ESPORTES & EXERCÍCIOS

HIIT e Queima de Gordura

Algumas pesquisas demonstram que o HIIT parece ser mais eficiente quando comparado com protocolos que envolvam atividade aeróbia de moderada intensidade e longa duração

HIIT e Queima de Gordura

No Brasil é cada vez mais comum o termo “HIIT”, especialmente para quem deseja emagrecer e ficar em forma para o verão. A sigla HIIT significa “High Intensity Interval Training”, ou em português treinamento intervalado de alta intensidade, e consiste em tiros (ou esforços) de alta intensidade e curta duração intercalados com intervalos de recuperação. Por exemplo, se você realizar na esteira 30 segundos de corrida na maior velocidade possível, intercalando com 30 segundos de caminhada em intensidade moderada, repetindo essa sequencia por 10 vezes, terá realizado um treinamento HIIT de 10 minutos de duração (fora o aquecimento e volta-calma).

Algumas pesquisas demonstram que o HIIT parece ser mais eficiente quando comparado com protocolos que envolvam atividade aeróbia de moderada intensidade e longa duração, que são aqueles protocolos tradicionais de esteira utilizados em academias para perda de peso (acima de 30 minutos de duração). Alguns protocolos de treino utilizados em pesquisas são: 4-6 tiros de 30 segundos com 4 min de recuperação; 10 tiros de 1 minuto com 1 min de recuperação; tiros de 8 segundos com 12 segundos de recuperação durante 20 minutos, sendo que ambos os 3 protocolos tem duração aproximada de 20 minutos de duração. Alguns benefícios que as pesquisas demonstram com o HIIT são: Aumento da performance em exercícios de endurance, aumento do metabolismo de repouso (aumento da utilização de gordura durante horas após o exercício), o que consequentemente acelera o processo de perda de gordura.

O grande problema está na aplicabilidade: Os trabalhos mostram que para se ter tal efeito positivo, a intensidade (ou velocidade, no caso da corrida) tem que ser muito alta. Neste caso é sempre indicado que se procure um profissional de educação física para que primeiro se aprenda as técnicas de corrida, para que se possa introduzir o HIIT em suas corridas. Fora o fato de que, enquanto não se consegue correr em alta intensidade, seria interessante intercalar o HIIT com exercícios contínuos (aeróbio de longa duração, por exemplo) para se aumentar o gasto calórico total.

Prof. Gustavo Barquilha

Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento

Prof. Gustavo Barquilha – Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento, Consultor Técnico da Integralmédica, empresa de suplementos nutricionais, e Educador Físico com Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela UNICSUL

Comentários