, o empresário desejou expandir seus negócios e vislumbrou uma boa oportunidade na área de distribuição. Foi então que decidiu mudar de lado e começar a importar não somente para sua própria loja, mas visando todo o mercado nacional. Mas como começar? Para ingressar no segmento de distribuição e conseguir sucesso na nova tarefa, o empreendedor decidiu que deveria importar uma marca conhecida em todo o mundo. Partiu para os Estados Unidos focado neste objetivo, quando surgiu o primeiro desafio: o fabricante não se interessou em exportar para o Brasil porque a adaptação de fórmulas, rótulos e registros inviabilizava o negócio. Mas o mesmo fabricante ofereceu a Carlos Junior a marca Arnold Nutrition, que na época tratava-se de um projeto engavetado do empresário, mas tinha grandes possibilidades de se adaptar ao nosso mercado. E a negociação deu certo.

Hoje a Arnold Nutrition é uma das principais marcas de exportação da distribuidora American Nutritional, que foi inaugurada em 2005 iniciou suas atividades comercializando apenas dois produtos da marca americana: glutamina e BCAA. Com sede em Curitiba-PR, a American Nutritional conta com cinco colaboradores nos Estados Unidos e 28 no Brasil. Entre body shops e farmácias, atende aproximadamente 1.500 clientes em todo o território nacional, que geraram para a empresa um crescimento médio de 30% ao ano. Atualmente, além de toda a linha Arnold Nutrition, que conta com 72 itens, a American também é importadora das marcas Gat, Genetics Tech, Fitness Pro, Stacker2. A mais recente parceria fechada foi com a empresa Optimum Nutrition, que possui 25 anos de experiência no desenvolvimento de suplementos para praticantes de atividades físicas. “Teremos ainda mais duas marcas americanas, nas quais focaremos a venda de whey protein, MRP e barrasproteicas”, comenta, mas ainda sem revelar o nome das marcas. D

DESAFIOS E EVOLUÇÃO

O fato de a American Nutritional distribuir uma marca que ainda não era conhecida no Brasil foi um dos principais desafios iniciais, de acordo com o proprietário Carlos Junior. “Acreditamos que conseguimos superar esta fase graças a parcerias e apoios dos lojistas importantes do país, assim como dos principais sites de e-commerce, que possuem altíssima credibilidade por aqui”, pontua. Aos poucos, a American Nutritional conseguiu ampliar seu mix de produtos para atender à demanda dos lojistas, adaptando-os às leis brasileiras. “Em 2005 obtivemos os dois primeiros registros junto à ANVISA, da glutamina e do BCAA”, lembra. Neste mesmo ano, a importadora trouxe também outros produtos como o CLA, Fat Loss, HGH spray e NOXI-2 da Arnold Nutrition para o território brasileiro.

Com o aumento das vendas, a empresa investiu na contratação de um operador logístico. “Isso representou um grande diferencial em relação à concorrência, pois conseguimos ter mais agilidade na entrega”, revela o proprietário. Nos anos seguintes, a American Nutritional lançou mais dois produtos da Arnold no Brasil: NO3 Beef - energético - e Thermo Fire - para perda de peso. “Na época havia a proibição da creatina e cafeína no Brasil e esses produtos foram bem aceitos entre os praticantes de atividades físicas por terem funções semelhantes”, alega. Além do lançamento de produtos, a American Nutritional também investiu em ações de marketing. Um exemplo foi uma promoção feita em parceria com um dos maiores sites de vendas de suplementos para atletas do Brasil, que levou consumidores para visitar uma das fábricas de produtos Arnold Nutrition, localizada na região de Miami, Estado Unidos.

“Também criamos o Arnold Hummer, um tipo de mini caminhonete para decoração das lojas que agradou muito na época”, orgulha-se. Devido à rápida propagação da Arnold Nutrition no Brasil, em 2008 a distribuidora precisou contratar novos representantes, que hoje somam 19 parceiros no Brasil. Neste mesmo ano, a American Nutritional fechou um contrato com a marca Stacker, que possibilitou a venda legal no Brasil do famoso termogênico muito conhecido entre os atletas como “abelhinha”. A American Nutritional também trouxe para o país os primeiros produtos com a tecnologia de cápsula líquida: o Lipo Cut- X – eleito, por votação popular, o melhor emagrecedor importado no Prêmio SuplementAção 2010 e 2011 - e o Sesalin, ambos da linha de termogênicos. Neste mesmo ano, lançou as proteínas Arnold Nutrition e Arnold Whey, e o Lipo Cut Hers. “Também fechamos mais duas parcerias com marcas internacionais, a GAT e Genetics Tech”, conta Carlos Junior.

2011: UM ANO QUE PROMETE

O ano de 2011 foi marcado por outro lançamento considerado pela American Nutritional um “fenômeno de vendas”: o Arnold 3-d, pioneiro na categoria pré-workout. “Ele produz uma sensação intensa de energia, atenção e concentração. Sua fórmula pré-treino é indicada para atletas de alta performance, dá mais disposição para treinar, mais força e resistência, além de uma energia duradoura e “efeito pump” constante”, explica o empresário. Além disso, duas outras empresas internacionais entraram no portifólio da importadora neste ano: a Optimum Nutrition e a Fitness Pro. Com essa variedade de marcas, a American Nutritional chega a lançar em média, 10 produtos por ano entre polivitamínicos, proteínas, energéticos e termogênicos, mas já deu pra perceber que os emagrecedores são o carro chefe da empresa. “Nossas principais vantagens são as diversas tecnologias como a já citada cápsula líquida, matéria primas, tabletes de alta absorção e o próprio label dos produtos, tornando-nos líder em vendas no segmento de termogênicos”, afirma. Para o empresário Carlos Junior, o que marcou a American como distribuidora foi a criatividade junto aos parceiros internacionais. “

Nós criamos, juntamente com as marcas representadas, fórmulas permitidas para a venda no Brasil, adaptando a inovação lá de fora com a realidade do mercado brasileiro. Procuramos criar alternativas para os lojistas nacionais, que ficam extremamente limitados por causa das leis deste país”, revela o empresário. Por outro lado, Carlos Junior acredita que o consumidor de hoje está mais atento a não comprar produtos sem registro e está mais compreensível em aceitar as legislações brasileiras, o que é bom para as importadoras sérias que trabalham de acordo com as leis. Além de agregar cada vez mais marcas internacionais para o Brasil, a American Nutritional quer estender sua atuação a outros países. “Meus planos para esse ano ainda são de exportar a marca Arnold Nutrition para países da Europa e Oriente Médio”, revela Carlos Junior, que garante: “Já estamos trabalhando fortemente por esse objetivo”. Diferenças no mercado entre o Brasil e o exterior.

Em um comparativo entre o mercado de suplementação alimentar no Brasil e no exterior, o empresário Carlos Junior, proprietário da American Nutritional, cita como principais diferenças o fato de que no Brasil a maioria das marcas possui fábricas próprias, enquanto nos Estados Unidos, onde existem mais de 400 marcas, pouquíssimas delas possuem fábrica própria. “Ou seja, a grande maioria das marcas americanas são produzidas em fábricas terceirizadas, assim como a Arnold Nutrition, Nutrex, Twinlab, BSN, Muscle Tech, Ultimate Nutrition e várias outras”, explica.

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