ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Açaí é bom para quê? Conheça 5 benefícios da fruta para o organismo

De saúde mental a melhorias no sistema imunológico, o açaí pode ser um bom aliado na manutenção do corpo 

Açaí é bom para quê? Conheça 5 benefícios da fruta para o organismo Conheça 5 benefícios do açaí para o organismo
Crédito: Imagem: iStock

O açaí se popularizou muito nos últimos anos. De acordo com levantamento Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Brasil, o consumo de açaí aumenta 15% por ano, sendo o Pará o maior detentor da demanda nacional, que chega a 300 mil toneladas anualmente.  

 

A popularidade da fruta, que extrapola os limites nacionais e já é sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos, deve-se não apenas ao sabor do delicioso creme, mas também às propriedades funcionais e benéficas ao organismo.  

 

Classificado como um superalimento, o açaí é rico em vitaminas C e E, ômega-9 e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no bom funcionamento do coração e do cérebro. Por isso, para quem busca manter uma dieta saudável, o açaí é uma ótima opção de refeição rápida, e ainda pode ser turbinado com outros alimentos, como frutas, que também oferecem benefícios à saúde.  

 

Por cuidarem do produto desde a seleção dos agricultores até chegar aos consumidores, o Açaí da Barra, primeiro self-service de açaí do estado de São Paulo, é especialista em açaís. Em seu cardápio, são mais de 10 tipos disponíveis para os amantes dessa iguaria. Com toda essa expertise em mãos, eles explicam as ações positivas da fruta no organismo:  

 

1 - Fortalece o sistema imunológico  

Para começar a elencar benefícios dessa superfood, é importante destacar o quanto ela contribui para a parte defensiva do organismo. Em 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, alimentos que ajudassem a fortalecer o sistema imunológico viraram tendência entre os consumidores, apontam alguns estudos do setor alimentício. Própolis, mel, cúrcuma e o próprio açaí, tiveram um aumento considerável em sua procura.  

 

As vitaminas C e E, o ômega 9 e as anticitocinas, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para o aumento das células de defesa do corpo, essenciais no combate a várias doenças, como a COVID-19, processos inflamatórios e de cicatrização.  

 

2 - Fonte de energia  

Além de muitas vitaminas e minerais, o açaí é rico em carboidratos e proteínas, componentes essenciais para a produção de energia pelo organismo. Por serem elementos de rápida digestão, não deixam aquela sensação pesada no estômago e garantem uma rápida injeção de ânimo e disposição.  

 

3 - Melhora a saúde do coração  

Esses elementos também contribuem para o tratamento e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como o colesterol LDL, ou ruim, e a aterosclerose - acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Além disso, ele ajuda a evitar a formação de coágulos e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a pressão arterial.  

 

4 - Combate o envelhecimento  

A ação dos antioxidantes e da vitamina E, presentes no açaí, ajudam também a prevenir o envelhecimento precoce, pois agem diretamente na defesa das células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres. Para os cabelos e pele, por exemplo, a fruta retarda o aparecimento de fios brancos, rugas e marcas de expressão. Já para o sistema neurológico, essa função se faz presente ao prevenir doenças como Alzheimer.  

 

5 - Ajuda a melhorar a saúde mental  

Por fim, ainda falando sobre a ação dos componentes do açaí no sistema neurológico, esse alimento é extremamente benéfico para a saúde mental. Os polifenóis, micronutrientes que são potências à base de plantas, ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, atenuam processos inflamatórios ajudando também a melhorar a memória e a aprendizagem.  

Comentários