MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº15 - Sheila Mello e Fernando Scherer

Sheila Mello e Fernando Scherer formam hoje uma dupla com novas propostas e desafios profissionais e pessoais

Hoje o casal permite-se desfrutar de momentos em que a refeição é uma parte importantíssima de um contexto social
Crédito: SUPLEMENTAÇÃO

Ela é um ícone de beleza e boa forma desde que despontou no cenário nacional como dançarina, é atriz e educadora física formada. Ele faz parte dos grandes nomes da natação brasileira, é medalhista olímpico, campeão mundial e conquistou nada menos do que sete ouros em Jogos Panamericanos. Sheila Mello e Fernando Scherer formam hoje uma dupla com novas propostas e desafio profissionais e pessoais. Casados há um ano e meio, contam como mudaram sua relação com as atividades físicas e revelam a rotina de cuidados que mantêm para estar sempre bem A trajetória profissional de Sheila Mello e Fernando Scherer, o Xuxa, todo mundo conhece. Quando ainda nem sonhavam em subir ao altar juntos, eles conquistaram multidões de fãs e inúmeros títulos. Ele, nadador de elite, tem em casa duas medalhas olímpicas de bronze - uma conquistada em Atlanta (1996) e outra em Sidney (2000) – um título mundial nos 100m livre – do Mundial de Natação de 1993 – e mais sete medalhas dos Jogos Panamericanos. Ela, formada em balé clássico e dança moderna, conquistou o público e a fama no elenco do grupo de axé “É o Tchan” e tornou-se referência em relação aos padrões de beleza nacional, trazendo para os palcos toda a exuberância de suas curvas e músculos. Mesmo sem fazer ideia que um dia seriam um casal, os famosos dedicaram-se às suas respectivas carreiras de uma forma bem semelhante: trabalharam pesado e continuamente para atingir o máximo de sua performance física e estar sempre entre os melhores. Se Scherer buscava as marcas mais rápidas nas piscinas, Sheila dedicava-se a manter-se no posto das mais belas. “Foram 12 anos treinando oito horas e indo a academia diariamente em dois períodos diferentes”, conta o nadador.

“Quando entrei no Tchan fiz um trabalho intenso de hipertrofia, cheguei a ficar com 67cm de coxa! Além da musculação, fazia aula de balé, jazz, hip hop e tinha as apresentações com o grupo”, diz Sheila. A exigência intensa e contínua do corpo trouxe os ouros das vitórias e da popularidade, mas também deixou suas marcas. Trouxe lesões para ambos e mudou definitivamente a maneira como cada um deles passou a encarar a prática de exercícios. “Como todo atleta de alto nível tive várias lesões ao longo da minha trajetória. O foco do meu treino é manter a forma física e a musculatura preparada para o dia a dia. Meu grande objetivo é continuar sem dores, pois como atleta, se eu deixar a musculatura enfraquecer vou ter muitas dores”, revela o nadador.

Já a bailarina conta que teve uma sobrecarga de trabalho e malhação que não foi saudável em sua história. “Tanto é que me levou a uma lesão e eu precisei operar o joelho. Tudo isso fez com que hoje minha opção fosse para um caminho de bem-estar”, aponta. A ideia de que a prática de exercício físico, a alimentação e a suplementação alimentar devem estar focadas na saúde e ter como consequência muito mais o bem-estar do que a performance é levada à sério tanto por Fernando quanto por Sheila. Juntos desde que participaram da segunda edição do reality show “A Fazenda”, exibido pela Rede Record em 2010, eles mantêm hábitos e regras que fazem com que não percam a linha mesmo depois de casados.

