No ano passado fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e a nossa rotina foi completamente transformada. Atualmente, diante do avanço da pandemia do coronavírus e com o lockdown estendido, é preciso, mais do que nunca, ressaltar a importância de manter o equilíbrio da nossa saúde física e mental. Alguns hábitos rotineiros, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e ter uma boa noite de sono, por exemplo, são formas prudentes de manter a saúde e o bem-estar em dia, além de garantir que nosso sistema imunológico esteja a todo vapor.
O que fazer?
Alimentação:
Com a atual situação, podemos observar que diante do fato de termos de ficar em casa impossibilitando o acesso a academias, por exemplo, temos fácil acesso a alimentos, principalmente os industrializados, ricos em gordura e açúcar, que promovem uma sensação de prazer imediato e alívio, podendo desencadear processos de compulsão alimentar, pois por muitas vezes acabamos descontando na comida.
O excesso de peso compromete o funcionamento de todos os órgãos, deixando o sistema imunológico vulnerável e suscetível a possíveis vírus e bactérias. Dessa forma, manter a saúde em dia vai muito além de fatores estéticos, sendo uma medida importante para estabelecer o equilíbrio e resistência do corpo, ou seja, adotar um novo estilo de vida tem sido cada vez mais urgente e necessário.
“Dê preferência a alimentos naturais como verduras, frutas, vegetais e cereais, que além de mais saudáveis, ajudam a melhorar o funcionamento do nosso sistema imunológico, pois possuem maior quantidade de vitaminas e minerais (micronutrientes), fibras e compostos com ação antioxidante, que podem ser encontrados nas uvas ou nos frutos vermelhos”, explica Dr. Elifas Rodrigues, nutrólogo da clínica Benessere.
Fontes de proteínas, como a carne bovina, por exemplo, são essenciais para auxiliar nosso sistema imunológico no combate de agentes perigosos em nosso organismo, além de frango, ovos e peixes ricos em ômega 3, que é um forte aliado em processos anti-inflamatórios.
Podemos também optar por alimentos que promovam a saciedade, como chia e linhaça, oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) e também as leguminosas (ervilha, feijão e do grão-de-bico). Esses alimentos, além de nutritivos, possuem altas concentrações de proteínas, fibras e micronutrientes que contribuem não só para a saciedade, mas também o funcionamento de todo o sistema imunológico.
Devemos destacar também a importância de ingerirmos um nível adequado de água durante o dia. A água é um elemento fundamental para que ocorram todas as reações biológicas e químicas do nosso organismo. Ela está presente no sangue e nas células, transportando várias substâncias desde a ingestão até a sua eliminação, ajudando de maneira significativa nosso sistema imunológico a produzir anticorpos que auxiliam no combate de vírus e bactérias, como a gripe ou até mesmo a Covid-19, além de contribuir para a diminuição da retenção de líquidos.
“É recomendável evitar os refrigerantes devido às grandes quantidades de açúcares utilizados em sua composição, que prejudicam a circulação sanguínea e o acúmulo de gorduras. Dê preferência a sucos e chás naturais, ou bebidas sem açúcares em geral,” completa Dr. Alisson Melo, nutrólogo da clínica Benessere.
Para um acompanhamento minucioso, completo e efetivo, procure o auxílio de um nutricionista, capaz de entender as especificidades e necessidades para montar uma dieta adequada às necessidades do seu corpo.
Prática de exercícios físicos:
É fundamental manter sua rotina de treinos em dia. Os exercícios praticados durante a atividade física, além da melhorar a saúde, são capazes de “desafogar” o acúmulo de estresse, alteração do sono, tensão muscular, formigamento e sensação de desgaste, perda de interesse, problemas de atenção e depressão, além de auxiliarem no combate de doenças como a hipertensão e a diabetes que são fatores de risco da Covid-19. Os exercícios também contribuem para a redução da ansiedade e melhora do humor.
São indicados os treinos de calistenia (que exploram o peso do próprio corpo na prática de atividades), além de subir e descer escadas, caminhar dentro de casa e fazer polichinelos e abdominais.
Mas não se esqueça: antes de realizar qualquer atividade física, procure um médico responsável.
Fontes:
Dr. Elifas Rodrigues - CRM 143.152-SP
Atua na área de medicina funcional, tendo como foco a visão preventiva e integrativa da medicina, dando especial atenção ao estilo de vida, fatores ambientais e nutrição na predisposição a doenças crônicas e sua prevenção. Destaca o papel da nutrição na qualidade de vida e na prevenção de doenças degenerativas e valoriza o aporte de nutrientes e antioxidantes no equilíbrio e modulação do envelhecimento celular (nutrigenômica). Tem como modelo de trabalho o equilíbrio entre mente e corpo, equilíbrio bioquímico e metabólico, modulação hormonal, hipertrofia muscular, emagrecimento, envelhecimento saudável, manuseio do estresse e fadiga crônica e redução dos efeitos tóxicos ambientais.
Atua na área estética, somando estratégias terapêuticas que vão desde dieta e mudança de estilo de vida até tratamentos corporais e faciais com equipamentos de altíssima qualidade para melhora da composição corporal, rejuvenescimento facial e afins.
Dr. Alisson Melo - CRM 125.761-SP
Atua na área da medicina preventiva e integrativa, na qual as doenças crônico- degenerativas, obesidade, distúrbios afetivos, doenças neurológicas, doenças infecciosas, bem como as dores e feridas crônicas, podem ser prevenidas e tratadas dentro de um conceito mais abrangente. Nessa especialidade, o foco é a prevenção e modificação do curso natural das doenças e, principalmente, melhora da qualidade de vida e bem-estar.
Além disso, também atua na melhora da composição corporal, performance física, hipertrofia muscular e emagrecimento, com estratégias terapêuticas que vão desde suplementação e orientação à mudança de estilo de vida até tratamentos com equipamentos de altíssima qualidade e complexidade.
Comentários