HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos suplementos no Brasil - SAÚDE JÁ

Quando empresários dedicados têm uma ideia inovadora, nada é mais esperado que o crescimento contínuo do empreendimento

História dos suplementos no Brasil - SAÚDE JÁ E não é só na internet que a SaúdeJá atua
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

No caso do site Saúde Já, que comercializa suplementos alimentares na internet, o crescimento tem sido maior que o esperado Doce e peculiar: é assim que os fundadores do portal saudeja.com.br caracterizam o início do funcionamento da empresa, em 2007.

Até hoje, o crescimento da loja on-line tem dado um sabor especial aos seus idealizadores, tão doce e peculiar quanto no princípio.

O casal Mônica e Jonas Colantonio buscava diversificar seus investimentos e iniciou uma pesquisa de mercado. “No início, eles buscavam montar uma franquia ou prestadora de serviços de mídia, mas não demorou muito para que encontrassem mercados em crescimento ainda pouco explorados até então”, afirma Stefani Kamradt, gerente de marketing da empresa. “Ao mesmo tempo em que descobriram as deficiências em serviços relacionados a saúde e estética, o casal se deparou com o crescente consumo de suplementos alimentares”. Aliando suas descobertas ao incrível potencial das compras on-line possibilitadas pelo crescimento da internet no Brasil, Mônica e Jonas criaram o Saúde Já, e-commerce de suplementos alimentares voltado para o atendimento ao consumidor, com proposta de entrega rápida, maior variedade e menor preço.

Considerando que a empresa atua em áreas que estão em ampla expansão no mundo todo, e que o Brasil é um dos países que menos tem sofrido com a crise mundial, não é de se espantar que o empreendimento tenha tido resultados tão expressivos. Uma ideia na cabeça... Um empresário, desejoso por encontrar uma boa maneira de investir seu dinheiro, pesquisa o mercado e pensa muito a respeito. Ao entender como está a economia e o que pode ser criado, ele desenvolve sua ideia.

A partir disso, está tudo encaminhado para o sucesso, certo? Errado. Não basta ter uma ideia na cabeça, é necessário muito trabalho para que o negócio prospere. E foi com muito suor que Mônica Colantonio e Jonas Colantonio fizeram o e-commerce SaúdeJá crescer. “O casal trabalhava 15 horas diárias, e com ajuda de apenas um colaborador, concentravam todas as atividades administrativas entre ambos”, destaca Stefani. Em 2009, após dois anos do início das atividades, a empresa já contava com 18 colaboradores e teve que mudar de prédio em busca de instalações adequadas para o estoque.

Em 2011 ocorreu mais uma mudança de prédio que pudesse garantir melhores serviços, “já que em 2010 as vendas aumentaram 110%”. A mudança certamente contribuiu para o aumento de 59% nas vendas em 2011, mesmo ano em que a loja ganhou o selo “Powered by Probiótica”. O principal produto comercializado é o whey protein (de todas as marcas). Mas não é só a eclética proteína que pode ser encontrada na loja; “a gama de produtos à venda é muito grande: além dos diversos suplementos, há também emagrecedores, acessórios esportivos, vitaminas, fitoterápicos, nutricosméticos e acessórios para cuidados pessoais”, acrescenta a gerente. O cliente em primeiro lugar Desde o início, os fundadores enxergaram o grande potencial do investimento e criaram metas ambiciosas que levaram a loja para patamares sequer imaginados antes em relação ao atendimento ao cliente, como a inclusão do serviço de orientação sobre produtos, treinos e esportes através das redes sociais, fóruns, blogs e até mesmo vídeos. De acordo com a representante da empresa, os clientes voltam a comprar na loja porque são tratados com diferencial e toda a orientação necessária. “

Como temos promoções e interatividade por meio de diversos canais, o site passa a fazer parte do dia-a-dia do consumidor, o que leva à fidelização do público”, garante. A valorização do cliente está relacionada aos valores da empresa, como afirma Stefani. “A Saúde Já valoriza o relacionamento com os clientes e colaboradores de forma transparente, baseado na responsabilidade entre ambas as partes”, ressalta. Hoje, seus principais consumidores são homens e mulheres, entre 18 e 45 anos, que buscam mais qualidade de vida, bem estar, saúde e beleza. O bom relacionamento com os distribuidores, fabricantes e laboratórios apenas consolida a presença de tantos tipos e marcas. Mas Stefani também lembra dos outros valores que norteiam a empresa e fazem-na fortemente consolidada. “Também priorizamos ações sociais e socioambientais”.