A NOVA MORENA É LINDA

Sheila Mello mudou o foco, mas nunca deixou os palcos! Hoje está trilhando seu caminho na dramaturgia. Graduou-se em artes cênicas e já deu vida a diferentes personagens emmontagens teatrais, curtas-metragem e fez aparições em novelas da emissora que é contrata, a Record. Para assumir esses novos papeis, a moça vem encarando o desafio de transformar cada vez mais sua imagem tanto para os palcos quanto para as telas. Recentemente, abriu mão da loirice e assumiu um tom mais escuro para os cabelos. A sugestão foi do diretor Marcos Wainberg da peça “‘Três possibilidades que é uma adaptação do filme Três Formas de Amar – da qual a nova morena é estrela. A ideia era realmente desconstruir a imagem da atriz. “Eu já tinha pensado em mudar, mas não tinha coragem. Aos 30 anos sentei na cadeira do meu cabeleireiro para mudar a cor e mudar o corte, mas amarelei total”, conta. “Até que teve todo o processo dessa peça e eu abracei. Quando coloquei a tinta e adorei, por mais que a alma seja loira estou curtinho essa passagem como morena”. O resultado da transformação tem sido satisfatório tanto em cena, quanto em casa! “As pessoas comentam muito essa questão. Cada um tem uma opinião. Tem pessoas que falam que adoraram porque quebrou uma imagem pré-concebida sobre mim e gente que diz: pelo amor de Deus volta a ser loira”, revela.

“O Fernando adorou! Quando eu falo que quero voltar a ser loira ele diz: deixa eu curtir mais um pouquinho!”. Outro processo de mudança é em relação ao seu perfil físico. Se antes seu trabalho intenso era para assumir a imagem de mulherão, hoje vem perdendo peso gradualmente para estar pronta para encarar qualquer personagem. “Agora eu tenho que diminuir porque no vídeo ainda sou grande. Na última novela, eu já tinha emagrecido e mesmo assim ainda era maior do que as meninas”, diz. “Eu não posso ser muito marombada porque quando eu subo no palco traz uma imagem pré-concebida de tudo e isso acaba me limitando muito, por isso preciso perder um pouquinho de peso”. E Sheila está feliz com as mudanças. “Não tenho grilos, estou feliz! Meu corpo continua sendo meu instrumento de trabalho e tenho consciência de que naquele momento [do É o Tchan] eu precisava ter a imagem de gostosa e fiz o que eu pude para estar dentro desse perfil. Hoje meu trabalho é o de atriz e preciso ser mais neutra”, conta. Sheila investe nos exercícios aeróbicos para manter-se de bem com a balança. Faz diariamente uma hora de atividades no aparelho elíptico chamado Transport, que combina atividade cardiovascular e movimentos localizados para bumbum, pernas, coxas e panturrilhas. “Eu tenho um Transport na sala de casa.

Na verdade ele foi meu presente de casamento! Quando Fernando me perguntava qual sofá eu queria ou algum outro detalhe da casa eu dizia: quero minha academia!”, conta. “Todo esse trabalho de aeróbico eu faço em casa. Acordo, alugo um filme e começo a minha malhação”. Outra atividade a qual a morena se dedica é a dança. “Faço aula de dança todos os dias! Então não é difícil lidar com a balança para manter o controle do peso. É mais fácil porque eu tenho um prazer muito grande nesse trabalho aeróbico”. A musculação ainda faz parte da rotina de Sheila, agora mais leve e focada. “Hoje em dia eu me preocupo em manter o tônus, deixar tudo durinho”, diz. Seu treino tem como foco os músculos inferiores do corpo, com nove exercícios voltados para os músculos posterior de coxa, quadríceps e glúteos. “Faço o treino de pernas duas vezes por semana”, conta. Para os membros superiores Sheila realiza apenas dois ou três exercícios. “Encaixo esses exercícios no dia dos exercícios aeróbicos”. Para manter o abdômen definido a atriz recorre aos exercícios abdominais em cima da Fit Ball, a bola utilizada em exercícios funcionais. “Com ela aumento a concentração dos abdominais. Faço em média 150 repetições pelo menos duas vezes por semana.” Para acompanhar as mudanças nos treinos e nos objetivos, a suplementação de Sheila também mudou.

