SAÚDE DA MULHER E DA GESTANTE

Alimentação na gravidez: O que consumir e o que evitar?

Na gestação, a alimentação ganha ainda mais importância, já que se torna a principal responsável pelo desenvolvimento saudável do bebê

Alimentação na gravidez: O que consumir e o que evitar? Alimentação na gravidez: O que consumir e o que evitar?
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Durante a gestação, o papel da alimentação ganha ainda mais importância, já que deixa de ser fonte de nutrição apenas para a mãe e se torna a principal responsável pelo desenvolvimento saudável do bebê. A nutricionista Bettina Del Pino, da startup de nutrição Dietbox, reforça a importância do acompanhamento nutricional no período gestacional e reúne dicas sobre quais alimentos consumir e evitar durante a gravidez.

 

Para Bettina, o cuidado com a alimentação deve começar antes mesmo de engravidar: “Uma rotina ativa e dieta balanceada são fatores que favorecem o funcionamento do corpo e previnem doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de auxiliarem na fertilidade de homens e mulheres”. Estudos demonstram que o sobrepeso e a obesidade, por exemplo, estão diretamente relacionados com o déficit na produção de hormônios que auxiliam a gravidez nas mulheres e a fertilidade dos homens”.

 

Quais alimentos são aconselhados durante a gravidez?

 

A especialista destaca que alguns nutrientes acabam sendo mais requeridos durante a gravidez, dentre eles ferro, vitamina D, vitamina B12 e ácido fólico, por exemplo.  

 

 

Bettina, então, explica quais alimentos ingerir para suprir a nova demanda do corpo: “Carnes, vegetais de folhagem escura e leguminosas são ótimas fontes de ferro, mas para melhorar a absorção deste nutriente é importante consumir em conjunto alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas”.

 

Assim como o ferro, o cálcio é outro nutriente que a nutricionista traz como ponto de atenção: “O cálcio é responsável pela formação e bom funcionamento dos ossos. Na mulher grávida, este nutriente é usado para fortalecer a estrutura óssea da mãe e formar o esqueleto do bebê. Quando não há a ingestão suficiente, o corpo remaneja o cálcio do organismo da mulher para priorizar o feto, podendo acarretar em doenças como osteoporose”. Dessa forma, alimentos como leite e derivados, carne e verduras com folhagem escura, como a couve-manteiga, são aliados poderosos para obtenção de cálcio.  

 

O que evitar durante a gravidez:

 

Já conhecidos como vilões da alimentação saudável, os alimentos processados, frituras e aqueles com grande quantidade de sódio e açúcar, devem ser evitados durante a gestação. Bettina alerta: “são alimentos que aumentam as chances de a mulher adquirir doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Além disso, o consumo em excesso aumenta as chances do bebê se tornar uma criança com sobrepeso e marcadores alterados, o que acarreta em outros diversos problemas”. Além destes, também são recomendados a suspensão de bebidas alcoólicas, tabagismo e cafeína até o final da amamentação.

Comentários