FEIRAS E EVENTOS

Arnold Sport Festival 2012 com uma pitada brasileira

Considerado um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo, o Arnold Classic teve grande participação de atletas brasileiros

Arnold Sport Festival 2012 com uma pitada brasileira O Arnold Classic é um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A Revista SuplementAção fez novamente as malas para presenciar ao vivo um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo e com um acesso privilegiado ao evento. Além de assistir as competições do backstage, local onde todos os veículos da imprensa mundial ficam posicionados durante os dias de competição e no qual é possível assistir as apresentações através de um telão para ver os atletas realizando um aquecimento antes de entrar no palco para sua performance, a revista teve acesso ao pit, um local privilegiado em frente ao palco onde poucos convidados podem permanecer e de onde é possível assistir todas as apresentações ao vivo.

O Arnold Classic é um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo, só perdendo para o Mr. Olympia, o Arnold Sport Festival reuniu tudo que há de melhor no universo fitness. O evento aconteceu em Columbus, Ohio, e apesar de estarmos nos Estados Unidos, foi possível ver mais de 18 mil atletas de todo o mundo nas 45 competições que aconteceram nos quatro dias do festival. 

Foça verde e amarela 

Muitos brasileiros marcaram presença, principalmente nas competições de fisiculturismo. Mas foram as mulheres que conseguiram colocações mais expressivas e mostraram que o nosso país tem vocação para o esporte e está a altura de uma competição dessa magnitude. Nathalia Melo conquistou a quinta colocação em Bikini Internacional, sendo a brasileira mais bem colocada em todas as categorias, competindo com atletas internacionais e altamente premiadas.

Nesta mesma categoria, Monique Ricardo ficou em décimo lugar. Regiane Da Silva e Diana Paula-Monteiro também participaram do Fitness International, ficando em décimo segundo e décimo sexto lugar, respectivamente. Iara Vieira, que já esteve nas páginas da revista na seção ‘Faça Diferente’, na categoria Figure B (até 1,59m), e Alessandra Barata Pinheiro, na Figure E (até 1,70m) ficaram com o título da competição nas subcategorias do evento. Na categoria Ms. Internacional a brasileira Maria Rita Bello ficou na oitava posição. Entre os homens brasileiros uma polêmica rondou o resultado da categoria Amador Classe C, para atletas acima de 1,80m.

O vencedor da categoria foi o paraguaio Geraldo Samaniego, que, de acordo com o segundo colocado o brasileiro Amado Moura, que também já esteve em nossas matérias e vídeos, o competidor paraguaio tem apenas 1,75m de altura, portanto a sua vitória não seria valida. O resultado está sob investigação pela organização do evento. O único campeão verde-amarelo foi Charles Soares, na categoria Bodybuilding até 85kg. Considerado o homem mais forte do Brasil, Marcos Mohai foi convidado a participar do Arnold Sport Festival entre os amadores para a classificação qualificatória nas competições profissionais.

O ano que vem ele estará de volta para tentar competir entre os profissionais. Quem sabe como a participação de atletas brasileiros foi tão expressiva, esses esportes comecem a ser mais valorizados no país e mais pessoas revolvam investir nesses competidores. O primeiro lugar vai para... Mas a polêmicas não pararam por aí, o grande campeão do Arnold Classic 2012 foi Branch Warren, mas foi no resultado da segunda colocação que as dúvidas foram levantadas. O alemão Dennis Wolf, comparado ao terceiro lugar de Evan Centopani estava mais seco, mas o peitoral estava deixando a desejar, braços menores e apenas a cintura estava mais fina. Mesmo assim os jurados deram a prata para Wolf, alegando que sua simetria justificava a colocação, como todo segundo colocado Wolf não gostou de sua classificação e voltou irritadíssimo ao backstage Entre as competições profissionais femininas, a grande vencedora na categoria Ms. International foi a americana de Miami, Yaxeni Oriquen. Em Fitness International Adela Garcia ficou com a primeira colocação e Nicole Wilkins foi a ganhadora do Figure International. Outra novidade de 2012 foi a final do StrongMan Classic no palco principal do evento, tendo como campeão Mike Jenkins, com uma performance incrível que deixou para trás os ex-campeões Derek Poundstone, Zydrunas Savickas e Brian Shaw.

Digno de Hollywood

O Arnold Sport Festival foi idealizado pelo fisiculturista e ator Arnold Schwarzenegger. Nascido na Áustria, o ex-governador da Califórnia começou a treinar levantamento de peso aos 15 anos. Jim Lorimer, percebendo o talento que Arnold tinha, o convidou para ir aos EUA para competir no Mr. World International. Ao todo Schwarzenegger tem 13 títulos mundiais de bodybuilding. Em 1989, com o nome de Arnold Classic e Ms. Internacional, o evento foi realizado pela primeira vez. Logo o festival foi crescendo e se tornando uma das maiores competições de fisiculturismo do mundo. A cada ano novas modalidades esportivas são adicionadas ao evento que já agrega 11 competições de esportes olímpicos.

Além de bodybuilding, é possível presenciar campeonatos de dança de salão, líder de torcidas, boxe, artes marciais e muito mais. Outro grande diferencial do festival é o Arnold Expo que mostra as últimas tendências do mundo fitness e contou com mais de 170 mil visitantes, todas as novidades do mercado de suplementação e mercado fitness, marcas com estandes fabulosos, muitos atletas e muita novidade, que esteve expondo também foi a marca brasileira Probiótica que teve em seu estande a presença do lutador brasileiro de UFC Maurício Shogun.

Resultados das principais competições profissionais IFBB

Pro Bodybuilding

1. Branch Warren

2. Dennis Wolf

3. Evan Centopani

4. Ben Pakulski

5. Dexter Jackson

6. Lionel Beyeke

 

Bikini

1. Sonia Gonzales

2. India Paulino

3. Nicole Nagrani

4. Jaime Baird

5. Nathalia Melo

6. Juliana Danieli

 

Ms International

1. Yaxeni Oriquen

2. Debi Laszewski

3. Alina Popa

4. Cathy LeFrancois

5. Kim Buck

6. Brigita Brezovac

 

Fitness International

1. Adela Garcia

2. Camala Rodriguez

3. Oksana Grishina

4. Bethany Cisternino

5. Tanji Johnson

6. Myriam Capes

 

Figure International

1. Nicole Wilkins

2. Erin Stern

3. Candice Keene

4. Ava Cowan

5. Heather Dees

6. Teresa Anthony

 

Comentários