MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº17 - Cacau Colucci

Com uma cintura fininha que é o sonho de grande parte das mulheres e um bumbum avantajado, que é sua marca registrada, a ex-BBB comemora o fato de manter a boa forma sem perder o equilíbrio.

O segredo da Cacau é fazer tudo na medida, sem exageros
Crédito: SUPLEMENTAÇÃO

Ela malha, tem uma alimentação saudável, consome suplementos para suprir aquilo que a alimentação não dá conta e ainda se dá direto a momentos de lazer mesmo diante de uma agitada rotina de trabalho. O segredo é fazer tudo na medida, sem exageros. “Eu me respeito a ponto de não fazer nada que me agrida demais em prol da beleza, mas também não abuso a ponto de me prejudicar e brigar com o espelho”, revela.

Quer saber como ela conquistou esse equilíbrio? É só espiar Cláudia Colucci, mais conhecida como Cacau, entrou para a grande mídia depois de ter passado pelo reality show Big Brother Brasil, em 2010. Desde então, ela viu sua vida mudar: de cidade, de profissão, de rotina, de horários. Hoje, ela tem o papel da caipira sexy Linda Rosa, na Escolinha do Gugu da Record, onde utiliza o jargão “isso é bom pra mais de metro”, estuda teatro diariamente às manhãs e o restante do dia trabalha em eventos, entrevistas, editoriais de moda, entre outros. E olha que ela entrou no reality sem grandes pretensões. “Eu não era deslumbrada. Não era cantora, atriz ou dançarina, não via futuro no mundo artístico. Só achei que, mesmo que não saísse com o prêmio final, conseguiria trabalhar com presenças vips e fazer ensaios para poder levantar uma grana. Achava que seria passageiro”, afirma. Sem se importar com o rótulo de ex-BBB ela afirma que deve ao programa muito do que conseguiu conquistar, mas que sabe que pode muito mais. Formada em letras com pós-graduação, Cacau hoje sonha em se manter na TV. “Eu primeiro tive a oportunidade e dei minha cara a tapa, assim como fiz no reality. Agora, aceitei o desafio e estou correndo atrás para me profissionalizar, tirar meu DRT”, comenta. O fato de se tornar uma pessoa pública só acentuou seus cuidados com a beleza. “As pessoas me param nas ruas para saber o que eu faço, quanto eu peso, o que eu como, que tipo de exercício eu faço, se meu bumbum é verdadeiro, se eu como só alface.

Há muita curiosidade a respeito do que eu faço para manter o corpo em forma e acredito que dá pra conseguir um bom resultado com equilíbrio”, alega. O modelo de beleza que Cacau persegue está no que ela chama de meio termo. “Acho mulher magra elegante até certo ponto, então gosto de estar com o corpo da brasileira, gostosa, encorpada. Brasileira é isso, com bumbum, peito, coxas grossas e a cintura fina”, revela. Mesmo já sendo este modelo de beleza que ela aprecia, ela garante que tem seus dias ruins. “Tem dia que acordo e acho que não estou legal, que precisava malhar mais. Acho que toda mulher tem isso, até a Angelina Jolie deve acordado um dia se achando feia. Mas também tem aquele dia que acordo, me arrumo e me acho bonita, sei que “vou arrasar”. Isso é muito do astral!”, opina. Mantendo e aprimorando a genética Cacau Colucci tem um biotipo no formato de pera, com os ombros, braços e cinturas mais fininhos e quadril e bumbum avantajados.

Nesse biotipo, as gordurinhas se acumulam na parte de baixo do corpo e é necessário ter cuidados redobrados na região. “Se engordo um quilo que seja, sinto que vai tudo para o bumbum, por isso procuro manter o peso”, comenta. A modelo afirma que foi bem gordinha até os 12 anos e começou a emagrecer na puberdade. “A família do meu pai era de obesos, ele mesmo tinha mais de 120kg, então eu tinha essa propensão para engordar. Consegui reverter esse quadro cedo, quando entrei para o balé, que eu amava, e comecei a reeducar minha alimentação”, conta. Cacau garante que atualmente não sofre para manter a boa forma. “Tudo o que é muito radical, chega uma hora que a pessoa não aguenta. Uma vez tentei fazer uma dieta e treinamentos totalmente rígidos, mas não consegui, fiquei estressada, irritada, não é pra mim. Para funcionar comigo, o processo tem que ser prazeroso”, defende. Hoje, pelos cuidados com a saúde que mantém ela não engorda com facilidade.

