ESPORTES & EXERCÍCIOS

Excesso de Treinamento e seus prejuízos a saúde e performance

Atletas de alto rendimento e amadores visam a melhora da performance esportiva através do aumento da intensidade (cargas) ou volume (tempo) de treinamento, podendo ocorrer um fenômeno chamado de overtraining.

Excesso de Treinamento e seus prejuízos a saúde e performance

Alguns fatores potenciais que podem provocar o Overtraining são: o aumento da carga de treinamento sem a recuperação adequada, a monotonia do treinamento, o número excessivo de competições, distúrbios de sono, fatores estressores na vida pessoal (família, relações) e ocupacional, episódios graves de lesões.

Quando o atleta entra em Overtraining, ele pode ter queda no rendimento durante meses, sem saber ao certo o porque desta queda. Por exemplo, é muito comum atletas de endurance, como corredores, ciclistas e triatletas, não observarem melhoras ou até mesmo piorarem suas marcas durante um período de tempo. E neste caso, muitos aumentam ainda mais o seu volume de treino, sem saber que a causa dessa queda de rendimento é justamente o excesso de treinamento. Fora a queda da performance, outros sintomas do Overtraining são: fadiga, depressão, queda da motivação, insônia, irritabilidade, ansiedade, perda de peso não proposital, dores e falta de concentração mental.

Finalizando, algumas medidas podem evitar o Overtraining: periodização do treinamento, ajuste do volume e intensidade do treinamento conforme a performance do atleta, ingerir quantidades adequadas de calorias conforme o período de treinamento, ingerir quantidades adequadas de carboidratos, garantir um sono adequado, intervalos de descanso de pelo menos 6 horas entre sessões de treino no mesmo dia e usar escalas de humor para monitorar o atleta.

Prof. Gustavo Barquilha

Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento

Prof. Gustavo Barquilha – Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento, Consultor Técnico da Integralmédica, empresa de suplementos nutricionais, e Educador Físico com Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela UNICSUL

Comentários