ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Frente fria: 5 Dicas de alimentação para aumentar a imunidade

Da acerola ao gengibre, saiba quais alimentos podem auxiliar o seu sistema imunológico para um final de inverno mais tranquilo

Frente fria: 5 Dicas de alimentação para aumentar a imunidade Frente fria: 5 Dicas de alimentação para aumentar a imunidade
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Mesmo próximos da primavera, ainda estamos sentindo algumas mudanças bruscas de queda de temperatura. Muito além de tirar os casacos do armário e se cobrir com várias camadas de edredom, os cuidados precisam ser acompanhados também a partir de uma boa alimentação. Pode parecer que as defesas do sistema imunológico diminuem com a temperatura fria, mas alguns alimentos têm o potencial de dar suporte ao corpo para que você possa aproveitar melhor os dias frios -- e o ano todo -- com energia e vitalidade renovada.

Lívia Queiros, nutricionista da ADM - empresa que desenvolve soluções para a indústria de alimentos, bebidas e suplementos - revela que uma boa maneira de manter o corpo saudável nesse final de inverno é uma alimentação saudável que inclua uma combinação de nutrientes antioxidantes com alimentos ricos em vitaminas e minerais. “Quando se fala em função imunológica, a Vitamina C geralmente está mais presente no consciente dos consumidores. Ela desempenha um papel importante em muitos processos do corpo, incluindo relacionados à função imunológica. A vitamina C está envolvida, por exemplo, na produção de glóbulos brancos, que fazem parte das defesas do corpo contra patógenos como bactérias e vírus", diz. Para a nutricionista, os cinco alimentos que ajudam a melhorar a imunidade são:  

 

1. Acerola

A acerola é conhecida por ser uma das mais ricas fontes naturais de Vitamina C do mundo. Além de uma alta concentração de Vitamina C, a fruta tem alto poder antioxidante. A acerola é um ingrediente versátil que pode fornecer uma maneira conveniente para os consumidores atenderem às suas necessidades diárias de vitamina C em uma variedade de formatos, incluindo pós e gomas.  

 

2. Erva mate

A erva-mate é apreciada tanto por seu conteúdo inerente de cafeína, como também por seus fitoquímicos que os consumidores associam a propriedades antioxidantes, de acordo com Diego Berlinck, gerente de Negócios Botânicos da ADM. É um ingrediente perfeito para produtos formulados para animar o dia a dia e potencialmente aumentar a produtividade nos dias mais frios.

 

3. Camu-camu

O camu-camu é uma fruta típica da região amazônica rica em vitamina C. Pode ser consumida in natura na forma de suco ou encontrada em fórmulas em pó, que tendem a ter maior concentração de vitaminas, uma vez que a água é retirada da fruta. Segundo a nutricionista Lívia, é melhor ingerir o Camu-Camu ou produtos que contenham o extrato botânico da fruta, após o almoço ou jantar, pois pode auxiliar na absorção do ferro.

 

4. Gengibre

O gengibre é um dos ingredientes mais conhecidos por seus benefícios à saúde associados pelos consumidores com atributos de bem-estar. Graças ao seu poder antioxidante, a lista de benefícios da raiz é longa. O alimento é rico em vitaminas e minerais e auxilia, na percepção dos consumidores, na digestão e alívio do desconforto gástrico. Também está associado a experiências sensoriais revigorantes devido ao seu sabor nítido e refrescante e tons quentes. O gengibre é um ingrediente de destaque na maioria das culturas do mundo e tem uma longa história de uso tradicional em alimentos, bebidas e é cada vez mais encontrado em formulações de suplementos alimentares e suporte do sistema imunológico e da saúde em geral, tendo seu potencial reconhecido pelo mundo Organização da Saúde (OMS).

 

5. Chá verde  

Assim como a erva-mate, o chá verde também é associado pelos consumidores a fitoquímicos ligados a atributos de bem-estar, tornando-se uma boa opção para quem busca um ingrediente multifuncional. Sendo uma fonte natural de cafeína, este ingrediente pode apoiar o desempenho físico e mental, e é perfeito para incluir em formulações que visam um aumento de energia à tarde.

Comentários