Se você está sempre conectado e é um leitor em busca de informações sobre o universo da saúde e da boa forma certamente já deve ter ouvido falar da atleta Eva Andressa. Em suas páginas e canais na internet a morena dá informações sobre alimentação, saúde, bem-estar, dicas de treinos e vídeos com passo a passo de exercícios. Aos 27 anos, a curitibana de músculos cuidadosamente definidos e traços extremamente delicados é um dos mais recentes fenômenos das redes sociais. Considerada uma das musas do fisiculturismo nacional, a atleta que tem guardado em casa os títulos de bicampeã brasileira e terceira melhor da América do Sul da categoria Body Fitness, conquistou o reconhecimento e o carinho do público - formado por homens e mulheres - com dedicação e uma fórmula reproduzida em muitos outros perfis: contato direto e constante com o público, mensagens de incentivo à boa forma e a hábitos saudáveis e, claro, imagens que mostram seu corpo e a tornam um modelo perfeito para arrancar suspiros e inspirar metas.
E o público é ávido e fiel. “Se somar todos os canais de comunicação, site, Facebook e Twitter, recebo cerca de 500 mensagens diárias com perguntas”, diz Andressa. Nessa conta nem estão somados os comentários gerais que o público deixa em cada uma das mensagens que posta. “São mensagens diretas para mim. A maioria me escreve com dúvidas sobre como manter a forma, quais os segredos para não fugir da dieta, que treinos são melhores e com o que suplementar”. Na medida do possível, Andressa procura responder a todos, dá dicas, revela segredinhos de sua alimentação diária, mas procura ser prudente. “Costumo sempre lembrar para as pessoas que eu não sou nutricionista, que minha experiência está relacionada à minha trajetória como atleta e com a minha forma”, pontua. “
Incentivo as pessoas procurarem um profissional para descobrir o que funciona para seu corpo e estilo de vida”. Ao ver pessoalmente a morena de 60kg, bem distribuídos em 1,63m, uma cinturinha fininha, um abdômen rasgadíssimo, pernas torneadas e bumbum empinado, fica evidente o motivo pelo qual o público vai em busca de suas informações: ela equilibra perfeitamente a imagem de boa forma e saúde, os músculos e a delicadeza feminina. Diante de suas curvas perfeitas, a pergunta – clássica e que ela ouve o tempo todo – sobre como fazer para conquistar um corpo como o seu chega a ser quase irresistível! Genética Abençoada! Embora mantenha há pelo menos 10 anos uma rotina regrada de dieta, na qual os doces, por exemplo, quase nunca estão inclusos, suplementação planejada para o seu perfil e treinos pesados, é às características físicas impressas em seu DNA que Andressa atribui o segredo de suas formas perfeitas. “Desde o início percebi que tinha uma genética que favorecia o ganho de massa muscular. Quando comecei a treinar tive resultados muito bons em pouco tempo”, conta ela, que buscou a musculação porque sonhava em ter um corpão.
“Comecei a treinar quando tinha 17 anos, era bem magrinha, pesava 51kg, sempre aparentava ter menos idade do que tinha”, revela. “Queria ganhar mais formas, sempre sonhei em ter um corpão!”. Seu treinador e marido, Jardel Barros, garante que quando a viu pela primeira vez ela já tinha o corpo sarado, que é hoje o desejo número um da grande maioria das mulheres que a seguem. “Fui conversar com ela porque achava que ela também treinava”, lembra. “Quase não acreditei quando ela me disse que não malhava e que não cuidava tanto da alimentação, ela comia sonho e pão doce e tinha o abdômen definido!”. Na época Jardel já era atleta de fisiculturismo e se tornou um grande incentivador para que Andressa ingressasse nas competições do esporte. Para se ter uma ideia do potencial da atleta, basta dizer que ela faturou o título logo no primeiro campeonato que participou e que só depois de um ano e meio competindo é que ela passou a contar com o recurso da suplementação. “Naquela época competia na categoria Figure. Foram três títulos nesta categoria, dois de campeã paranaense e um de brasileira”, elenca. “Não tinha nem dinheiro para suplementar corretamente no início. Só controlava a minha alimentação.
