HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - NEW MILLEN

New Millen: inovações e ousadia levaram a empresa à posição de sexta maior do segmento

História dos Suplementos no Brasil - NEW MILLEN New Millen ocupa atualmente a posição de sexta empresa com maior fatia do mercado de suplementos alimentares
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A empresa paulista que nasceu com foco na produção de uma sopa altamente nutritiva rendeu-se ao ramo dos suplementos alimentares em 2001. Hoje as linhas de produtos proteicos,nergéticos, aminoácidos, hipercalóricos e emagrecedores representam 70% do faturamento da New Millen, que só nos últimos anos cresceu 142%. Com planta fabril localizada em Cajamar, interior de São Paulo, em um terreno de 6.810m2, sendo 4.730m2 de área construída e atuação no mercado tanto com marcas próprias quantoterceirizadas, a New Millen ocupa atualmente a posição de sexta empresa com maior fatia do mercado de suplementos alimentares.

Fabricante de linhas de produtos proteicos, energéticos, hipercalóricos,para definição muscular, emagrecimento e aminoácidos, é a atual fornecedora oficial de suplementos para o Grupo de Operações Especiais da Polícia (GOE), considerado a Swat brasileira, produz em sua fábrica itens de marcas como Laboratório Bergamo, PRÓDIET Farmacêutica e Pfizer, foi uma das primeiras a lançar um suplemento focado em uma modalidade específica atestado pelo IMEN (Instituto de Metabolismo e Nutrição), e está desenvolvendo uma nova tecnologia de aglomeração de proteínas. Com um foco tão bem definido e destaque no segmento, fica difícil imaginar que a New Millen não nasceu com DNA de fabricante de suplementos. Mas a verdade é que a história da empresa tem início lá atrás com outro nome e em outra área de atuação.

Como tudo começou Ingressar no segmento alimentício com uma companhia com produção inteligente totalmente focada na sustentabilidade. Essa era a ideia inicial dos empresários José Januário Dantas e Dirce Reiko Taketa ao fundar, em 1987, a Milly Indústria e Comércio. Inconformado com o desperdício comum entre as empresas do setor, algo que girava em torno de 20 a 25%, os empreendedores decidiram investir em um sistema que aproveitasse ao máximo a matéria prima e em um produto altamente nutritivo. “Eles conseguiram reduzir o desperdício para zero”, conta o gerente de marketing da empresa, Alexandre Viegas Nasser. “Também criaram uma base de sopas usada em produtos para merenda escolar, que foi amplamente comercializada para populações de regiões carentes”.

Logos nos primeiros anos, a então Milly Indústria focou sua produção em itens da cesta básica e conquistou clientes renomados como os Grupos Pão de Açúcar e Carrefour. E, em 1992, enquanto as reservas econômicas de grande parte dos brasileiros eram sequestradas das poupanças, pelo governante da época, e os “caras pintadas” saiam às ruas para pedir sua queda, José Dantas fez o que só os empresários ousados têm coragem de fazer: investiu e abriu uma nova planta fabril. “Na época nossa estratégia de vendas era focada em marcas próprias, isso reduzia consideravelmente o risco e o investimento em capital mobilizado, como rótulos, embalagens, matéria prima, etc”, explica Nasser. “Com o aumento no volume de clientes não tínhamos outra opção a não ser ampliar o volume de produção, para isso era preciso investir em uma nova planta com recursos próprios do empresário”. Com a mudança para a nova planta, localizada em Tamboré- SP, os processos burocráticos obrigaram os empresários a criar uma nova razão social e o nome da empresa, que era uma homenagem à filha do casal, precisou ser alterado. Nascia então uma nova Milly e com ela uma nova marca: a New Millen.

A empresa mudaria novamente de endereço, em 2000, desta vez para a atual sede, que possui a seguinte estrutura: um prédio de dois pavimentos voltados para o processo produtivo e áreas estratégicas como diretoria e departamentos de desenvolvimento, financeiro e marketing, e um prédio secundário onde estão o departamento de recursos humanos e vendas. Foco nos suplementos Naquela época a maioria dos produtos fabricados pela empresa utilizava como veículo a maltodrextrina. Em 2001, José Dantas teve uma nova ideia: entrar no segmento de suplementos alimentares. Atleta de Karatê, com graduação de 2º Dan, o empresário começava a conhecer a suplementação e decidiu ingressar no novo segmento com a venda da matéria prima e um produto que levava a marca da empresa.

