SAÚDE

Dia Nacional da Saúde: Maus hábitos elevam número de jovens afetados por doenças do coração

O dia 05 de agosto marca a comemoração do Dia Nacional da Saúde, que tem por objetivo conscientizar as pessoas a terem um estilo de vida mais saudável

Dia Nacional da Saúde: Maus hábitos elevam número de jovens afetados por doenças do coração Dia Nacional da Saúde
Crédito: Imagem: SewCream/Shutterstock

A data 05 de agosto, que marca a comemoração do Dia Nacional da Saúde (que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável) foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

 

O cardiologista e especialista em marca-passo, Dr. Roberto Yano, aproveitou a semana da celebração para fazer um alerta: os jovens estão cada vez mais sendo afetados por doenças cardíacas. Muito disso, segundo o médico, pode ser atribuído aos maus hábitos desse público.

 

"Esse estilo de vida (baseado em sedentarismo, má-alimentação, estresse, uso de celular o dia todo) está acabando com a saúde dos jovens. Os casos de hipertensão arterial em jovens e até em crianças têm aumentado muito nos últimos anos e pasmem, a tendência é piorar ainda mais nas próximas décadas. Sendo assim, os pais desses jovens, preocupados (e com razão) com a saúde dos seus filhos, têm agendado consultas com cardiologistas cada vez mais cedo", revelou.

 

Questionado se ele tem visto, de perto, esse aumento das consultas cardíacas em jovem, o doutor respondeu que sim e que os sintomas são os mais variados. "Tenho visto esse aumento no meu próprio consultório", disse.

 

"Alguns desses pacientes apresentam sintomas que vão desde o estresse e a ansiedade (por todo esse estilo de vida péssimo que os jovens de hoje estão levando), até casos realmente graves como a própria hipertensão arterial, cardiopatias estruturais e casos de arritmia cardíaca em jovens", completou.

 

Dr. Yano revelou ainda que atende muitos jovens com sintomas que se assemelham a sintomas cardiológicos como dor no peito, falta de ar, palpitação, sensação de tontura ou desmaio, muitos deles associados aos quadros de ansiedade e depressão que têm atingido cada vez mais a população brasileira, inclusive entre os mais jovens.  

 

"A minoria dos casos é realmente de alguma doença grave. Mas, de qualquer forma, a orientação é sempre a mesma. Independentemente da idade, em caso de sintomas cardíacos como os que eu citei acima, o cardiologista deve sempre avaliar o jovem. Em dúvida procure sempre o especialista", aconselhou.

 

Fonte: Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 1,8 milhão engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram. O principal objetivo do profissional é divulgar informações valiosas aos seguidores, sempre visando os preceitos do código de ética médica.

Comentários