ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Alimentos Funcionais: contra a compulsão alimentar

A compulsão alimentar pode ser um fator de queda de serotonina

Alimentos Funcionais: contra a compulsão alimentar As folhas contém propriedades que são envolvidas na ativação dos receptores de gaba
Crédito: BANCO DE IMAGENS

De acordo com a Dra. Fernanda, a compulsão alimentar pode ser um fator de queda de serotonina - molécula envolvida na comunicação entre neurônios - e falta de alguns nutrientes como zinco. “As fontes alimentares de zinco são quinua, carne vermelha, amaranto e oleaginosas, como as amêndoas”, explica. A especialista ainda cita alguns tipos de alimentos que podem provocar o aumento da serotonina:

- L-theanine: aminoácido presente no chá verde e no chá preto.

Segundo a nutricionista, estudos mostram que esse aminoácido contém propriedades que reduz o estresse físico e mental por induzir a atividade das ondas alfa no cérebro. Além disso, ele aumenta a síntese de dopamina e serotonina. “Uma xícara de chá é o necessário para esse efeito. O cuidado que se deve ter é o horário de tomar esse chá. Por conter cafeína, que faz o efeito contrário por ser estimulatório, deve-se tomar o chá verde ou chá preto até às 16h”, ensina Fernanda.

- Passiflora incarnata: folhas do maracujá. “As folhas contém propriedades que são envolvidas na ativação dos receptores de gaba, o ácido gama–aminobutírico, neurotransmissor da via da serotonina. Esse mesmo mecanismo parece ocorrer com a valeriana e o mulungu, que são ervas usadas como indutores do sono”, conta a nutricionista.

- Alimentos ricos em triptofano: ovo, spirulina, farinha de grão de bico, banana, semente de gergelim, semente de girassol, quinua, amaranto e cacau.

Comentários