O primeiro suplemento que eu tomei foi a albumina, que era mais acessível”, diz ela, lembrando de uma das grandes dificuldades para quem começa no esporte. “Quanto mais eu fui conhecendo o universo do esporte fui inserindo outros produtos à minha rotina”. Mas se você já estava achando que iria usar o exemplo de Andressa para poder colocar a culpa na genética por não malhar pode ir pensando em outra justificativa. A história da própria atleta mostra que o fator do biótipo é fundamental, sim, mas tudo pode ser aprendido. “Me lembro quando a levei para treinar pela primeira vez. Coloquei ela para fazer Leg Press e na hora que eu pedi para se posicionar do jeito que ela imaginava que seria o certo”, lembra o treinador. “Foi um desastre! A parte de postura dela foi toda desenvolvida através dos treinos e com o tempo”. Musa dentro e fora do esporte Um dos grandes trunfos apontado pela dupla é que desde o início houve uma preocupação em conservar o belo rosto sem alterações significativas. “
Algo que sempre comentavam nas competições era como as atletas mudavam sua fisionomia no dia das apresentações. E o rosto dela não sofria as mesmas alterações”, diz Jardel. Andressa concorda e diz que sempre foi vista de forma diferente. “O que todos comentam é o fato de eu ter o corpo sarado, mas ter o rosto feminino enquanto a maioria das atletas acaba ficando com o rosto mais quadrado”. Jardel explica que isso só foi possível porque a preparação de Andressa foi pensada para seu corpo não sofresse alterações bruscas. “O trabalho dela se estendia ao longo do ano para as competições. Sempre procuramos fazer um trabalho de aumento de massa magra sem aumentar o percentual de gordura. Então enquanto todo mundo estava passando pela fase off ela já estava quase pronta para competir”, diz o treinador, que contesta preparações nas quais se ganha peso para depois ir em busca da definição muscular. “Sempre ouço as pessoas dizendo que engordaram para depois ganhar massa, isso é um equívoco! Músculo é músculo, gordura é gordura. Gordura você transforma em energia e proteína você transforma em músculos”. Outro ponto é que a atleta sempre se preocupou em seguir uma rotina que respeitasse o seu biótipo. “Desde o início eu e o meu marido fomos pesquisando, estudando e chegando à nutrição mais adequada para os meus objetivos”, pontua Andressa.
Essa combinação de formas perfeitas e rosto delicado começou render à atleta inúmeros convites para trabalhos como modelo. Em 2010 Andressa foi consagrada com o título de Musa Fitness e convidada a participar do Programa do Jô, na Rede Globo. Com a aparição na TV, vieram algumas capas de revistas e novas campanhas publicitárias e Andressa passou então a se dedicar a essa sua nova carreira. “Deixei de competir porque acredito que cheguei ao ponto mais alto que um atleta pode chegar, ganhei títulos e consegui o reconhecimento do público”, diz. “Sempre tive o sonho de ser conhecida, desde pequena queria ser famosa”. Hoje ela se orgulha de ser considerada uma espécie de embaixadora do esporte. “Ela foi uma das primeiras atletas de fisiculturismo a ir para TV para ser elogiada”, lembra Jardel. “Eu não diria uma embaixadora, mas já ouvi muitas meninas dizerem que passaram a se interessar pelo fisiculturismo depois de me conhecerem. De perceberem que é possível manter as características femininas”, conta. Há fãs que garantem que ela é a motivação para continuar treinando. “Recebi uma mensagem de uma menina que dizia olhar minha foto sempre antes de treinar”, revela. Sob o olhar do público Ser um modelo de boa forma teve efeitos sob Andressa, o primeiro deles foi o de endurecer ainda mais a linha de sua dieta. “Eu gosto bastante de doce. Às vezes eu penso em comer, mais aí me lembro dos conselhos que dou para todos os que me seguem e resolvo não comer”, revela. E como fazer para matar a vontade que ficou de adoçar a vida. “Como uma fruta mais doce, preparo gelatina e logo passa”, garante. Mesmo com a rotina corrida – na semana em que posou para nós e concedeu a entrevista para compor essa matéria, Andressa já tinha voado de Curitiba (PR) para Vitória (ES) e de lá Para São Paulo, tudo para participar de quatro ensaios fotográficos – a alimentação da morena é bem regrada.
