A maioria das pessoas vive uma rotina incansável de afazeres na maior parte do dia, o que representa, em grande parte dos casos, uma maior falta de cuidado com algo indispensável à saúde. Consultas on-line vêm ganhando ainda mais força após a pandemia, mas muita gente ainda tem dúvida sobre os procedimentos de saúde realizados de forma remota.
A nutricionista Monik Cabral respondeu como funciona uma consulta on-line com um profissional da nutrição e como dá sim para avaliar o paciente mesmo distante.
“O paciente reserva 1 hora do seu dia para fazermos o atendimento via chamada de vídeo. É feita a Anamnese, em que as informações colhidas serão usadas para montar o plano alimentar.
Oriento sobre as medidas antropométricas e peso (para termos comparativos da sua evolução) e no fim, estipulamos uma meta e data para o retorno. Também envio orientações para que você tire suas medidas (peso, altura, circunferência). Tudo isso é feito tanto no on-line, quanto presencialmente, então, quem se consulta remotamente não é prejudicado em nada”, explicou.
A profissional de saúde também explicou como é feito o acompanhamento dos seus pacientes.
“Usamos um aplicativo em que o paciente pode incluir fotos no seu diário alimentar, descrições das refeições, tirar dúvidas via chat e nesse mesmo app estará disponível todo o material da consulta. Já o retorno da consulta on-line, pode ser realizado em até 30 dias após a primeira consulta e serve para avaliação de resultados, verificar como está a adaptação da nova rotina e alimentação, tirar dúvidas e fazer um novo plano alimentar”, contou.
Segundo Monik, as consultas on-line estão a todo vapor e são super bem aceitas para pacientes que moram fora da cidade ou país, e até aqueles que não podem se deslocar por conta de trabalho ou qualquer outra restrição.
“Com o atendimento on-line o paciente é consultado no conforto da sua casa. O nutricionista é o único profissional capacitado para orientar, avaliar e elaborar um plano alimentar personalizado, de acordo com as necessidades e contexto de cada paciente”, explicou.
Através de uma alimentação baseada em comida de verdade Monik explicou que é possível tratar e evitar diversas condições como ansiedade, depressão, insônia, hipotireoidismo, entre outras doenças.
Por fim, a nutricionista Monik Cabral afirmou que sua “missão como nutricionista é gerar uma verdadeira transformação na vida das pessoas e ajudá-las a viverem com mais saúde, qualidade de vida, energia e disposição, sem dores, sem cansaço e assim se tornarem sua melhor versão”, finalizou.
Fonte: Monik Cabral, nutricionista formada há 9 anos pela UGF (Universidade Gama Filho) no RJ e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004. Trabalhou desde primeiro dia de formação em uma Clínica Cardíaca juntamente com o Cardiologista (acompanhamento multidisciplinar) e atendia frequentemente os pacientes com diversas doenças como, por exemplo: diabete, hipertensão, obesidade, entre outras.
Comentários