HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - BODYBUILDERS

Superando as dificuldades financeiras e burocráticas

História dos Suplementos no Brasil - BODYBUILDERS Depois de pronta a empresa investiu em pesquisas e lançou seu primeiro produto, a Malto Carbo
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Quanto vale um sonho? Qual o limite para seguir em frente mesmo quando tudo parece conspirar contra? Essas são dúvidas que, com toda certeza, rodam os pensamentos dos empreendedores que decidem transformar o seu talento em um negócio próprio, assim como aconteceu com Marcelo Pavão, que fundou a fabricante de suplementos Bodybuilders Suplementos Alimentares “A história da Bodybuilders é praticamente a minha história de trabalho. Na época em que me formei na faculdade de Farmácia, em 1989, pouco conhecia sobre suplementos e sua relação com os praticantes de atividades físicas, mesmo porque a comercialização desses produtos nem havia começado em minha cidade, Rio Claro. Era possível encontrar apenas o proteinato de cálcio em algumas farmácias”, lembra o empresário.

O primeiro envolvimento de Marcelo com a comercialização de suplementos começou, como a maioria dos negócios do segmento, através da distribuição de produtos já consolidados no mercado. “Resolvi trazer para a cidade outros suplementos disponíveis, tanto nacionais quanto importados como os da Twinlab e American Nutrition”. Desse contato com as grandes distribuidoras, responsáveis por intermediar os tramites entre os empresários e as fabricantes, fizeram brotar novas formas de negociar. “Inspirado na ideia de revender no atacado eu comecei a fazer contato com academias, farmácias de manipulação da região e pequenas lojas que começavam a aparecer no interior”, conta. A iniciativa foi bem sucedida e aos clientes que já faziam parte da rede de Marcelo Pavão somaram-se compradores de outras cidades do interior de São Paulo como Lins, Bauru, Descalvado e Presidente Prudente. Para conquistar novos públicos, Marcelo apostou na estratégia de levar para a cidade informações sobre saúde e prática esportiva e promoveu uma palestra com o tema “Anabolismo nos esportes”, no momento palestrada pelo farmacêutico Gustavo Shettert.

Desse encontro, nasceu a ideia de ter uma empresa própria para fabricar suplementos. “Sendo eu um farmacêutico inativo, Gustavo me incentivou a montar uma farmácia de manipulação mais voltada para formulações relacionadas à suplementação e esteroides. Na ocasião a legislação ainda permitia a venda de anabólicos no balcão sem receita”, pontua. “A primeira coisa que fiz foi escolher uma marca. Relacionei vários nomes até que a escolhida foi Bodybuilders, nome que me inspirou ao ver a famosa foto com fisiculturistas americanos, como o campeão mundial Ronie Coleman”. Início penoso Com o projeto de construção da fábrica em mente, o empresário passou a investir todos os recursos financeiros que podia para a realização de seu sonho. “Em 2001 eu tinha quitado um apartamento e dois carros. Vendi tudo para comprar o terreno e começar a levantar o prédio”, recorda-se. Porém, no meio do caminho faltou recurso para concluir a obra e a solução encontrada pelo empresário foi recorrer ao apoio familiar. “Meu pai, Mario Pavão, injetou mais 40 mil reais e conseguimos finalizar a construção no dia 10 de abril de 2002”. Depois de pronta a empresa investiu em pesquisas e lançou seu primeiro produto, a Malto Carbo, um suplemento à base de maltodrextrina e vitamina C, que ainda faz parte da linha de produtos da empresa, atualmente divididas em quatro categorias: a Bodybuilders, a linha mais tradicional da empresa com produtos entre BCAA, creatina, whey protein e hipercalóricos; a Elements; a Slim e a Recover. Mas não foi fácil chegar a esse patamar.

O empresário conta que foram muitas dificuldades financeiras e burocráticas antes de ver a balança das finanças da Bodybuilders equilibrada, fato que só ocorreu em 2010 quando o fabricante passou a contar com a ajuda dos bancos para capital de giro e antecipações de recebíveis, o que permitiu aumentar seu faturamento em 150%. “A Bodybuilders sempre buscou o crescimento e o comprometimento com a qualidade e com seus funcionários, focando em desenvolvimento de produtos aprovados pelo mercado e inovações”, aponta. “No início com esforço quase além do que eu podia suportar, porque não tive sócios, não tinha recurso próprio e o crédito bancário era escasso”. Um dos piores momentos financeiros da empresa teve como grande pivô a crise financeira que abalou o mercado de ações em 2008. “Aplicávamos em ações e perdi todo o excedente que eu procurava usar para alavancar na bolsa a fim de reinvestir posteriormente na empresa”. Reestruturação, novo foco Depois da onda, sentida por todo o mundo, chegaria o tempo de marés mais prósperas. “A nova etapa da empresa começou em 2009 com a chegada de dois novos representantes de Ribeirão Preto.

