Descubra quais as substâncias certas para manter a beleza e a saúde da pele Com o passar dos anos, nosso corpo sofre muitas alterações clínicas e fisiológicas, tanto por efeitos externos como internos. Hoje em dia, uma das maiores preocupações das pessoas é com o processo de envelhecimento, tanto físico quanto mental, e com a manutenção de uma aparência jovem e saudável, independente da idade cronológica. A ciência tem acompanhado essa busca incessante pela estética e bem-estar, evoluindo a nutrição, a cirurgia plástica, as técnicas estéticas, a atividade física, os cosméticos, etc. O envelhecimento é um fenômeno natural e inevitável que envolve fatores ambientais como irradiação solar, fumo, estresse, álcool, má alimentação, dieta pobre em vitaminas, minerais e antioxidantes e fatores internos entre eles a redução de enzimas antioxidantes, aumento da produção de radicais livres, redução da capacidade de reparação de tecidos, redução da vascularização, redução hormonal etc.
Os radicais livres são produzidos em nosso organismo e estão relacionadas a processos degenerativos. Em excesso são tóxicos e favorecem o envelhecimento. A pele é o maior órgão do corpo humano, protege os órgãos internos das agressões do exterior e além de apresentar função estética de funcionar como “cartão de visita” de cada um, sendo um reflexo exterior de saúde. A sua aparência, elasticidade, brilho e textura são dependentes de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes vitais. Estudos no mundo todo têm demonstrado que alguns nutrientes podem ser capazes de melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas senis. Pare o relógio Na pele, o avançar da idade interfere nos processos de permeabilidade, cicatrização, angiogênese, função imunológica, produção de suor, síntese de vitamina D, alterações no mecanismo de estabilidade e reparo do DNA, na síntese de lipídeos e no metabolismo celular como um todo. A partir dos 20 anos de idade, que ocorre depleção das fibras de elastina da pele, e após os 30 anos as fibras de colágeno também perdem a capacidade de reposição adequada, fatores que são intensificados com o passar dos anos e correspondem à perda da firmeza e elasticidade e ganho de rugas finas. A nutrição anti-aging surge, então, para ajudar pessoas preocupadas em atenuar as alterações físicas e mentais do envelhecimento. O foco da alimentação para uma pele saudável deve estar no combate aos radicais livres. Portanto, dieta rica em carboidratos refinados, gorduras saturadas, alimentos industrializados, entre outros, contribuem para acelerar o envelhecimento, enquanto que o baixo consumo de verduras, frutas e fibras, aumenta a formação de radicais livres.
Vários estudos demonstram que uma série de nutrientes e alimentos devem ser consumidos regularmente, pois, melhoram a saúde da pele e combatem o envelhecimento precoce. A dieta deve ser equilibrada em calorias e nutrientes para garantir construção e renovação celular. Alimentos para uma pele saudável: açaí, laranja, mirtilo, framboesa, amora, ameixa, romã, manga, abacaxi, peixe, ovos, brócolis, aveia, linhaça, castanha-do-pará, soja, cacau e chá verde. Não podemos nos esquecer da tão maravilhosa água que hidrata as células da pele, evitando o ressecamento e a escamação. A suplementação oral de minerais, vitaminas e outros nutrientes podem modular a função celular, melhorando o aspecto da pele, desde que feita com cautela, para evitar excessos que podem levar a outros problemas. Estamos em um momento em que os nutricosméticos, também chamados de pílulas da beleza, vêm ganhando espaço nas prateleiras das farmácias e lojas de suplementos.
Eles surgiram com o conceito de nutrir a pele de dentro para fora por meio da ingestão de cápsulas que contenham princípios ativos especiais, como vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos, os quais previnem o envelhecimento, a queda capilar, fortalecimento das unhas e até celulite.
Em se tratando de pele, podemos citar os seguintes suplementos para complementar a sua dieta e seu tratamento dermatológico com ações antioxidantes, claredoras da pele, anti-envelhecimento, anti-rugas, flacidez e linhas de expressão:
Licopeno
*Potente ação antioxidante – evita dano celular
*Protege do fotoenvelhecimento Beta-caroteno
* Estimula produção de melanina
* Protege do fotoenvelhecimento
*Reduz rugas, aumentando a elasticidade e melhorando a expressão de pró-colágeno Chá verde
*Antioxidante
* Inibe o processo inflamatório Coenzima Q10
*Prevenção do envelhecimento da pele induzido pela exposição ao sol.
*Eficaz também na redução da profundidade das rugas
*Reduz processos inflamatórios Colágeno hidrolisado
*Hidratação da pele
*Matéria-prima estrutural da pele Glucosamina
*Hidratação da pele Selênio *Antioxidante Óleo de Prímula e Borragem – ácido graxo gamalinolenico (GLA)
*Hidratação da pele Rutina * Antioxidante
* Efeito inibitório sobre enzimas (elastase e hialuronidase) que degradam elastina e ácido hialurônico - componentes naturais do tecido conjuntivo Pomegranate (romã)
*Antioxidante
*Rico em GLA Resveratrol (uva)
*Antioxidante
*Retardo ao envelhecimento cutâneo (retarda o aparecimento de rugas)
*Estabiliza o colágeno – Inibindo enzimas (colagenase e elastase) que degradam o colágeno e a elastina Silício Orgânico
*Efeito Lifting Oral
*Alta hidratação da pele
*Aumento da síntese de colágeno e elastina Vitamina E e Vitamina C Antioxidantes Ácido Lipóico
*Ação antioxidante intra e extracelular
*Evita a glicação (inativação) protéica/colágeno
*Leve ação despigmentante Sendo a pele um tecido do corpo humano, ela também depende de uma nutrição adequada para se manter viva e com aspecto saudável. Se você deseja melhorar a saúde da sua pele, melhore seus hábitos de vida e corrija sua alimentação, pois se há associação dos atuais cremes e tecnologias dermatológicas com a dieta e os nutracêuticos, com certeza, haverá resultados positivos na certa e uma aparência mais jovem!
Comentários