“Consumi muitos suplementos para recuperação muscular e para conseguir chegar naquele resultado de hipertrofia”, conta. “Hoje costumo utilizar um carboidrato em gel antes dos treinos de musculação e uma proteína logo depois das séries de exercícios”, diz. A escolhida pela atriz é uma whey protein isolada com zero carboidrato. Além disso, Sheila também utiliza suplementos receitados pelo seu médico ortomolecular Eduardo Gomes Pereira, com o qual mantém acompanhamento constante. “Busquei a medicina ortomolecular porque ela levanta a bandeira da qualidade de vida, que é o meu foco atualmente”, afirma. Na semana de nossa entrevista Sheila estava iniciando um novo ciclo de suplementos. “Este ciclo deve durar seis meses. Como conheço o Dr. Eduardo há muito tempo, sempre vou ao consultório para refazer meus exames de sangue e bater um papo para saber se tudo vai bem com minha saúde”. Entre ossuplementos que Sheila deve consumir está o Keto DHEA, que é um metabólico que ocorre naturalmente durante a separação do hormônio DHEA, normalmente utilizado para função imunológica. “Consumo uma cápsula ao levantar”, conta. Na lista estão também dois suplementos importados: um probiótico e um multivitamínico. “O Co-biotic eu consumo duas vezes ao dia, uma cápsula quando levanto e outra quando vou dormir e o Mega Platinum consumo uma cápsula na hora do almoço”. Além disso, ela consome também 100mg de ômega 3 diariamente e vitamina C em cristais. “A vitamina C tomo uma colher de chá misturada com meia colher de bicarbonato”.

E O MARIDÃO TAMBÉM

Scherer também está em um novo momento profissional. Desde que deixou as piscinas, em 2007, mantém-se ao lado de seu irmão na administração de sua empresa de roupas e equipamentos para natação, a Hammer Head. Assumiu o posto de comentarista oficial de natação da Rede Record e dedica-se a produção e apresentação do quadro “Gigantes da Água”, que vai ao ar no programa Esporte Fantástico. Mesmo com as transformações, Fernando não deixou de frequentar a academia diariamente. “Continuo indo todos os dias à academia. Hoje meu treino dura entre 40 minutos e 1 hora e meia”, revela. O objetivo dos exercícios que realiza é dar longevidade para a musculatura. “São exercícios mais voltados para a manutenção da postura e da musculatura para que eu não tenha tanta dor”. Por esse motivo as aulas de pilates fazem parte da rotina de Scherer. “Faço um trabalho intenso de pilates pelo menos duas vezes na semana”. Além disso, Fernando faz uma vez por semana aula de personal junto com a Sheila que mistura musculação e exercícios funcionais. Quem pensa que, por sua trajetória, ele tem uma rotina regrada dentro da academia está enganado.

“Diferente do atleta, que precisa trabalhar músculos separados, faço um pouquinho de cada músculo e foco nas minhas dificuldades. Por exemplo, se eu sentir que eu fiz algum exercício de pilates voltado para pernas e senti que mesmo assim está faltando força, faço um trabalho mais focado nesse músculo”, revela. “Eu gosto muito da musculação, venho treinar por prazer e eu mesmo faço meu treino”, aponta. Scherer vai mais além e confessa para nossa reportagem que há vezes em que vai à academia disposto a fazer vários exercícios, mas acaba cumprindo apenas uma parte do que imaginava. “Não quero mais ter essa responsabilidade de ter que seguir um treino regrado!”, diz. Por sua sinceridade, o medalhista olímpico recebe até um elogio de um de seus professores durante nossa produção. “Gostei de ver que você não mentiu”, comenta o professor de Xuxa. Mas se engana quem pensa que esse aparente sossego demonstra uma falta de preocupação com a saúde. Mesmo com essa flexibilidade ele não mudou muito desde que deixou de competir e se não vai à academia preocupa-se. “Quando não venho fico com um sentimento de culpa, mas vou adequando as atividades físicas à minha rotina. Hoje elas estão em segundo plano”. Os suplementos alimentares também acompanharam essa mudança. “Faço o acompanhamento de suplementação sempre, mas hoje não faço a suplementação de um atleta e sim de uma pessoa normal”. Hoje Scherer consome apenas três produtos: um multivitamínico, um carboidrato em gel e a whey protein isolada.

