ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Alimentos Funcionais: para o sangue circular melhor

Alimentos que ajudam a evitar problemas circulatórios são peixes de água fria, como o salmão, por exemplo, óleos vegetais, semente de linhaça e nozes, que possuem ácidos graxos.

Alimentos Funcionais: para o sangue circular melhor Outros alimentos que ajudam a evitar problemas circulatórios são peixes de água fria, como o salmão.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Segundo a nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e em fisiologia do exercício, alimentos que ajudam a evitar problemas circulatórios são peixes de água fria, como o salmão, por exemplo, óleos vegetais, semente de linhaça e nozes, que possuem ácidos graxos poliinsaturados, principalmente ômegas 3 e 6. “

Esses ácidos se relacionam com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, e agem no aumento da fluidez sanguínea e na redução da pressão arterial”, afirma. Isso acontece porque eles aumentam o HDL, cuja função está ligada a propriedades anti-aterogênicas, que previnem o entupimento das veias, e ao favorecimento da regressão da placa de ateroma, que são as gorduras que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos.

Além destes, também existem outros tipos de alimentos que ajudam na manutenção da circulação sanguínea, classificados como fitoesteróis e catequinas. “Os fitoesteróis agem na redução dos níveis de colesterol total e LDL – lipoproteína de baixa densidade. Estão presentes em óleos vegetais, sementes e nozes. Já as catequinas possuem atividade antioxidante, agindo na redução do risco de doença cardiovascular, e estão presentes na uva, vinho tinto, chás verde e preto e cacau”, esclarece.

Comentários