Destaque como maior pontuadora em campeonatos interclubes nacionais e internacionais, a atleta mineira também foi responsável por converter o maior numero de pontos na trajetória que culminou com a conquista do ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008, competição que, alem de consagrar como melhor do mundo uma nova geração de atletas, devolveu o brilho a categoria feminina do esporte em território nacional.
Mas a morena, que já foi responsável por “descer o braço” em clubes com o MRV/Minas e o Scavalini Pesaro — esse ultimo em solo italiano — começou sua carreira de forma despretensiosa no colégio onde estudava. “Foi muito engraçado e aconteceu sem eu esperar. Sempre gostei de jogar e sempre joguei por prazer. Tinha muitas amigas que jogavam e algumas eram ótimas! Um dia, o treinador do colégio me chamou para participar da equipe”, lembra. Tempos depois, incentivada por seus professores, Sheilla participou de um teste no Mackenzie Esporte Clube e recebeu a aprovação dos técnicos da equipe. “Ate hoje eu não imagino o que passa na cabeça desses profissionais que treinam as categorias de base. Começam com meninas muito novas. Treinam um monte de gente, para depois de alguns anos assistirem aos nossos jogos na TV”, afirma. “Eles apostam mesmo. Esse e um trabalho muito bonito e de dedicação.
Os treinadores, principalmente da base, fazem as nossas carreiras serem suas vitórias pessoais. Só tenho a agradecer”. Para conquistar — e manter — seu espaço no mais alto nível do esporte, a atleta combinou oportunidade com extrema dedicação. “Sempre me perguntam como isso acontece. Como vieram os títulos, como nasceu a minha carreira. Eu sempre digo que todo atleta tem o seu momento. Comigo foi assim, de repente a oportunidade surgiu e eu fiz o máximo para aproveita-la”, lembra. A prova do que Sheilla diz esta em sua rotina de treinos. Seja quando esta na Seleção ou quando esta atuando por seu clube, a moca passa a maior parte do tempo aprimorando técnicas e cuidando de sua ferramenta de trabalho: o corpo . No total, são cinco horas diárias de treino, divididos em dois períodos: manha e tarde. A programação se repete em pelo menos seis dias da semana. “O ritmo de treinamento só e reduzido na véspera dos jogos. Descansamos sempre no dia seguinte as partidas”, explica Sheilla. “Normalmente treinamos a parte física pela manha com exercícios aeróbicos e de musculação e fazemos um primeiro treino de quase uma hora de duração em quadra. No periodo da tarde voltamos a treinar com bola desta vez com todas as meninas da equipe.”
Dona de um metabolismo privilegiado, a mineira não tem problemas com o ganho de peso. Ao contrario da maioria, seus cuidados alimentares giram em torno de uma única preocupação, a de não emagrecer. Responsável pela rotina alimentar de Sheilla e de todas as outras jogadoras das equipes feminina e masculina, a Nutricionista da Confederação Brasileira de Vôlei, Isabella Toledo, explica que a dieta alimentar da oposto tem ao todo três mil calorias diárias, fracionadas em seis refeições. “Ela tem facilidade em perder massa, por isso desenvolvemos para ela um cardápio no qual a ingestão de carboidratos esteja presente em todas as refeições”, diz. “Trabalhamos sempre para desenvolver dietas que respeitam as necessidades nutricionais e também os hábitos e preferências alimentares dos atletas, dessa maneira a rotina alimentar pode ser seguida independente quando estão em temporada com a seleção, com o clube local ou em ferias.” Apesar de não seguir uma dieta muito restritiva, Sheilla obedece as regras de alimentação saudável. “Considero a alimentação um dos pontos mais importantes para manter a energia e o rendimento em quadra”, aponta.
“Procuro selecionar aquilo que vai para o meu prato mesmo quando não estou sob a supervisão de uma nutricionista. Posso comer aquilo que gosto e tenho vontade, mesmo assim evito frituras, refrigerantes e outros alimentos que não sejam saudáveis”. Ainda segundo Sheilla, os atletas que almejam chegar ao nível profissional precisam conhecer seu corpo, seus pontos fortes e fracos e ter uma rotina que mantenha o ritmo de jogo e o peso em dia. “Há muito tempo não tenho ferias que duram mais do que uma semana”, conta. “Se ficar mais do que sete dias fora do clube, já volto a fazer musculação e os treinos aeróbicos. Procuro me reapresentar sempre bem a equipe.” Alem da ingestão dos carboidratos durante as refeições, a inserção de suplementos alimentares na rotina nutricional e outro fator que garante a atleta o equilíbrio na balança. Recomendados pela nutricionista da CBV — apos uma serie de exames físicos — produtos que tem como principal função manter e aumentar a massa magra corporal fazem parte da dieta de Sheilla. Em primeiro lugar na lista estão os suplementos hipercalóricos . “Como já dissemos o metabolismo da Sheilla favorece a perda de massa, por isso os hipercaloricos são suplementos importantes, porque trazem a segurança de que ela esta consumindo um numero alto de calorias de boa qualidade em uma porçãopequena de alimento”, explica Isabella Toledo. “Tomo os shakes com leite ou frutas no café da manha e também algumas vezes como ultima refeição do dia, depois do jantar”, completa a jogadora. A especialista esclarece que prefere oferecer proteínas inteiras, pois acredita que estas são melhor absorvidas pelo organismo. Por isso são as cápsulas de HMB, suplemento que, entre outras funções, também atua no aumento de massa e na diminuição do catabolismo protéico. Outro recurso utilizado para elevar o numero de calorias na alimentação da atleta são os saches de carboidrato.
“Estes estão sempre comigo durante os treinos, tanto físicos quanto em quadra, entram na minha alimentação como lanches nos intervalos das refeições.” Completando a lista de substancias utilizadas por Sheilla estão as cápsulas de Creatina, suplemento que tem a capacidade de aumentar a performance através da melhora na produção, eficiência e controle da energia, prevenindo ou retardando o inicio da fadiga muscular.
Principais Títulos por equipe: Campeã Olímpica - Pequim 2008Campeã Italiana 2008Campeã da Copa CEV 2008Campeã da Supercopa Italiana 2006Campeã da Copa CEV 2006Campeã da World Grand Champions Cup 2005Campeã Sul Americana (2005)Campeã do World Grand Prix 2005, 2006 e 008
Conquistas Individuais: Maior pontuadora brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008Maior pontuadora do Campeonato Italiano 2006/2007Melhor saque e maior pontuadora brasileira no Mundial de 2006; World Grand Prix 2006: Melhor Jogadora, 2o Melhor Ataque, 2o Melhor Saque e 3a Maior PontuadoraMelhor Ataque da Copa CEV 2006Melhor Jogadora e Maior Pontuadora da World Grand Champions Cup 2005Melhor Atacante Brasileira no World Grand Prix 2005Melhor Jogadora do Trofeo Valle d’Aosta 2005; 3o melhor saque do World Grand Prix 2002
Comentários