Quando o inverno chega, além da sensação térmica que causa desconforto em muitas pessoas, a pele é uma das partes do corpo humano que mais sente essa mudança climática. O ressecamento, as pequenas rachaduras, sensibilidade ao toque e, mesmo, o aspecto enrugado são algumas das características observadas. Dessa forma, priorizar a limpeza e hidratação nos cuidados diários é uma medida essencial para manter a saúde da pele nessa época. “A higienização é o primeiro passo e deve ser realizada pela manhã e à noite, sempre com produtos específicos que respeitem as características dessa pele”, destaca Isabel Luiza Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Luiza Piatti, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.
Lábios e rosto — Os lábios sofrem muito com o frio e, neste caso, necessitam de cuidados especiais. Isabel Piatti reitera que, assim como o rosto, eles são as partes do corpo mais expostas às agressões do tempo frio e seco. “Hidratar diariamente a face é uma medida primordial para prevenir as rachaduras. Quantos aos lábios, evite passar a língua sobre eles, fazendo isso você vai desidratá-lo ainda mais”, declara.
Para resultados de reconstituição dos lábios e das linhas de expressão, com sensação de preenchimento da derme dessas áreas, além de intensa hidratação, Isabel enfatiza uma inovação de mercado, que é o uso em sinergia de quatro ácidos hialurônico [Hyaloveil, Hydromanil, Hyalurosan e Epidermosil], que vão atuar no preenchimento, no caso, desde a camada profunda até a mais superficial. Outros ativos que vão potencializar essa ação são o Matryxil Sinthe 6, um potente preenchedor de rugas, e Pro-Lipo Duo, um sistema patenteado de fosfolípidios concentrados, atuando de forma global na rearquitetura do contorno facial, afirma.
Outra questão destacada por Isabel é o mito de que o óleo na pele do rosto implica em hidratação. O fato de uma pele ser oleosa não é garantia de que esteja devidamente hidratada, portanto, precisa, sim, do uso de hidratantes e em todas as épocas do ano. “Quem tem pele oleosa deve optar por produtos em base gel, gel creme ou também alguns séruns. Evite sempre produtos que contenham carga lipídica, principalmente o óleo mineral [e outros derivados do petróleo]. Eles dão uma falsa sensação de hidratação, pois provocam tamponamento, mas não oferecem benefício algum, pelo contrário. O ideal é optar sempre por bases biocompatíveis, que contenham óleos vegetais, ricos em ômegas 3, 6, 7 e 9”, complementa.
Colo e corpo — Assim como o rosto, o corpo e colo também exigem cuidados, como hidratação. E uma das questões que merecem atenção é o uso de água muito quente durante o banho, prática muito comum em dias frios. “O aumento da temperatura na hora do banho costuma, de fato, provocar maior ressecamento da pele, por isso é preciso cautela e hidratação extra. Além disso, excessos nunca são positivos”, destaca Isabel Piatti. Mais uma vez, aqui valem os cuidados com cremes hidratantes de bases biocompatíveis, ricos em óleos vegetais, e livres do óleo mineral.
Filtro Solar — Isabel Piatti também lembra a importância de utilizar o filtro solar todos os dias. “Os raios do sol não fazem mal apenas no verão, os riscos estão presentes até mesmo em dias frios, nublados e em ambientes fechados. Por isso, é essencial usar o filtro solar para evitar o aparecimento de manchas e do câncer de pele”, explica. A especialista ainda destaca que os raios solares conseguem ultrapassar os vidros das janelas, e que a luz visível (dos computadores, celulares, tablets e lâmpadas) também causam danos à pele. “Procure o protetor ideal para o seu tipo de pele, que ofereça proteção química, física, biológica e contra a luz visível, e aplique pelo menos duas vezes ao dia”, afirma.
Comentários