NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Natação com Nicholas Santos

O atleta Nicholas Santos, da equipe brasileira de natação, é uma das grandes chances de medalha na piscina de Pequim para o Brasil

Nutrição e Esporte: Natação com Nicholas Santos Nicholas Santos é um dos melhores nadadores brasileiros da atualidade
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Nicholas Santos é um dos melhores nadadores brasileiros da atualidade. Com grandes chances de trazer o ouro para o Brasil, o atleta vai competir este ano na olimpíada de Pequim, onde disputará os 50 metros livres, modalidade que lhe rendeu a prata nos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O nadador também fez parte da equipe brasileira que conquistou o ouro no 4x100m livre, na mesma competição. 

Juntamente com Thiago Pereira, César Cielo e Kaio Márcio, Nicholas Santos tem obtido grande destaque nos últimos anos, inclusive atingindo o seu melhor desempenho no ano passado, com 27 anos. Recentemente, o atleta esteve na China para conhecer e competir em um evento-teste no famoso Cubo D´Água, o Parque Aquático de Pequim, onde se realizarão as provas aquáticas.

Nascido na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Nicholas mora na capital há alguns anos, onde treina e estuda. Atleta do Esporte Clube Pinheiros, o nadador é formado em fisioterapia e atualmente faz pós-graduação. “Ultimamente, na verdade, eu só tenho treinado, treinado e treinado”, confessa. A desgastante rotina exige do atleta mais do que um bom preparo físico. É necessário, sobretudo, uma rotina alimentar disciplinada e equilibrada, principalmente em um momento tão importante como este. “Meus treinamentos estão bem puxados e muito intensos, tanto dentro como fora da água. Tenho somado uma média de 8 horas por dia de treino, o que inclui musculação, exercícios funcionais, uma parte intensa dentro da água, parte técnica e também ginástica natural e Yôga. A alimentação faz parte do treinamento, sem ela provavelmente os resultados não apareceriam”, diz Nicholas.

Somado a isso, o atleta completa seus treinos e alimentação com uma dose diária de suplementação alimentar. “Consumo alguns suplementos, o que inclui multivitamínicos, repositores energéticos e hiperprotéicos. A suplementação é feita diariamente, de segunda a segunda. Pela manhã, antes do treino, tomo um multivitamínico com Whey Protein Micelar; durante o treino um mix de carboidratos; e após o treino, uso novamente um mix de Carboidratos e Proteínas. Utilizo também alguns suplementos para ajudar a articulação e sistema imune”, conta.

A recuperação dos treinos e a manutenção da massa muscular são os momentos que mais exigem suplementação , segundo Nicholas. “Existem treinos que são intensos e demorados, o que me causa muita fome. Alguns duram 3 horas dentro da água e é preciso ingerir algo com uma absorção rápida. Os suplementos caem muito bem nessas horas”. Nicholas acredita que os atletas brasileiros poderiam se preparar melhor se tivessem um acesso maior aos suplementos alimentares . “A suplementação no nosso país ainda é muito cara e a maioria é importada, o que a inviabiliza para muitos atletas. Acredito que isso deva mudar nos próximos anos”. As indústrias de suplementos alimentares no país tentam aprovação de inúmeros produtos que poderiam ajudar os atletas brasileiros a competirem de igual para igual com outros atletas, pois em seus países esses produtos já são consumidos em larga escala, proporcionando uma grande diferença competitiva para os adversários brasileiros.

Nicholas irá estrear dia 14 de agosto em Pequim. “Meu primeiro grande objetivo é chegar à final dos 50 metros livres, meus principais adversários serão australianos, franceses e americanos. Acredito que em uma final Olímpica dessa prova tudo pode acontecer. Na final existem os principais, porém sem favoritos” conclui. O nadador conta com o apoio do restaurante Fast Grill, no Itaim, e de dois grandes amigos, Fernando e Eduardo durante sua preparação. “Vou colocar na minha touca para as Olimpíadas: Anuncie Aqui”, brinca Nicholas. Ser esportista profissional no Brasil continua sendo uma tarefa bastante difícil.

Comentários