“Nesta época, o mercado de suplementos ainda era muito pequeno e fechado, existiam poucas fábricas”, lembra o gerente de marketing. “Mantivemos o mesmo nome da empresa, pois achávamos conveniente frisar que, por produzir produtos enterais da mais alta qualidade e sofrer constantes auditorias que nos obrigam a manter o máximo rigor em nossas linhas, os suplementos chegariam ao mercado com o mesmo padrão”. Mesmo mantendo outras quatro fortes linhas de produção e atuação – Alimentos, Entrais, Matéria Prima e Marcas Próprias – os suplementos são hoje o carro-chefe da New Millen e representam 70% do faturamento da empresa, que está em ascensão. Ao todo, são 35 produtos com diferentes ações, divididos nas categorias Premium, Advanced e Pro Evolution. “

A Premium é o que chamamos de linha de combate, pois reúne os suplementos com preços mais acessíveis. A Advanced é nossa primeira linha e a Pro Evolution reúne os produtos diferenciados,para exportação”, explica Nasser. “Temos ainda produtos que não se encaixam em nenhuma categoria específica, como é o caso dos packs”. Exigência e evolução constante Mesmo dez anos depois, o primeiro lançamento, a maltodextrina, ainda tem força dentro do mix de produtos da empresa e representa 30% do volume de vendas, em comparação com os outros suplementos. Porém, o mercado mudou e a New Millen sabe disso. “A busca pela qualidade de vida faz com que as pessoas pratiquem mais exercícios e se preocupem mais com seu bem-estar, gerando um maior consumo”, diz o profissional. “O número de consumidores também vem subindo consideravelmente, pois o praticante de atividade física e atletas, sejam eles profissionais ou não, estão cada vez mais conscientes da necessidade de suplementar e ser seletivo na escolha de seus produtos”. Para atingir esse público, cada vez mais exigente, a empresa foca em dois pontos: sabor e formulações inovadoras.

Para se ter uma ideia, a New Millen foi a primeira a lançar, através de uma ampla pesquisa com médicos ortomoleculares enutricionistas, um produto voltado a uma modalidade esportiva específica, o Soccer Plus. Lançado em 2006, é destinado ao praticante de futebol. “Ele é um suplemento composto por guaraná, fonte de energia instantânea, três tipos de carboidratos com curvas glicêmicas diferentes, trazendo energia no início, meio e fim do treino ou atividade”, explica Nasser. “Sua composição conta ainda com vitaminas e minerais com grande poder antioxidante. Sua categoria é a de suplemento energético para atletas, mas também pode ser usado como um repositor eletrolítico pela grande concentração de minerais”. A New Millen trouxe para o mercado três novos produtos da linha Iron: um pack, uma barra de proteínas e um novo energético em gel. “Nosso pack é o único do mercado que possui HMB em sua composição. Fomos também os primeiros a conseguir o registro do produto, que contém também altas concentrações de arginina, cafeína,vitaminas e minerais”, diz Nasser. A outra novidade, a Iron Man Protein Bar tem como diferenciais o sabor e valor nutricional. “Ela contém 40% de proteína por unidade”, assegura o profissional. Já o Iron Man Gel é uma nova versão do já consagrado energético Iron Man.

Com essas inovações, somadas à cartela de produtos que a empresa já possuía e aos clientes de produção terceirizada, a expectativa da empresa é atingir nesse ano um crescimento de 50%, se comparado a 2010. Mas as novidades não acabam junto com a última folha do calendário de 2011. A empresa iniciou um projeto de desenvolvimento de uma nova tecnologia, ainda sigilosa, que promete ampliar ainda mais sua atuação no mercado. Trata-se de uma parceria entre a empresa nacional e uma europeia para o desenvolvimento de uma tecnologia de aglomeração de proteínas. “A tecnologia está sendo desenvolvida em parceria com uma empresa europeia líder em seu segmento e sob as nossas especificações. Pelo potencial de mercado, a tecnologia ainda é sigilosa e exclusiva para o nosso processo”, diz Nasser.

“O objetivo principal desse desenvolvimento é o fornecimento de matéria prima para o mercado nacional, visando o futuro dos suplementos e alimentos”, conclui. Vale a pena ficar de olho na marca e em seus lançamentos para saber que diferenças essa novidade pode trazer para os produtos que consumimos em nosso dia a dia.

Linha do tempo

1987 •Fundação da empresa com o nome de Milly Indústria e Comércio

1996 • Alteração da razão social para o nome atual, New Millen

2000 • Construção da nova planta fabril, em um terreno de 6.810m2, sendo 4.730m2 de área construída, mudança para o novo endereço

2001 • Ingresso no mercado de suplementos com produção de maltodextrina

2005 • A empresa inicia a produção de marcas terceirizadas através do sistema private label, a primeira a ganhar destaque é a Health Labs

2006 • Chega ao mercado o Soccer Plus, o primeiro destinado à uma modalidade específica, o futebol • O Soccer Plus e o Iron Man são aprovados pelo IMEN (Instituto de Metabolismo e Nutrição)

2007 • A empresa inicia o patrocínio ao GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia), conhecido como a Swat do Brasil • A fábrica conquista clientes de renome no segmento como o Laboratório Bergamo e a PRÓDIET Farmacêutica e passa a ser responsável pela produção de itens das marcas

2008 / 2009 • A New Millen monta a linha de envase de líquidos, tornandose autossuficiente na produção de energéticos, aminoácidos, entre outros produtos líquidos

2010 • É lançada a linha de energéticos e aminoácidos líquidos da empresa O faturamento da empresa atinge um crescimento de 142%, contabilizando os últimos três anos

2011 • Lançamento do Iron Pack, o único com HMB no mercado. O produto possui também altas concentrações de arginina, cafeína, vitaminas e minerais

2011 • Desenvolvimento de nova tecnologia de produção, ainda em sigilo

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