Mineral importante, o zinco está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios, é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune. Conheça alguns desses poderes, segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde:
Zinco e osteoporose - promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea e aumentar o risco de desenvolvimento de osteoporose, pois pode levar à queda significativa da massa óssea;
Zinco e diabetes - componente da insulina, atua como regulador da atividade da mesma, além de estimular a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, o que promove a entrada da glicose na célula;
Zinco, pele e unhas - nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele. Sua deficiência pode ocasionar lesões na pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas.
Curiosidade: a deficiência de zinco pode levar a diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens, pois ele desempenha importante papel na reprodução, necessário para ovulação, produção e maturação do esperma e fertilização.
Comentários