“Claro que não tanto quando na época em que eu competia. Eu não chupava nem bala nos meses que antecediam a competição”, brinca. “Eu sei que se eu quiser comer eu posso, mas eu prefiro não comer para manter o corpo em forma”. O cardápio diário da curitibana é à base de proteínas magras como o peito de frango, atum e clara de ovo. Carboidrato, sempre integral. “Como aveia e pão integral light”, conta. “Além disso, também incluo bastante salada nas minhas refeições e frutas, que eram mais difíceis de fazer parte da minha rotina quando eu era atleta”. Além disso, é claro, os suplementos também estão em sua dieta rotineira. “Eles são fundamentais para ter uma alimentação balanceada estando fora de casa”, garante. Confira o cardápio da atleta no quadro “Dieta Compartilhada”. “É um exemplo de dieta, pois às vezes mudo a sequência dos alimentos, ou vario alguns deles. Também depende muito do tempo disponível que tenho. Pois quando o dia é corrido, acabo optando por shakes de proteína, que são muito mais práticos”. Na lista de suplementos consumidos pela musa estão também substâncias que favorecem o metabolismo, como os termogênicos, que entram na sua rotina antes dos treinos, atuando sobre o ganho e a manutenção de massa muscular; além de aminoácidos, proteínas e itens para garantir sua imunidade, como a glutamina e o um suplemento multivitamínico.
“Apesar de ela já ter sido muito mais forte do que é hoje, a suplementação não é tão diferente. Na época em que competia ela suplementava com mais vitaminas e minerais por conta do desgaste causado pelos treinos”, diz Jardel. “Hoje acho que não há tanta necessidade desses itens”. Os suplementos ainda entram na rotina da atleta em preparações de receitas especiais. “Sou do tipo que faz bolo e outras receitas com suplemento”, revela. “É uma forma de poder consumir esses alimentos sem sair tanto da deita”. A musa sempre faz questão de lembrar que um dos segredos para manter o corpo sempre em forma é a alimentação fracionada. “As pessoas querem mudar o corpo, mas não sabem nem por onde começar. Sempre digo que é fundamental comer de três em três horas”, aconselha. “As pessoas acham que vão ficar sem comer e vão emagrecer. Não é isso que vai acontecer. Se você não comer corretamente não emagrece”, alerta. “Então procuro lembrar o quanto é importante comer sempre e em poucas quantidades”. Outra dica que faz sucesso entre os seguidores da musa é a de planejar o que comer. “Digo para as pessoas sempre carregarem consigo uma fruta, um shake ou uma barra de cereal”, conta. “As pessoas devem pensar no que elas vão comer ao longo do dia. Tem que levar de casa mesmo senão você acaba comendo besteira ou ficando sem comer. Leve uma marmitinha, é melhor do que correr o risco de comer algo que não está na sua dieta”. Para quem quer o segredo da musa sobre como não cair em tentação nos doces lá vai. “Comer barrinha de cereal, barrinha de proteína ou iogurte light, que sempre têm um docinho”, revela. Para quem está torcendo o nariz e achando que esses alimentos não vão dar conta da vontade de consumir açúcar ela lembra que quando se está em dieta normalmente esses itens fazem sim muita diferença. Assim como pede conselhos, o público também cobra! Andressa garante que conquistou seguidores fiéis que tanto defendem quanto opinam sobre suas escolhas. “Eles reclamam quando estou musculosa demais. Dizem se gostaram ou não daquele trabalho, dão palpite mesmo”, revela. Mas também defendem a musa, garante Jardel, que está sempre de olho nas mensagens. “No começo me preocupava com as críticas, mas hoje percebo que a própria pessoa que escreveu acaba apagando de tanto que os outros seguidores argumentam em defesa dela”. Treino como o dela Outro grande pedido nas redes é a respeito dos treinos que Andressa realiza. Jardel explica que o trabalho realizado hoje é de manutenção e de perda de massa muscular. “Ela teve que reduzir massa por causa dos trabalhos como modelo e em TV”.