Como não podia deixar de ser, a empresa também patrocina atletas, e pôde compartilhar as vitórias mais recentes do campeão de vale-tudo Vagner Curió. Um dos focos iniciais da SaúdeJá era se tornar a melhor empresa para se trabalhar, o que resultou em diversas ações de motivação. A representante da empresa relata um acontecimento que confirma a motivação dos funcionários: “Eles já produziram um vídeo em homenagem aos diretores pelo crescimento.

Foi um fato interessante: impossibilitados de deixar as dependências da empresa devido a uma forte tempestade, os funcionários fizeram uma montagem em vídeo com a rotina de trabalho e o empenho de todos. O vídeo fez sucesso, foi exibido na confraternização e entrou para a história da Saúde Já”. Os funcionários não só estão empenhados como também estão crescendo profissionalmente junto com a empresa. Murilo Barros, que auxilia os fundadores desde o início, começou como repositor de estoque e hoje atua como gerente de cadastro, suporte e operações. “Assim como Murilo, muitos colaboradores foram promovidos e cresceram juntos com a SaúdeJá”, garante Stefani. O sucesso traz o sorriso e o doce sabor da conquista não somente aos empresários, “eles conseguiram fazer da Saúde Já um modelo de prosperidade e respeito aos seus clientes, colaboradores e atletas”. O céu é o limite Uma das características que ajudam uma empresa a crescer é a adaptabilidade aos novos tempos. Se considerarmos a economia mundial, 2007 foi justamente o último ano de prosperidade, antes do início de uma série de crises que fariam a economia global entrar em recessão, mas a SaúdeJá certamente caminha na contramão da maioria, tal qual o Brasil, embora nosso país sinta alguns efeitos que não afetam a loja. Se o mundo mudou, o mesmo se pode dizer do mercado de suplementos e dos clientes. Stefani ressalta que a variedade de produtos hoje no mercado é muito maior do que era em 2007, tendo aumentado tanto na quantidade quanto na qualidade. “

O consumidor busca cada vez mais informações de qualidade”, destaca. “Devido à maior exigência do consumidor, os fabricantes tiveram que melhorar e aprimorar seus produtos”, revela a gerente de marketing. Foi exatamente por enxergar esse novo tipo de cliente, informado e exigente, que a empresa não apenas vende os produtos, mas se preocupa em informar e dar dicas aos consumidores.

E não é só na internet que a SaúdeJá atua. São duas as lojas físicas inauguradas: uma em Santo André e outra em São Paulo, no bairro do Ipiranga.

A intenção é crescer ainda mais, e as recentes conquistas corroboram para isso: a empresa já conta com mais de 12 mil produtos entre nacionais e importados, e busca um novo prédio para as instalações da loja virtual, já que a necessidade de estoque é cada vez maior, especialmente após a parceria de E-marketplace com o Magazine Luiza. “A expectativa para 2012 é de um aumento de 60% nas vendas”, conta Stefani. “Atualmente, são 200 mil compradores cadastrados em compras e recompras”.

 

LINHA DO TEMPO

2007: Mônica Colantonio e Jonas Colantonio iniciam as atividades da SaúdeJá

2009: Mudança de prédio para comportar demanda - Vendas aumentam significativamente, dando sinal verde para a continuidade e ampliação da empresa

2010: Aumento de 110% nas vendas - Recebe o selo de loja “Powered by Probiotica”

2011: Segunda mudança de prédio 59% de aumento nas vendas

2012: Parceria de E-marketplace com o Magazine Luiza

Comentários