Como de costume, no período de inverno, grande parte das pessoas acaba por ficar mais em casa, relaxa na realização de tarefas rotineiras e até deixa de lado alguns cuidados básicos com a pele e com os cabelos. Outras dispensam o protetor solar e a hidratação da pele, exageram no consumo de bebidas e alimentos calóricos, diminuem a ingestão de água e ainda por cima aumentam a quantidade de banho quente e demorado, além do uso contínuo de secador de cabelos. Isso tudo pode ser prejudicial para a pele.
De acordo com o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, as baixas temperaturas prejudicam, sobretudo, a pele do rosto e das mãos. “Sensação de estiramento, pequenas rachaduras, sensibilidade ao toque e aspecto enrugado e ressecado são os principais sintomas. Por esta razão, durante o inverno, deve-se dar prioridade a produtos à base de manteigas vegetais de karité e cupuaçu, além de óleos nobres como os de árgano e canola e ainda conter uma grande quantidade de glicerina e ácido hialurônico, que são hidrantes naturais da própria pele”, comenta.
Já Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa especializada em ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores, observa que desde o início do ano, os médicos estão prescrevendo ativos que repõem os sais minerais perdidos pela pele durante o último verão e que protejam contra as baixas temperaturas do próximo inverno.
Os especialistas recomendam, no entanto, que todas as regiões do corpo devem receber cuidados específicos. Veja algumas dicas:
Cabelos — Como eles ficam mais expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, há um ressecamento dos fios, com o surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. Neste caso, a atenção deve ser redobrada, com a utilização de xampus mais hidratantes que contenham manteigas como Karité ou hidratantes, como ReparAge, Alantoína e proteínas da seda. O secador de cabelos no frio é maléfico para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
Testa — A testa é geralmente mais oleosa e a pele é bem mais espessa. Por isso, nesta área do corpo, não é necessária muita hidratação. Os géis à base de silícios vão muito bem, pois além de fazer a função de hidratar, ainda previnem as rugas de expressão.
Olhos — A região dos olhos é normalmente mais seca e precisa de uma dose extra de hidratação, isso sem falar que é uma região mais susceptível a rugas. Os produtos para a área dos olhos devem conter elementos estruturantes, como os silícios orgânicos, e doses extras de manteiga de karité, além de antioxidantes como a vitamina E, além de ácido hialurônico.
Lábios — Os lábios sofrem muito com o frio. Por esta razão, eles precisam de muitos agentes protetores e antioxidantes como as vitaminas C e E, vitaminas energizantes como o pantenol (vitamina B5), além de manteiga de karité e de manga, que formam uma camada protetora contra o frio sobre a delicada pele dos lábios.
Mãos — As mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente e, como a sua capacidade de produzir oleosidade natural é menor, pois possui menor quantidade de glândulas sebáceas, a atenção deve ser maior para evitar ressecamentos e até mesmo fissuras. Portanto, proteja-as com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes. Procure durante o dia utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta), que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. À noite procure fórmulas que contenham fosfolipídios da soja e do girassol, manteiga de karite para recompor a função de barreira da pele e Uréia, Ácido lático e lactato de amônio que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, ao dirigir principalmente.
Colo e corpo — O banho demorado nos dias mais frios pode causar dermatites severas. A solução é tomar banhos rápidos, reduzir o uso de sabonete, ou seja, utilizá-lo somente nos locais onde realmente são necessários. E depois de sair do banho, deve-se caprichar no creme hidratante ou num bom óleo de banho feito e repositores de ômegas como nutriomega 3, 6, 7 e 9.
Pés — Com relação aos pés, que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, sem utilizar lixas ou pedras. Hidrate toda noite com uréia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.
Estrias — Esta época do ano é ideal para tratamento de estrias com a utilização de ácido retinóico em casa e na forma de peelings no consultório. Ou o uso da radiofrequência microagulhada Eletroderme com uso em casa de um creme regenerador.
Cápsulas da beleza — Grandes aliadas, elas podem promover: hidratação de dentro para fora com Fosfolipídeos de Caviar; ação antioxidante e iluminadora da pele com Bio-Arct; ação 'antiaçúcar'.
“Apesar de todas as dicas, ainda é imprescindível o uso de protetor solar durante o inverno. O sol, ainda que pareça mais fraco, continua emitindo radiações ultravioleta e, portanto, danificando a pele. Quando se vai para regiões montanhosas, o sol torna-se ainda mais agressivo, pois as camadas de ar e poluição que ele tem que ultrapassar é menor e as radiações acabam atingindo a pele com maior eficiência e, desta maneira, maior dano”, finaliza Lucas.
Comentários