Com 1,68m de altura, 58kg e apenas 60cm de cintura, Cacau é magra e a única coisa que continuou grande foi o seu bumbum, que sempre fez sucesso na mídia e ela garante ser natural. Além de exercícios, os cuidados dela com essa área incluem drenagem linfática, utilização de cremes e o consumo de um suplemento com ação anti-celulite. “Minha família tem a genética da celulite, então eu tenho que cuidar para o problema não tomar conta”, afirma. Com uma rotina intensa de trabalho, Cacau frequenta a academia três vezes por semana, em um período de 1h a 1h40 que ela procura aproveitar ao máximo e é dividido para dar ênfase aos membros inferiores. Além de trocar constantemente o treino da modelo – já que ela é uma pessoa dinâmica e enjoa com facilidade dos exercícios – o professor Marcelo Monteiro muitas vezes prepara uma sequência que mescle pernas e braços. “Eu percebi que no dia em que ía fazer só braço eu ficava com preguiça, não queria ir, comecei a furar os treinos. A tática foi mesclar exercícios para os membros superiores e inferiores em um mesmo dia, porque perna eu não deixo de malhar de jeito nenhum”, conta. Os treinos de Cacau geralmente acontecem no final do dia e ela procura também realizar exercícios cardiorrespiratórios como é o caso do spinning, que ela adora. Na musculação, alterna muitas repetições com cargas não muito pesadas, para manter a definição. “O importante é não deixar de ir. Se não quer fazer a musculação, faça uma aula. Só não vale ficar parado. Até nos finais de semana eu tento fazer um caminhada, correr. Ficar sentado no sofá não dá né, pelo amor de Deus!”, brinca. A modelo não se adaptou em malhar com personal trainner. “Não gosto de ter uma pessoa muito na minha cola, dessa cobrança, de ter 30 segundos pra descansar, tudo muito rígido. Gosto de ter um acompanhamento, saber se estou fazendo corretamente ou não, mas sem muita pressão”, diz. “Às vezes faço uma série a mais quando estou afim, mas nem todo dia você está no mesmo pique, então pego mais leve e com personal não conseguia essa flexibilidade”, comenta.

Como todo ser humano, de vez em quando Cacau é pega por aquela preguiça de malhar. “Hoje todo mundo tem um dia a dia corrido, cansativo. Às vezes fico o dia inteiro andando, de salto alto, chego com as pernas doendo, mas a preguiça só dá na hora de sair de casa. Assim que chego na academia é muito gostoso e o melhor é ir embora cheia de endorfina no corpo, com a sensação de bem-estar e o sentimento de missão cumprida. A gente sai maravilhosa, quando não vou fico muito mal”. De tudo um pouco Cacau não consegue conviver com privações. “Se eu pensar que não vou poder comer mais qualquer coisa, me dá um ‘negócio’”, brinca. Para a modelo, comida é prazer e ter uma dieta muito restritiva seria tirar essa satisfação. Apreciadora de gastronomia, Cacau adora conhecer restaurantes novos e experimentar pratos diferentes, étnicos, como é o caso da culinária tailandesa, peruana, entre outras. “Quando vou pegar um prato diferente, procuro um mais saudável, sem fritura ou muita gordura. Sempre há opções”, diz. Sua ideia para se livrar das tentações à mesa é se tornar proativa diante das opções e escolher não comer, ao invés de acreditar na restrição. “Penso assim: hoje não quero comer isso, não estou com tanta vontade, amanhã eu como”. Dessa forma, Cacau come de tudo, mas sem abusar. “Só não dá para enfiar o pé na jaca todo dia.

Hoje todo mundo tem informação, sabe o que faz bem e o que não faz, tem que ter consciência e fazer opções que fazem bem à saúde”, afirma. Fritura quase nunca entra no cardápio da moça, assim como fast food. “É raro, mas quando estou com muita vontade, tenho meus truques”. Ao invés de escolher um sanduíche completo com fritas, milk shake, sobremesa, ela pede um sanduíche mais leve, às vezes sem molho, com um suco. “Não ligo muito para queijo, então quando vou pedir pizza, escolho a massa fininha, com legumes, atum, tomate, sem queijo”, conta. Se vai a uma churrascaria, ela come as carnes, mas procura tirar a gordura e escolher os cortes mais magros. “Não dá pra ir pegando todos os bolinhos e frituras que oferecem, não precisa comer a gordurinha, senão não dá, né? Faça um pratão de salada, mastigue bem”, enfatiza. Mesmo apaixonada por comida japonesa, Cacau também tenta escolher sempre o que é mais saudável. “Não vai pensando que é tudo light que não é. A culinária japonesa também tem suas ciladas”, alerta. Ela prefere os sashimis, lula à vinagrete, kani, shoyo light “e nada de hot rol”, brinca. E com essa vida social agitada, ela não resiste a uma bebida de vez em quando, também sem exageros. “Adoro tomar uma cervejinha, mas não vou cair bebendo, tomo uns dois copos. Gosto muito de saquê, mas paro em uma dose. Vou devagar”, conta. E se as porções não podem faltar como acompanhamento, ela escolhe de palmito e outras mais saudáveis e evita as frituras. Se exagerou um dia, alivia no outro. “