Eles trouxeram a ideia de lançar um hipercalórico de 3kg, pois julgavam que o mercado pedia um produto assim”, diz. Dessa maneira a empresa criou o Giant Mass, um produto que tem formulação livre de gorduras de trans e combina carboidratos, ácidos graxos, proteínas de alto valor biológico (HBV) e um mix de vitaminas e minerais, “um dos nossos maiores sucessos de venda até hoje”, conforme garante Marcelo Pavão. Em 2010, com o equilíbrio financeiro, a empresa investiu na expansão de sua estrutura, que hoje emprega 17 funcionários diretos e possui um prédio de dois pisos com salas para a produção, escritório e estoque de matéria-prima; um galpão para expedição dos pedidos. Com a casa em ordem chegava a hora de investir em novos produtos. No ano passado a empresa agiu novamente com uma visão empreendedora e colocou no mercado uma linha de produtos focada em um esporte em franco crescimento: o MMA. A aposta foi desenvolver uma linha que levasse a marca da empresa, mas que tivesse uma fórmula especialmente desenvolvida para atletas e praticantes da modalidade. O foco dos produtos, como o próprio nome da linha sugere, é oferecer uma suplementação que favoreça o aceleramento da recuperação muscular e energética, fator fundamental em uma modalidade que chega a derreter de 300 até 1000 calorias em um treino, dependendo do objetivo e intensidade. Para consolidar a aposta a empresa investiu em eventos nacionais da modalidade. O resultado veio na aceitação do produto.

Para se ter uma ideia o Recover Post Workout acabou se transformando no carro-chefe da empresa. “O principal diferencial dele em relação aos outros produtos existentes no mercado é o seu perfil proteico e a presença de waxy maize proporcionando melhor recuperação pós-treino”, detalha o empresário. Ainda no ano passado, a empresa investiu também em outro público, que costuma estar sempre em busca de novidades quando o assunto é saúde e boa forma, as mulheres. O investimento, neste caso, foi no lançamento da linha Slim Mod Control, que traz a proposta de emagrecimento e bem-estar, utilizando matéria-prima natural como o ômega 3, o óleo de coco e de cártamo e o colágeno. Em 2012 a empresa lançou a linha Elements, com produtos que combinam o que há de mais moderno em termos de tecnologia para alcançar sua boa forma e saúde plena. A empresa também manteve sua filosofia de reestruturação e investiu em uma nova página oficial, com todas as linhas de produtos, descritivos e tabelas nutricionais. No depoimento do empresário é possível perceber que dois pontos foram fundamentais para que a empresa se mantivesse sólida.

O primeiro deles foi a missão que rege o empreendimento. “Ética em tudo o que faz e a missão social de contribuir com este país através do cumprimento de seus deveres trabalhistas e fiscais, promovendo o bem-estar de seus funcionários e colabores, além de oferecer aos seus clientes produtos de alta qualidade”, resume. “Buscamos sempre manter a qualidade de nossos produtos já que visamos o longo prazo e a saúde de nossos consumidores”. O segundo é a parceria daqueles que vestem a camisa da empresa. “Agradeço a todos os colaboradores pois sem eles não seria possível o redirecionamento ao qual ela segue neste exato momento, cito, equipes de produção e administrativa, equipe de vendas e consultores administrativos e técnicos, além de inúmeros lojistas parceiros que claramente demonstram sua confiança e apreço pela empresa”.

 

LINHA DO TEMPO

1998: Nascimento da marca Bodybuilders

2001: Início do processo de construção da planta fabril da empresa em Rio Claro

2002: Grande investimento financeiro para a finalização das obras de construção do prédio da empresa e início do processo de formação do portfólio de produtos

2004: A empresa enfrenta problemas com relação à burocracia relacionada à fabricação e comercialização de suplementos

2006: Investindo na estruturação da empresa, em pesquisas e respondendo às demandas do mercado lançando produtos que atendessem as expectativas

2008: A crise financeira da bolsa de valores abala financeiramente a empresa que investia em ações para ampliar o capital de giro

2009: Chegada de dois novos representantes que trouxeram ideias diferentes para empresa, auxiliando em sua reestruturação - Lançamento do Giant Mass, um hipercalórico de 3kg que é um sucesso de vendas da empresa até hoje

2010: Expansão da estrutura física da fábrica, que conta com um prédio de dois pisos e um galpão

2011: Lançamento da linha Recover, focada nos praticantes de MMA - Exposição da marca através de eventos nacionais do MMA - O Recover Post Workout se transforma no produto carro-chefe da empresa - Lançamento da linha focada no público feminino, a Slim Mod Control

2012: Lançamento da Elements, desenvolvidos com o que há de mais moderno tecnologicamente

Reformulação da página oficial da empresa: www.bodybuilders.com.br

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