SUPLEMENTOS

Operação tapa buracos - Suplementação contra a celulite

Estamos mais habituados a ver esta lista de suplementos para funções como emagrecimento, cuidados com as articulações e construção muscular, mas eles também podem fazer parte da lista de produtos que ajudam a combater as mais que temidas celulites!

Operação tapa buracos - Suplementação contra a celulite É possível a celulite aparecer em fases sujeitas a alterações hormonais
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Mônica Antunes G. Forte Nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Treinamento, Fisiologia e Bioquímica Veja como o tratamento contra os furinhos que tanto nos incomodam pode começar pela boca através dos termogênicos, joints, proteínas, vitaminas. A famosa celulite é, cientificamente,chamada de lipodistrofia ginoide. É uma disfunção onde ocorrem muitas alterações estruturais em diferentes camadas da pele como a derme,microcirculação e adipócitos, podendo acarretar diminuição das atividades funcionais, até como imobilidade dos membros e dores intensas, além de problemas emocionais como baixa autoestima, depressão e inadequação. É uma das maiores queixas das mulheres em relação à estética. Por isso, a grande maioria procura por tratamentos para melhorar o aspecto da pele. Para entender melhor o problema, é preciso saber que a celulite é uma “doença” que faz a pele ficar com o aspecto de uma “casca de laranja” uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada igual à da laranja. As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdômen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas. De onde vem o problema? As mulheres são as mais acometidas pela celulite, cerca de 95% delas reclamam desse mal, pois o estrogênio, hormônio feminino, faz com que elas acumulem mais gordura do que os homens e, portanto, tenham mais celulite. Os homens também podem ter celulite, porém por não possuírem o hormônio feminino eles são mais protegidos. Se o homem ganhar muito peso ele passa a ter celulite, mas isso não é uma regra. Muitas pesquisas são feitas em busca de respostas sobre como funciona o processo de formação da celulite. Existem teorias sobre sua formação, as que ligam a causa de seu aparecimento a questões alérgicas, tóxicas, circulatórias,metabólicas, bioquímicas e hormonais. Porém, nenhuma delas é decisiva. Uma das explicações está ligada ao aumento de peso, que provoca o aumento da taxa de gordura corporal e com isso o aparecimento de celulite.

O aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras.Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local. Dessa forma, a celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. Além do acúmulo da gordura propriamente dita, a alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, pode provocar uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de “casca de laranja”. É possível a celulite aparecer em fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais. O acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocado por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e gordurosos e pobres em frutas, legumes e verduras, também é outro fator que predispõe à celulite. A desidratação e o aumento de toxinas no sistema linfático é outro fator que faz com que o problema se agrave.

Quando não consumimos água suficiente, o organismo tende a reter grande parte da água circulante no organismo o que provoca o inchaço e o acúmulo de toxinas dentro das células. Além disso, esse excesso de toxinas vai para o nosso sistema linfático, que são vasos que absorvem toxinas, metais pesados e gorduras. E se este sistema estiver saturado ele não irá fazer esta espécie de limpeza corretamente e o acúmulo de elementos vai para as células, ocasionando a celulite e gordura localizada. A explicação que é mais convincente é pela alteração do tecido conjuntivo, o qual é formado por fibras que se localizam sob a pele e a conectam aos músculos.

O ganho de gordura e a idade aumentam a probabilidade da celulite aparecer. Com o avançar da idade, a pele perde força e elasticidade, assim como os músculos perdem a tonicidade, ajudando a criar uma aparência enrugada. Nos últimos anos, tem-se observado uma nova hipótese sobre o aparecimento de celulite: a alergia alimentar. Esta se mostra toda vez em que nosso organismo não consegue digerir corretamente um alimento, e assim gera um processo inflamatório, na qual a reação alérgica vem como consequência, se mostrando de diversas formas na pele, intestino, dor de cabeça, etc.

Os principais alimentos alérgenos são: pães; massas e biscoitos com glúten; leite e derivados; soja; frutos do mar como camarão, mariscos; amendoim; clara de ovo; e cerveja, por causa da cevada. Os três estágios Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:

• Grau 1 (fase oculta): os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode ser reversível. •

Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos. Também pode ser reversível •

Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local. Estágio irreversível. Evite o problema Efetivamente, não existe cura para a celulite. Mas existem inúmeros tratamentos e estratégias que prometem melhorar a aparência da pele. As condutas que devem ser adotadas estão relacionadas às mudanças de hábitos, como: dietas adequadas, prática de atividade física, inclusive à perda de peso, caso seja necessária, e cuidados dermatológicos. Já é consenso que a dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes e verduras. Preferir carboidratos integrais e ficar atento ao consumo de fibras – o ideal é consumir entre 25 a 30g delas todos os dias. As fibras insolúveis reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e, com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores. Além disso, o consumo delas favorece a não reabsorção do estrógeno na forma ativa, um dos vilões da pele que contribui para o aparecimento da celulite. Cuidado também com o consumo de sal, alimentos embutidos, congelados, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Invista nos suplementos Existem no mercado diversos suplementos que podemos usar como coadjuvantes ao tratamento da celulite. Hoje, inúmeras indústrias estão com o foco na estética, portanto, milhares de produtos estão sendo lançados com essa finalidade. Mas temos que ter claro que a celulite não tem cura e que o tratamento exige outras atitudes e mudanças.

Entre os suplementos mais indicados para o combate à celulite estão os termogênicos e o chá verde, pois eles aumentam o gasto calórico do organismo, ajudando na queima de gorduras, além de exercer papel desintoxicante e diurético. Podemos comprar termogênicos combinados, ou seja, que possuem em suas fórmulas várias substâncias que aumentam o metabolismo tais como: chá verde, cafeína, taurina, casca da laranja amarga – citrus aurantium, guaraná, entre outros. É encontrado nas prateleiras das lojas especializadas na forma de chá ou cápsula. Outras duas ervas indicadas no tratamento são cavalinha e a centella asiática, ambas com efeito diurético, também atuam na melhora da circulação.

Tanto a dosagem quanto a frequência de consumo sempre serão prescritas de acordo com cada paciente, sob orientação e análise de um profissional. Outras substâncias, na forma de suplemento, podem ser consumidas, tais como a glucosamida. Ela dá sustentação ao tecido conjuntivo, melhorando o aspecto da pele. Pensando em pele, podemos usar o colágeno hidrolisado e seus precursores como a vitamina C. A vitamina C é antioxidante e ajuda na produção endógena do colágeno e assim juntos, eles melhoram a hidratação e eslasticidade da pele. Ela também evita que os radicais livres degradem ainda mais o colágeno da pele. Quando temos o colágeno da pele em ordem, o aspecto dela é ótimo e a firmeza também. Por fim, é preciso entender que a celulite é um problema multifatorial e o seu tratamento deverá ser feito no mesmo âmbito. Unir a nutrição, exercício físico, massagens e mudanças de hábitos, além de promover a nutrição celular adequada e desintoxicação do organismo são medidas para o sucesso do tratamento.

Comentários