Eu não vivo de grelhado com salada, só lanço mão dessa combinação se exagerei muito”, comenta. No dia a dia, Cacau prefere comidas simples. Fã da dupla arroz e feijão, no almoço seu prato também tem sempre uma carne magra, frango ou peixe com uma saladinha e, às vezes, come macarrão integral com atum. À noite, ela não abusa do carboidrato e gosta sempre de fazer uma omelete, que ela complementa colocando uma gema e três claras com tomate, cebola, etc. “Eu gosto muito de xuxu, que ninguém gosta, com ovo mexidinho. É uma delícia!”, conta. Na falta destes, um sanduíche de pão integral ou saladinha com peito de frango, peito de peru ou atum entram em cena. E se bate uma vontade de comer doce? Cacau tem sempre à mão uvas passas secas, pois não gosta de gelatina. “Me tira a vontade de comer doce na hora! Até às vezes uma cerejinha em calda me satisfaz”, comenta. Apesar do apelido, Cacau não é muito fã de chocolate. Sua maior perdição é pudim de leite condensado. “Deixo pra comer as coisas que eu realmente gosto, como é o caso do pudim, meu preferido, e mamão papaia com cassis, que também adoro. Não como doce só porque tem à disposição”, revela. Como Cacau viaja muito nem sempre consegue comer nos horários certos, então leva na bolsa sempre uma barrinha de proteína. “É um dos meus truques. No meio da tarde, se eu não tiver nada na bolsa, sei que vou comer o que tiver na frente. Então tenho sempre algo saudável, que não estraga, para não cair em tentação”, conta. Suplementos, suor e samba no pé Rainha de bateria da Unidos do Peruche e Musa da Dragões da Real 2012, Cacau encara uma maratona de desfiles e para isso seu preparo físico se deu nos ensaios, que aconteceram durante três vezes por semana, com duas horas de duração em média. “Para pegar o ritmo tem que sambar na quadra. Saio acabada, com as coxas todas doloridas porque tem que sambar de salto alto, rebolar, abaixar. Tudo isso me dá a preparação para o carnaval”, garante. E os números confirmam: uma hora de samba queima aproximadamente 500 calorias!

Os suplementos entraram no cardápio de Cacau em 2009, quando começou a consumir shakes proteína após os treinos. Depois do BBB, com maior orientação, ela adicionou outros compostos que a ajudam a manter a saúde e boa forma. De manhã e a noite, gata consome um scoop de glutamina, para aumentar sua imunidade. “Em algumas semanas de ensaios fiquei horas sambando na chuva e no dia a dia é tudo muito corrido, preciso aumentar as defesas para não ficar doente”, afirma. Também de manhã, Cacau consome um polivitamínico com vitaminas do complexo B, A, C, E, aminoácidos, ácido fólico, minerais e ginseng, para dar energia e suprir as necessidades diárias. Antes dos treinos, ela consome três cápsulas de BCAA e depois um scoop de whey protein para manter a massa e o tônus muscular. Recentemente, a dermatologista Bianca Gastaldi receitou um suplemento nutricosmético conhecido mundialmente pela eficácia no combate à celulite. A fórmula tem extrato de uva ao óleo de cártamo, que diminui o estoque de gordura dentro das células – principalmente aquelas dos quadris, cintura e abdômen – e, consequentemente, ajuda a combater a celulite.

