NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Strongman com Marcos Mohai

Conheça Marcos Mohai Szabo, um legítimo representante do Strongman, esporte dos famosos homens de aço

Nutrição e Esporte: Strongman com Marcos Mohai O limite de idade para praticar Strongman é relativo
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Para se chegar ao topo desta modalidade é preciso ir além da força: concentração, agilidade, técnica e estratégia são fundamentais. O Strongman, também conhecido como atletismo de força, tem origem remota e provavelmente com influência da tradição viking. Oficialmente, teve seu início em 1977, em competições nos Estados Unidos que tinham como objetivo encontrar “o homem mais forte do mundo”. Regulamentado em 1995, quando surgiu a Federação Internacional de Atletas de Força nos EUA, o esporte tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e um dos grandes responsáveis por essa divulgação é o grupo de Peruíbe-SP, da qual Marcos Mohai Szabo faz parte. Autoridade no assunto, o atleta carrega uma série de vitórias no Strongman. Neste ano, fez a bandeira verde-amarela ultrapassar as barreiras nacionais e chegar a Columbus, Ohio. “

Fui o primeiro brasileiro a ser convidado para participar de um dos maiores eventos do mundo de Strongman, que aconteceu no Arnold Classic”, conta, orgulhoso. Além disso, ele é penta campeão brasileiro da modalidade e carrega a impressionante marca de tombar um carro de 700kg em menos de 6 segundos! Geralmente, as competições de Strongman têm provas variadas e visam atingir o maior potencial do atleta, que deve cumprir uma missão difícil dentro de um tempo determinado. Alguns exemplos são o Flip Car, Truck Pull, Tire Roll, Lançamento de Barril e a Atlas Stones, que o atleta explica em detalhes. Veja as explicações e mais exemplos de provas no box “Coisas de super heróis”. Em provas como essas, Mohai acumulou excelentes resultados e conta o que o torna quase imbatível no esporte. “

A qualidade de gostar de competir sob tensão”, revela. Para o atleta, o que mais fascina na modalidade é sua capacidade de adaptação. “O Strongman é o único esporte em que é possível adaptar provas e regras em comum acordo. Acho um esporte fantástico, pois o universo de ideias nunca acaba”, conta. Por isso, novas provas e desafios surgem a cada momento, fazendo com que o atleta tenha que se superar constantemente. Não faça em casa! Antes de contar como é a rotina e a preparação do atleta para as provas e competições, é importante lembrar que as exigências da modalidade são muito específicas.

Afinal, não é todo dia que você pode ver por aí pessoas levantando pneus de carreta de 480kg. Por isso, nem pense em usar o treinamento de Mohai se você não for atleta da modalidade. Em época de competição, o homem mais forte do Brasil chega a treinar quatro horas por dia de segunda a sexta, em um centro de treinamento de Strongman. “Minha rotina é um pouco complexa, pois tenho que analisar as deficiências tanto na parte muscular quanto na parte cardíaca”, conta. E se engana quem pensa que a vida de Mohai é só puxar ferro. “O trabalho de hipertrofia é necessário e muito importante, mas vale lembrar que um atleta de força, principalmente da modalidade de Strongman, tem que ser flexível. Devemos ficar atentos na forma em que é realizada essa hipertrofia para que não limite a flexibilidade de alguns movimentos”.

Por isso, os treinamentos funcionais e de jiu-jitsu integram a lista de atividades do atleta que quer obter melhor desempenho no esporte. Os exercícios são divididos em três partes: funcional, de resistência e de eficiência. “No primeiro treino, a musculatura será utilizada com maior ênfase para treinar os movimentos a serem executados em competições. No segundo, faço treinamento em circuitos, que visam maior resistência muscular e cardíaca”, detalha. “Já no treino de eficiência, trabalho com os objetos que serão utilizados em competições, o que me torna mais rápido na execução das provas”, explica. Na temporada de competições, o páreo é ainda mais duro: são três treinos específicos como os citados acima e mais dois treinos convencionais, realizados em uma academia. “Na pós-temporada, tenho um descanso que consiste em treinamentos leves de alta repetição, fisioterapia e muito alongamento”, revela. Fome de monstro Para aguentar esse ritmo de treino, mantendo os estoques de energia necessários para a explosão muscular exigida no esporte, e ainda garantir a recuperação física, a dieta do atleta precisa seguir a mesma linha de seu treinamento: a da funcionalidade.