A musa, aliás, tem projetos de ampliar seus canais de comunicação com o público e estar na telinha está entre eles, mas isso ainda é segredo. “Tive que diminuir massa muscular para poder me encaixar nos trabalhos de modelo. Por isso, hoje meu treino é para manter meu corpo atual”. Com a correria do dia a dia, Andressa acaba não conseguindo treinar diariamente. “Nem sempre consigo treinar todos os dias, mas faço o possível para treinar pelo menos três vezes na semana”. Veja o treino completo da musa no box “Inspire-se”. Conversando com a dupla é possível apontar mais um item fundamental para o sucesso atual da morena: a parceria do casal. “Eu a amo e não enxergo apenas uma atleta que precisa estar bem fisicamente para competir ou fotografar. Quero que ela esteja bem por completo, me preocupo com todos os detalhes”, declara-se. Hoje ela garante que conhece seu corpo. “Acho que esse é o grande segredo, saber o que funciona para você, ver o com o que seu corpo se adapta melhor”, aponta. “Eu sei o que eu preciso fazer para ganhar mais massa ou perder, sei como meu corpo reage às dietas e ao treino”.
Perfil:
Nome: Eva Andressa Vieira
Atleta de fisiculturismo e modelo fitness
Data de nascimento: 19/12/1984
Local: Curitiba - PR
Altura: 1,63m
Peso: 60kg
Cintura: 67cm
Quadril: 97cm
Principais Títulos:
2009- Campeã brasileira overall- categoria Body Fitness (IFBB)
2009- 3º lugar no Campeonato Sul Americano (Peru) cat. Body Fitness até 1.63cm
2008- Campeã Brasileira- cat. Body Fitness até 1.63cm (IFBB)
2006- Campeã Brasileira – cat. Figure (NAbba) 2
006-2005 Campeã Paranaense cat. Figure (NABBA)
Dieta
1ª Refeição: 1 tablete de multivitamínico, 3 fatias de pão integral light e 6 claras de ovos mexidos
2ª Refeição: 2 filés de peito de frango, 2 colheres de aveia salada à vontade, 1 colher rasa de azeite de oliva
3ª Refeição: 1 dose de suplemento de mix de proteínas 2 colheres de aveia
4ª Refeição: 2 fatias de pão integral light, 100g de peito de peru, 2 fatias de queijo branco light
5ª Refeição: 2 filés de peito de frango salada e legumes
Antes do treino: 3 cápsulas de BCAA, 1 tablete de suplemento termogênico
Pós-treino: 1 dose de suplemento pós-treino à base de maltodextrina, dextrose, creatina, leucina, entre outros. 1 dose de suplementos com whey protein isolada 1 dose de glutamina 3 tabletes de BCAA
6ª Refeição: Antes de dormir 1 dose de suplemento de proteína de absorção gradual 1 dose de glutamina
Inspire-se
Confira a lista de exercícios atuais da semana de Andressa e as dicas da musa em relação ao número de séries de cada grupo muscular
Segunda e Sexta-feira Quadríceps: “Nos exercícios para quadríceps, posterior de coxa e glúteo, costumo fazer em torno de 4 séries de 12 repetições”. - Cadeira extensora - Agachamento - Leg press 45° - Agachamento Hack
Terça e quinta-feira: Abdômen, panturrilha e aeróbio: “Nos exercícios de abdômen e panturrilha, faço 4 séries em cada exercício e não costumo contar o número de repetições, faço até a falha da musculatura, até sentir ‘queimar’”. - Prancha inclinada - Abdômen no solo - Elevação de pernas na paralela - Panturrilha na máquina sentada - Panturrilha em pé no smith - 30 minutos de esteira
Quarta-feira : Posterior de coxa e glúteo - Afundo com step no smith - Agachamento sumô com alteres - Stiff com alteres - Abdutor - Extensão de glúteo no cabo (pulley) - Elevação da pelve no solo
Sábado: Costas e tríceps: “Para costas e tríceps, faço 4 séries de 20 repetições”. Costas: - Pulley pela frente - Remada sentada - Lombar Tríceps: - Pulley com a barra reta - Pegada invertida unilateral
Comentários