Definitivamente não é fácil perder nosso estoque de gordura localizada. Isso porque o corpo utiliza essa gordura como fonte de energia apenas como última opção. "Nosso organismo retira energia da glicose no sangue e depois da glicose do fígado. A terceira opção vem da quebra das proteínas dos músculos e, só por último, o corpo usa a energia das reservas de gordura", afirma o Dr. Abdo Salomão Jr., dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Portanto, a gordura localizada tende a permanecer mesmo com exercício físico. Por isso, é necessário associar dieta, prática de exercícios de musculação e aeróbicos, para aumentar o gasto calórico", acrescenta o médico.
No entanto, segundo o dermatologista, mesmo com o esforço em exercícios específicos, ainda assim é comum notar que existe uma redução, mas não uma eliminação completa da gordura localizada. "Essa gordura que fica é mais resistente. Alguns exercícios do tipo Hiit, ou termo intervalo de alta intensidade, são mais eficientes para eliminá-la, mas há casos em que é necessário a ajuda de procedimentos estéticos", afirma o Dr. Abdo Salomão.
A dieta também deve estar relacionada a esse objetivo. Por isso, o melhor a fazer é procurar um nutrólogo ou nutricionista para o consumo ideal de proteínas e gorduras de boa qualidade, sem esquecer dos carboidratos, na quantidade exata, para dar energia ao corpo. "Nessa fase, pode ser necessária também a indicação de alguns suplementos e vitaminas que vão dar mais energia ao corpo e melhorar a queima de gordura localizada", afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec.
Com relação aos procedimentos médicos, há aqueles mais ou menos invasivos, que são indicados conforme a necessidade do paciente. No caso, ainda há opções menos invasivas que a cirurgia plástica. A técnica mais eficaz é a de lipoaspiração a laser, que tem trazido resultados excelentes, por ter aplicação subcutânea, que pode ser até indicada para substituir a abdominoplastia (cirurgia do abdômen). "A lipoaspiração a laser é feita com o auxílio de uma fibra que aquece a gordura e a pele antes de ser feita a aspiração tradicional com cânulas. Utilizamos o laser de diodo, que promove o derretimento da gordura, facilitando sua retirada, além de diminuir o sangramento", afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). De acordo com o cirurgião plástico, como o laser aquece a pele, há retração e diminuição da flacidez. "O laser é passado na região da gordura profunda e logo abaixo da pele. Esse procedimento pode substituir a abdominoplastia em alguns casos e é muito bom para melhorar o aspecto dos flancos, braços e papada", completa. É possível, segundo o Dr. Mário, observar a melhora do contorno corporal, com linhas mais harmônicas na cintura e quadril. "De qualquer maneira, os exercícios físicos e a dieta são fundamentais e devem fazer parte da rotina, além de potencializar os resultados. Para a melhor indicação dos procedimentos, procure um médico", finaliza o Dr. Abdo.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior..
*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br
*MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.
Comentários