“O responsável por toda minha parte fisiológica e nutricional é o endocrinologista Fabiano Nave”, conta. “Preciso manter um alto consumo de proteínas, carboidratos e uma boa suplementação à base de vitaminas e minerais”. Para se ter uma ideia, Mohai consome em média de 12 a 15 mil calorias por dia, divididas em cerca de seis a oito refeições, dependendo da rotina de treinos. Isso inclui a ingestão diária de até 2kg de carne, 8 comprimidos de BCAA a cada três horas e quase 1kg de whey protein em cinco dias! Aliás, os suplementos têm um papel fundamental na rotina do atleta. “

Consumo e indico vários suplementos, como glutamina, ribose, creatina, BCAA, whey protein e um pack de vitaminas e aminoácidos”, lista. Esse mix de itens visa garantir o consumo de nutrientes essenciais para que a imunidade e os músculos sejam preservados. Além disso, servem para que ele mantenha o ritmo de recuperação depois de um treino ou competição. “A suplementação é muito importante, pois os treinos são muito intensos. Seria loucura tentar praticar o esporte sem os devidos cuidados para a recuperação dos músculos, o que poderia aumentar muito as chances de lesões”.

Confira a dieta completa do atleta no quadro “Dieta de ferro”. Mohai conta ainda que essa suplementação não sofre muitas alterações em períodos que antecedem as competições. “Essa suplementação é frequente. A única alteração é a ingestão de carboidratos e proteínas, que aumenta quando chega época de preparação para competição”, revela. E se no passado Marcos teve problemas com o peso, hoje nem a balança ousa desafiá-lo. “Tenho uma facilidade imensa tanto para aumentar como para reduzir meu peso”, revela. “É importante lembrar que cada indivíduo tem um biotipo, uma reação e um metabolismo diferente.

Por isso procure sempre um especialista para te acompanhar”, recomenda. Ele nasceu para ser super Um problema de saúde foi o que motivou Marcos Mohai Szabo a procurar a superação através do esporte. “Na infância tinha problemas respiratórios e era gordinho”, diz. “Comecei a treinar aos oito anos de idade e meus maiores incentivadores foram meus pais”, lembra. “O esporte tem um papel muito importante tanto social como profissionalmente. Aprendi a nunca desistir, independente do que as outras pessoas possam falar”. As competições vieram na adolescência. “Comecei a competir aos 15 anos, em 1993, quando participava de modalidade mais conhecida como powerlifting ou levantamento de peso. Foi quando ganhei meu primeiro título nacional”. Já o Strongman entrou na trajetória de Marcos em 2002.

“Através dos meus treinos anteriores descobri que seria o melhor esporte a ser praticado pelo meu biotipo”. Hoje ele é responsável pelo seu próprio treinamento e o da equipe União Brasileira de Strongman. “Nossa equipe é reconhecida como a melhor equipe de Strongman brasileira, com muitos títulos e vários destaques”, orgulha-se. “Hoje sou o maior representante do Strongman no país e bati alguns recordes de tempo em provas como Flip Car, Atlas Stones e Tracionamento de Carreta”, lista. No mais recente, conseguiu tombar um carro de 800kg em 5,22 segundos! “Luto para que mais atletas tenham o mesmo reconhecimento, pois estou formando uma nova geração que irá dar muito orgulho nesse esporte, que virou um fenômeno mundial”.

O mais novo de sua equipe, Gustavo Barile, tem 17 anos, e já se sagrou campeão na categoria até 100kg neste ano. O próximo desafio de Marcos vai surpreender: o atleta pretende arrastar um avião, mais precisamente um Boeing 747 da TAM, com o peso 58 toneladas. E quem ousa ficar entre os Strongman e seus objetivos?