“O multivitamínico tomo uma cápsula todo dia. Para manter o organismo equilibrado com a ingestão regular de vitaminas e sais minerais, o foco é na saúde, porque hoje em dia a alimentação já não é mais como antigamente. É muito difícil conseguir tudo o que se precisa através apenas dos alimentos”,acredita. “Também faço uso dos carboidratos quando eu vejo que os treinos estão intensos e, muito raramente, quando faço um treino mais forte, tomo uma proteína após os exercícios”, detalha ele. Para fazer um comparativo com a quantidade de produtos que consumia antes Scherer brinca. “Aí você não tem caderno para anotar!”, diz. “Consumia todas as listas de A a Z junto e separado. Desde creatina, glutamina, ômega 3,proteína, proteína com antioxidante, um drinque que tinha proteína, carboidrato e endurox, clorofila, espirulina” segue listando. “Tudo que você imaginar eu tomava quando atleta para não ficar doente. Porque minha maior preocupação era adoecer pelo excesso e a intensidade dos treinos, por conta do desgaste muscular e desgaste físico”. Glutamina, por exemplo, suplemento que tem atuação na função imunológica, Fernando chegou a consumir 10g após todos os treinos. Indo mais a diante, com tantos anos dedicados ao esporte, Scherer conhece o que funciona e não funciona para o seu organismo. “Eu tenho uma bela noção de nutrição.

Já frequentei muitos nutricionistas já fiz muita dieta de tudo quanto é tipo. Já fiz dieta de sangue, de baixo carboidrato, de altíssimo nível de carboidrato com pouca proteína”, garante. Fernando diz ainda que leu muito sobre nutrição, e conhece as bases das principais dietas existentes e procura adequar sua alimentação para manter sempre o equilíbrio. “Para mim o segredo é manter uma alimentação equilibrada durante a semana e deixar os finais de semana para as escapadinhas. Acredito que não adianta fazer uma alimentação muito restritiva, pois é difícil manter por muito tempo se não houver um objetivo muito grande”. – Veja a dieta de Fernando e Sheila no “Cardápio dos Scherer”.

QUESTÃO DE PRIORIDADES

Outra novidade na vida de Fernando e Sheila são os prazeres ligados à alimentação. Hoje o casal permite-se desfrutar de momentos em que a refeição é uma parte importantíssima de um contexto social. “Depois de casados, a principal mudança é o ‘evento’ de sair para jantar. Aí não é se alimentar e sim sair para conversar, namorar, curtir a companhia um do outro, beber um vinho”, diz Scherer. “Não dá para abrir mão disso. Depois a gente queima na academia!”. Para o atleta, estar bem depois do casamento é fundamental para se sentir bem. “Costumo dizer que eu continuo me cuidando porque continuo gostando de mim”, diz. “

Mas se eu tiver que trabalhar o dia inteiro e tiver que fazer um treino mais leve, eu faço amarradão. Se eu tiver apenas duas horas no dia para ficar com a minha esposa voupreferir estar com ela do que vir malhar”, revela. Para ele é uma questão de definir objetivos e trabalhar para conquistá-los. “Se você quer algo do seu corpo vá em busca! É preciso definir quais são as prioridades”, diz com a tranquilidade de quem chegou ao auge da performance física e se mantém muito bem até hoje.

E você já definiu as suas?

Cardápio dos Scherer

No lar da dupla uma regra é fundamental: nada de frituras! A alimentação é bem equilibrada e balanceada confira o que está sempre à mesa de Sheila e Fernando.

Café da manhã e lanche: Pão integral, Queijo cottage Peito de peru, Suco de laranja Frutas variadas

Almoço e Jantar Frango (pelo menos duas vezes na semana) Peixe(pelo menos duas vezes na semana) Carne Vermelha (pelo menos duas vezes na semana) Arroz branco Feijão

 

 

PERFIL:

SHEILA MELLO SCHERER

Bailarina, Atriz e Educadora Física

Data de Nascimento: 23/07/1978

Local: São Paulo (SP)

Atura: 1,70m

Peso: 64kg

Busto: 94cm

Cintura: 69cm

Quadril: 100cm

Redes Sociais

Siga: @sheila_mello

Curta: Sheila Scherer

 

PERFIL:

FERNANDO SCHERER

Medalhista olímpico, comentarista de natação e empresário

Data de Nascimento: 06/10/1974

Local: Florianópolis (SC)

Atura: 1,82m

Peso: 93kg

Braço: 33cm

Coxa: 59cm

Redes Sociais

Siga: @xuxascherer

 

Comentários