Ajustar a técnica das passadas, ter uma frequência no esporte e investir em treinamento resistido (musculação) são essenciais para quem busca um melhor rendimento na corrida. Mas não é só isso. Uma alimentação adequada e combinada ao uso de suplementos também é imprescindível para atender as demandas do esporte e fazer diferença na performance.
“Principalmente para os atletas de longas distâncias, que sofrem com o maior desgaste físico, os suplementos são importantes para manter o ritmo da prova, reduzir o desgaste e possibilitar a boa recuperação do corpo”, comenta Nataniel Viuniski, médico nutrólogo membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.
Entenda quais são os suplementos que podem contribuir com os corredores:
Carboidrato
Imprescindível para um melhor desempenho nas pistas, pois é a fonte de energia mais rápida para o corpo manter os músculos em atividade e também possibilita dar mais intensidade às passadas. “A disponibilidade de carboidrato no organismo está diretamente relacionada à performance do atleta. Sem carboidrato suficiente, aumenta-se a percepção de esforço e a fadiga do esportista”, de acordo com o nutrólogo.
Cafeína
De acordo com a revisão de 40 estudos, a cafeína realmente contribui para reduzir a percepção de esforço do atleta no exercício e possibilita que ele permaneça mais tempo em atividade. Para aproveitar seus benefícios, é importante consumi-la da forma correta e sem exageros. Ao atleta que busca performance, é prioritário garantir boas reservas de carboidrato para mais energia e, então, usar doses moderadas de cafeína para estímulo extra. Sem o carboidrato, as reservas de energia se esgotam rapidamente e o efeito pode ser contrário. Além disso, o consumo de cafeína em excesso pode levar à taquicardia, à pressão alta e ainda contribuir para a desidratação em pessoas mais sensíveis à substância (por meio de diarreia).
Whey Protein
Um dos papéis da proteína é construir e recuperar os diversos tecidos do corpo. Portanto, seu consumo contribui com o ganho e a manutenção dos músculos que são escalados pelo exercício físico. Os suplementos proteicos são grandes aliados pela praticidade e versatilidade.
Glutamina
Aminoácido de suporte ao sistema imunológico após períodos de exercícios mais intensos e de reforço extra no reparo muscular, a glutamina também é um dos suplementos indicados para corredores.
Isotônicos
Por possuírem a mesma osmolalidade do plasma, os isotônicos repõem rapidamente os sais minerais e os carboidratos consumidos durante a prática de exercícios e são indicados para treinos acima de uma hora.
*Lembrando que, antes de consumir qualquer um desses suplementos mencionados acima, é preciso consultar médicos e/ou nutricionistas, que irão orientar sobre a dosagem, os horários e o período de uso, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Comentários