 

Homem de aço

Nome completo: Marcos Mohai Szabo

Data de nascimento: 07/02/1977

Local de nascimento: São Bernardo do Campo-SP

Modalidade: Strongman

Categoria: Absoluto

Patrocínio: Probiótica e Órion

Peso: 150kg

Altura: 1,81m

Equipe: União Brasileira de Strongman (UBSM)

Patrocinadores: Probiótica e Órion

 

Principais Títulos:

5x Campeão Brasileiro

On Line: www.strongmanbrazil.com.br

Facebook: marcos.mohai1

 

Dieta de ferro

Refeição 1 - Café manhã Proteínas, frutas, cereais, vitaminas e minerais

Refeição 2 – (três horas depois) Carne vermelha, batata e mandioca

Refeição 3 - Almoço Banana, arroz integral, peixe e folhas verdes

Refeição 4 - (3 horas depois) Batata doce, carne vermelha, vitaminas e minerais Pré-treino Açaí, whey protein e 1 pack de multivitamínicos, que contém proteína, cápsulas de NO com minerais quelatos, cafeína pura, creatina com D-Ribose, ZMA (zinco monometionina aspartato), tablete com alto teor de leucina, cápsulas de BCAA’s e tablete antioxidante.

Durante o treino Ribose, 8 BCAA’s Pós-treino Whey protein + 15 BCAA’s de 3 em 3 horas + 1 pack de multivitamínicos + cereais com sorvete

Refeição 6 - Jantar (3 horas depois) Filé de peixe, arroz integral, vitaminas e minerais e, 50 minutos depois, whey protein

 

* A glutamina é consumida pelo atleta de formas diversas: quando a intensidade de treinos está alta, ele fraciona 80g em porções menores consumidas cinco vezes ao dia.

*Se o treino for feito a noite, o atleta retira a cafeína do pack no pós-treino, para não afetar o sono. Coisas de super heróis Conheça algumas das provas que são parte de uma competição de Strongman:

 

- Atlas Stones: O atleta tem 90 segundos para elevar cinco bolas de concreto de 140kg a 220kg, e colocá-las em cima de uma plataforma.

- Lançamento de tonel Os atletas lançam cinco tonéis de 10 a 24kg a uma altura de 5m.

- Medley Cangalha/Caixão Os atletas carregam uma cangalha de 400kg – que trata-se de uma barra com pesos nas duas extremidades que fica apoiada em cima do trapézio - por uma distância de 25m. Logo depois, devem carregar na mesma distância o caixão ou pedra H, que pesa de 170kg e fica apoiada na linha superior do abdômen, pressionando o diafragma e fazendo com que o atleta trabalhe a apneia.

- Prova Medley Flip Car/Tombamento de Pneu Depois de virar um carro de 800kg, os strongman dão cinco tombos em um pneu de 500kg, tudo isso em um tempo máximo de dois minutos. Esse medley foi elaborado pelo próprio Marcos Mohai Szabo para um campeonato de Peruíbe, que está muito próximo dos realizados no exterior.

- Tração de caminhão Uma das provas mais impressionantes e curiosas: os fortões arrastam um caminhão com peso de 22 a 35 toneladas por 25 a 30m, máximo 95 segundos. Apesar de no exterior não existir divisões de categorias, no Brasil as competições se dividem em atletas de até 100kg e acima de 100kg. Isso por conta da estatura média dos brasileiros, que é menor que em outros países. O limite de idade para praticar Strongman é relativo. Além do talento brasileiro Gustavo Barile, que tem 17 anos e já é campeão brasileiro, no mundo uma das referências no esporte é o Mark Felix, que até hoje encara competições. Fortões pelo mundo Um dos atletas considerados ícones do Strongman do mundo é o polonês Mariusz Pudzianowski, que ganhou por cinco vezes o campeonato mais importante do globo, o World's Strongest Man (2002, 2003, 2005, 2007 e 2008).

Atualmente, os destaques são Brian Shaw, campeão mundial 2011 do World's Strongest Man, e Mike Jenkins, campeão do Arnold Strongman Classic 2012, ambos norte-americanos.

Comentários