O chá verde também não falta na geladeira de Cacau, que é desintoxicante e diurético. Além disso, a morena consome muita água, sucos de abacaxi, limão e melancia, sempre sem açúcar – com adoçante. Como uma fênix Além da cinturinha e do bumbum, outra marca registrada de Cacau Colucci é a fênix tatuada nas costas. “Além de ser o símbolo do renascimento, ao mesmo tempo em que é uma figura forte tem a leveza de um pássaro. É assim que eu me sinto: forte por dentro e leve por fora”, revela a ex-BBB. Antes dona de uma empresa de eventos, que ficou para a ex-sócia, Cacau agora tem outra empresa, que é ela mesma e as pessoas que contrata para cuidar de sua carreira. “Só tenho que agradecer a Deus, às pessoas que me deram a oportunidade e ao público que me aceitou muito. A gente recebe crítica, mas muito mais elogios e apoio. Esperava receber muitas críticas. Fui para por a cara a tapa e deu certo. Se quer algo na vida, é preciso correr riscos”, garante. Segredos da boa forma Cacau Colucci consegue manter a forma e ter uma vida equilibrada fazendo boas escolhas. Para não passar por grandes privações, a musa tem alguns segredos que compartilhamos aqui com vocês: - Para não exagerar no sal, Cacau mistura a salada à comida; - Quando está namorando, a moça sabe que muitas vezes a comida entra como forma de agradar, mas não pode virar rotina. “Só hoje pudim, só hoje manjar, só hoje cural, só hoje bolacha, só hoje sorvete, não dá. Tem que ter foco, consciência. Como só o que tenho muito vontade, um pouquinho. Se puder, deixo passar”, revela; - Apesar de já ter a cintura fininha, Cacau conhece uma boa tática: antes de alguns ensaios, ela dorme com uma cinta – aquelas pós-cirúrgicas mesmo – bem apertada. “Dá um efeito legal, toda mulher deveria experimentar”, garante; - Para não pular o treino de braço – que geralmente não é o ponto crítico das mulheres – Cacau mescla em um mesmo dia aparelhos para membros inferiores e superiores; - Aprendi a lidar com meus pontos fracos. “Se a gente se conhece, conhece nosso pontos fracos, não precisa se enganar.

Academia e estética só faço perto de casa, porque sempre que o local é longe acabo não indo. Assim consigo manter a rotina”, esclarece. - Mesmo quando não está a fim de fazer musculação, Cacau vai à academia e faz aulas de ginástica ou spinning. O importante é não ficar parada. Até aos finais de semana, ela procura fazer uma caminhada ou correr ao invés de passar o tempo todo sentada no sofá; - Para ela, não tem desculpa para não malhar. Mesmo quando viaja, procura uma academia ou se vira com pesinhos, caneleiras e dá-lhe criatividade. “Mesmo se não tiver nenhum equipamento, todo mundo tem um tênis. É só sair para caminhar ou correr”, incentiva. - Bom-senso é a palavra de ordem. “A beleza também está dentro de você. Se você está feliz emocionalmente, vai se sentir mais bonita. E lógico, vai se cuidar. É difícil se sentir bem e bonita sem ter esses cuidados, ir à academia, cuidar da pele, da alimentação, da saúde. O problema é o exagero, às vezes você quer melhorar uma região do seu corpo e exagera tanto que estraga. Tem que saber o ponto, o limite de tudo na vida”, diz. - Valorize o que você tem de melhor. A parte que eu mais gosto do meu corpo é a cintura, o bumbum sempre acho que tenho como melhorar. Cada um tem que ficar como se sente bem. Tem mulheres que amam quando estão bem magrinhas, as saradas que brincam que estão “frangas” e querem ficar maiores, cada um tem uma preferência. Você tem que conversar com o espelho e buscar o que acha melhor.

Na academia Cacau procura mesclar os exercícios para membros superiores e inferiores em um mesmo dia.

Confira os aparelhos, número de séries e repetições que a gata executa:

Músculos inferiores:

Afundo no Smith - 4x15

Leg press 45° - 3x15

Leg extension - 3x12 e a última até a falha

Stiff - 3x12

Mesa flexora - 3x12

Glúteo 4 apoios - 4x15

Abdução de quadril c/ caneleira + flexão e extensão do quadril - 3x12 cada

Cadeira Adutora - 4x12

Gêmeos em pé na máquina - 3x15

Abdominal Supra + Infra + Prancha - 4x 20 Supra + 15 infra + 20' isometria

 

Músculos superiores:

Chest Press Máquina - 3x12

Flexão de braço - 3x 10–8-6

Puxada Frontal - 3x12

Pull Over cabo -3x 12

Desenvolvimento - 3x12

Tríceps pulley - 3x12-12-10-10

Rosca Scott - 3x 12-12-10-10

Abdominal Crunch (máquina) - 4x20

Oblíquo no pulley - 4x15

 

Perfil

Cláudia Colucci

Data de nascimento: 28/12/1981

Altura: 1,68

Peso: 58kg

Busto: 88cm

Cintura: 64cm

Quadril: 99cm

Twitter: cacau_colucci

Site oficial: http://claudiacolucci.com.br/

Comentários