SAÚDE

Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo

Necessidade de prevenção é ressaltada nesta segunda-feira, dia 10 de julho, Dia da Saúde Ocular

Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo

Caracterizada pela opacidade do cristalino – estrutura que funciona como uma lente dentro dos olhos e responsável pela focalização da imagem para longe e perto – a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As causas para o desenvolvimento da catarata são várias, sendo mais comum a catarata senil, decorrente do processo natural do envelhecimento e surge, em geral, após os 60 anos.

“Vale ressaltar que outros fatores como diabetes, catarata traumática, inflamações intraoculares e uso de corticoide por tempo prolongado podem desencadear o processo mais precocemente”, afirma a Dra. Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, oftalmologista, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e diretora do Departamento de Oftalmologia da Irmandade da Santa Casa de São Paulo. 

Outro tipo de catarata é a congênita. Geralmente observada ao nascimento, é decorrente de doenças adquiridas pela mãe durante a gestação, mais frequentemente as infecciosas e pode estar acompanhada de outras alterações sistêmicas. 

O principal sintoma da catarata é o embaçamento progressivo da visão. Essa perda de visão vai aumentando à medida que a catarata fica mais madura, podendo levar o paciente à cegueira. “O tratamento da catarata é realizado por meio de cirurgia, quando é retirado e substituído o cristalino opaco por uma lente intraocular com o objetivo de restabelecimento da visão, portanto a catarata é uma causa de cegueira reversível, diferente de outras doenças como, por exemplo, o glaucoma”, explica a oftalmologista. 

Além disso, com o avanço das técnicas para a cirurgia de catarata, a Dra. Maria Auxiliadora explica que a recuperação dos pacientes tem sido cada vez mais rápida e tranquila: “Hoje, a técnica mais realizada para a extração da catarata é a facoemulcificação, com uso de ultrassom, em que a abertura do olho é de milímetros, sem necessidade de pontos em quase todos os pacientes e implante de lentes intraoculares dobráveis. Como essas lentes são cada vez mais compatíveis com a anatomia e fisiologia do olho, a recuperação, tanto da visão como do paciente, está muito mais rápida”, finaliza.

Comentários