"As fontes de infecção podem ser o solo, fezes de animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados", explica Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos, que apresenta o Micozione, solução ideal por contar com potentes ativos para fortalecer e reparar as unhas.
Entendendo o problema — As unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o crescimento dos fungos. "Além disso, o crescimento mais lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose, mas esse é um problema que acomete também as unhas das mãos", acrescenta. "As unhas com micose ficam espessas, esponjosas, de colorações brancas, amareladas e escuras, podem causar dor principalmente quando acontece a formação de ‘unhas de gavião’, a unha fica côncava e escura."
Dicas de prevenção — Márcio explica que para evitar o problema é necessário manter hábitos de higiene rigorosos nas mãos e nos pés. "Além disso, o paciente deve evitar andar descalço em pisos molhados, como em academias, saunas e piscinas; usar sempre seu próprio material de manicure; na medida do possível, usar calçados largos e bem ventilados; usar, de preferência, as meias de algodão em vez de tecido sintético", explica.
Tratamento — O médico dermatologista ou clínico faz o diagnóstico inicial pela análise de lesões e posteriormente pode fazer a confirmação por meio de raspagem da unha acometida e a incubação em meios de cultura específicos. "Para tratar estas unhas, existe produto antimicótico, fortalecedor e reparador de unhas, que tratam, hidratam, fortalecem e reparam as lesões. Em alguns casos mais graves poderá ser necessário o uso de medicamentos orais. O médico indicará se será necessário o uso destes medicamentos", explica.
SAÚDE
Comentários